Ciclogénese explosiva durará 48 horas, segundo a previsão do UKMO, nestas cartas do MetOffice.
Início amanhã às 12h, 1015 hPa a SE da Terra Nova. Entretanto, uma frente fria associada à cut-off que vem dos Açores para o Continente estará prestes a entrar pela costa oeste do litoral centro e sul.
Amanhã à noite, desceu 11hPa para 1004hPa. No Continente, a frente fria estende-se do interior do litoral norte até à foz do Guadiana; centro da cut-off a oeste do Cabo de São Vicente, entrará em terra durante a madrugada.
4ª dia 29 ao meio-dia, 991 hPa a NNO dos Açores, desceu 24hPa em 24 horas (definição de ciclogénese explosiva). Centro da cut-off está em terra, já atravessou a fronteira em Portalegre.
4ª à noite, pressão central 973hPa, da depressão atlântica em ciclogénese explosiva, desceu 18hPa nas últimas doze horas (31hPa em 24h).
A cut-off já chegou ao Mediterrâneo, deixa para trás uma corrente fraca de O-NO, a virar para SO.
5ª dia 30 ao meio-dia, 966hPa, ciclogénese completa (descida total da pressão foi 49hPa em 48 horas, 25hPa nas últimas 24 horas). O centro irá mover-se para norte e a depressão vai começar a gerar núcleos secundários nos seus quadrantes NO, O e SO, assim como assimilar núcleos que vêm de mais longe a oeste dos Açores e formar um largo vale cavado para sul que afectará o continente e também a RAM.