Informação especial |
|
Comunicado válido entre 2024-10-28 20:05:00 e 2024-11-03 23:59:00 |
Assunto: Previsão especial - fim de semana de 1 a 3 de novembro |
|
O estado do tempo em Portugal Continental no dia 1 de novembro continuará a ser condicionado por uma região depressionária com expressão em altitude, que se movimenta de forma aleatória em torno do território continental, e que tenderá a encher nos dias 2 a 3, impondo-se gradualmente uma crista anticiclónica que se estende desde a Europa Central até à Península Ibérica.
Assim, no dia 1 de novembro, prevê-se ocorrência de aguaceiros, mais frequentes durante a tarde, e que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoadas, embora exista elevada incerteza na distribuição espacial e temporal da precipitação, assim como na sua intensidade.
A partir de dia 2, tendo em conta o atual cenário dos modelos de previsão, prevê-se uma melhoria significativa do estado do tempo, existindo, no entanto, uma probabilidade entre 50 e 70% de ocorrência de aguaceiros no Algarve.
No fim de semana prolongado o vento será do quadrante leste fraco a moderado, podendo soprar por vezes forte nas terras altas das regiões Centro e Sul nos dias 2 e 3.
Em alguns locais, poder-se-ão formar neblinas ou nevoeiros matinais.
Os valores de temperatura mínima irão variar entre 5 e 10°C no interior Norte e Centro, sendo entre 10 e 15°C nas restantes regiões. Em relação aos valores de temperatura máxima, deverão estar compreendidos entre 15 e 21°C no dia 1, sexta-feira, e entre 18 e 24°C nos outros dias, com exceção da serra da Estrela, que terá valores mais baixos, entre 13 e 16°C.
Conforme referido, esta situação meteorológica tem incerteza associada, pelo que se aconselha seu o acompanhamento nos próximos dias.
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
www.ipma.pt
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
www.ipma.pt
Para mais detalhes sobre a previsão para a navegação marítima consultar:
www.ipma.pt
|
|
Data de edição: 2024-10-29 12:44:53 |
Grande aumento do acumulado previsto para o extremo sotaventino (VRSA), com >100mm, na saída ECMWF 06z comparada com a anterior 00z:
E atenção que há mais: > 200mm pelo WRF 06z
O UKMO 06z com >80mm, até ao fim do mês, também no extremo sotavento:
A recente saída 12z do ICON contraria aqueles valores, e só atinge os 100mm mesmo numa estreita faixa costeira do sotavento e até dia 3.
Finalmente o GFS moderou consideravelmente a sua previsão 06z com esta nova saída das 12z: