Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Outubro 2025

  • Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Mas o evento começaria a partir da próxima terça-feira, já não é tão "distante".
Certo, mas são mais do que dois eventos diferentes. O primeiro é a constituição de uma cut-off no flanco sul do anticiclone, a seguir haveria uma perturbação formada num vale entre os restos daquele anticiclone e um outro anticiclone sobre o Labrador.

Esta perturbação teria que evoluir como satélite de uma depressão a sul da Islândia. O horário deste satélite e da cut-off que estaria a acabar de atingir o continente teria de ser suficientemente preciso para estes dois centros se fundirem num só.

Atrás desta união a crista anticiclonica N-S reconstituir-se-ia temporariamente para logo a seguir ser novamente transposta por nova geração de um satélite da depressão resultante da união referida, a qual não seguiria pela Europa adentro mas antes voltaria para noroeste a reforçar a depressão islandesa, entretanto absorvida.

Este novo satélite teria ainda que fazer o mesmo trajecto, repetindo-se outra vez o processo que a tinha formado, resultando no fim das 240 horas uma depressão, bem grande, capaz de continuar a enviar satélites numa circulação que ao nível do continente teriam frentes de sudoeste.

Ver esta animação, controlável (abrir vídeo num novo separador ou janela, escolher écran completo), das cartas de pressão NMM e precipitação acumulada em 3h (até às 144h) e 6h (até às 240h, 1 de Novembro às 12:00utc)).

ECMWF_0-240_Prec3h-6h_MSLP_Nov01-12h

 
Última edição:
Sonho a sul do Tejo, pesadelo a norte do Tejo:

Ver anexo 26043

GFS , mesma saída, o sonho a sul não é para todos, a norte o pesadelo é para ninguém.
Ver anexo 26044

Para uma previsão que antevê evento(s) desta envergadura, é mais aconselhável o tópico das "saidas-de-modelos-incomuns-ou-de-sonho". :hehe:
 
Tirado do Meteo Trás-os-Montes


TEREMOS UM OUTONO RIGOROSO?
O QUE DIZEM AS PREVISÕES?
Os modelos meteorológicos não deixam margem para dúvidas. O modelo ECMWF (Europeu) prevê precipitação muito abundante em Portugal Continental nos próximos 13 dias, devido à chegada de várias tempestades atlânticas com ventos fortes e forte agitação marítima.

PARA TER UMA NOÇÃO:
Em Viana do Castelo, a média mensal de chuva em outubro é de cerca de 150 a 200 mm.
Contudo, as previsões atuais apontam para acumulados superiores a 560 mm, o que equivale a três meses de precipitação concentrados em menos de duas semanas.

SITUAÇÃO DOS INCÊNDIOS:
As áreas que arderam neste verão estão agora muito vulneráveis. A ausência de vegetação dificulta a absorção da água pela terra, o que aumenta o risco de:
Cheias rápidas e inundações urbanas;
Deslizamentos de terras e movimentos de vertentes em zonas de montanha.

⚠️CONCLUSÃO:
Se este cenário se confirmar, teremos um outono muito rigoroso e potencialmente perigoso, exigindo atenção redobrada e prevenção por parte das autoridades e da população.

Seguimos atentos e atualizados.
Naturalmente, as previsões a médio prazo estão sempre sujeitas a alterações.
Por enquanto, tudo dentro da normalidade para um outono típico.
Boa noite a todos.
 

Anexos

  • 1761170236952.webp
    1761170236952.webp
    127.4 KB · Visto: 22
  • Gosto
Reactions: RStorm