Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Setembro 2022

  • Thread starter Thread starter Spider
  • Data de início Data de início
Oscilação atlântica parece continuar pela negatividade:

4dLFiAy.png
 
:D

8FmVZ8G.gif


BspxiJ2.gif
 

IPMA:

Acompanhamento da depressão #Danielle.


Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2022-09-07 18:20 e 2022-09-08 18:20

Acompanhamento da depressão #Danielle.

O furacão #Danielle deverá passar a ser classificada como tempestade extra-tropical a partir de amanhã dia 8 de setembro, uma vez que vai perder pouco a pouco as suas caraterísticas tropicais, tornando-se uma depressão mais típica das latitudes médias nesta época do ano.

A trajetória prevista pelos modelos numéricos, ainda com grande incerteza, sugere que a depressão remanescente de #Danielle irá aproximar-se à Península Ibérica no início da próxima semana. A ondulação frontal associada a essa depressão, alimentada por uma massa de ar quente e muito húmida, deverá trazer precipitação moderada e persistente em todo o território do continente e vento moderado a forte (até 50km/h) na faixa costeira e nas terras altas a partir de domingo, 11 de setembro.

O furacão Danielle encontra-se a afetar a parte noroeste da zona marítima de responsabilidade nacional, e está a produzir uma grande área de mar tempestuoso.

O impacto na agitação marítima na costa ocidental do continente comecerá a ser sentido a partir da tarde de sexta-feira, dia 9 de setembro, com ondas noroeste de altura significatíva entre 1,5 e 2 metros e período de 16 segundos e será mais intenso a partir de segunda-feira, dia 12 de setembro, com ondas do quadrante oeste com altura significativa prevista entre 3,5 e 4 metros.

Este comunicado será atualizado no dia 8 de setembro, pelas 18 horas.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/ http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa Qua, 07 Set 2022 18:20:00

 
Actualização do comunicado do IPMA:

Informação especial
Comunicado válido entre 2022-09-08 16:42:00 e 2022-09-09 19:00:00
Assunto: Ciclone extratropical Danielle - Comunicado Nº 2
O ex-furacão Danielle completou hoje a sua transição para ciclone extratropical, tornando-se uma depressão mais típica das latitudes médias nesta época do ano. A trajetória prevista pelos modelos numéricos sugere que o ciclone extratropical Danielle irá aproximar-se à Península Ibérica no próximo fim de semana, provocando uma alteração significativa do estado do tempo em Portugal continental.

Assim, no dia 11 prevê-se a aproximação de uma superfície frontal, associada ao ciclone extratropical Danielle e ao transporte de uma massa de ar quente e muito húmido, que deverá trazer precipitação persistente, por vezes intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoada, a partir da tarde no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o interior e região Sul durante a noite de 11 para 12 de setembro. Nos dias seguintes prevê-se a continuação de ocorrência de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até dia 13.

O vento rodará para o quadrante sul ao longo do dia 11 de setembro, soprando por vezes forte no dia 12, até 40 km/h, no litoral Norte e Centro e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 70 km/h.

A agitação marítima também sofrerá um aumento, com ondas de oeste/noroeste entre os 2,5 e 3,5 metros de altura significativa e período entre os 14 e 18 segundos nos dias 12 e 13 de setembro na costa ocidental.

Tendo em conta a elevada incerteza da previsão não só nas quantidades de precipitação acumulada como na sua localização, o IPMA irá continuar acompanhar a situação e este comunicado será atualizado no dia 9 de setembro, pelas 18 horas.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:


Data de edição: 2022-09-08 16:47:11

 
O NAO negativo é bem vísivel, o AA está bem estrangulado pela ex-Danielle e o Earl:

u9JWuoS.png


A Danielle consegue agarrar o núcleo frio em altitude na sua dancinha até chegar cá, é bem visivel o contraste de temperatura entre esta ex-tempestade e o quente Earl (à esquerda) a 500 hPa:

H7cdFub.png


A água precipitável que ambas trazem não é brincadeira nenhuma, digno de tropical mesmo, ainda para mais com a ex-Danielle em rotação lenta e a estacionar à nossa porta.

catMjgi.png


Muita água que vai cair na madrugada do dia 12 com a frente fria, avisos laranja são quase certos. Até lá deve continuar abafado como está hoje.
 
Este é o horário de aproximação da depressão e frentes associadas, até 2ªfeira ao meio dia.
Mas assim que se instale a corrente de sul pré-frontal, já pode haver água a correr e uma humidade notável, talvez a partir de Sábado à noite.

Sábado é a vez de os Açores serem a região mais afectada, no pós-frontal de Oeste rodando para Noroeste.
T8ocD5K.gif


O65sx8s.gif


rmXXOrw.gif


Domingo começa o pré-frontal no continente a partir da tarde:
k1IROzz.gif


Domingo 11, à noite, começa o now-casting da frente fria; o centro da depressão está a meio caminho entre os Açores e o Continente, à latitude da Região Oeste (e não da Galicia! ):
oEWgFLc.gif


Segunda-feira ao meio dia temos a depressão na posição mais propícia para uma forte e instável corrente de Sul, que continuará pela 3ªfeira.
Now-casting local empolgante garantido...

qqaRSEP.gif
 
Uma nova actualização, da saída das 12h.

Domingo, meio-dia, ligeira descida da pressão central nesta previsão; a frente fria ondula e não vai manter a sua identidade:
FNcCH5x.gif


Domingo à meia-noite, sem grande alteração:
70eAw7X.gif


2ªfeira ao meio-dia, centro ligeiramente mais a norte (~50 Km); frente fria adiantou-se e converte-se em linha de instabilidade:
MSBhAy8.gif
 
Carta a cores 2ª feira às 12h:

Faro2.webp
 
As previsões para a próxima semana estão interessantes, sobretudo tendo em conta que estamos apenas em setembro! Os "restos" da Danielle parece que vão trazer bastante instabilidade e precipitação um pouco por todo o país, e existe a possibilidade de várias zonas acabarem por ultrapassar a normal climatológica do mês de setembro. :viva:

A aproximação da depressão a Portugal Continental será bastante lenta, o que fará com que o fim-de-semana seja bastante quente. Amanhã à tarde, a frente já deverá andar a uns 200 km a oeste de Portugal Continental: :unsure:
EjPJxEuh.png


No domingo a frente estará praticamente estagnada a poucos quilómetros ao largo da costa oeste. Isto deve-se ao facto de, neste momento, existir uma crista anticiclónica em cima da Península Ibérica. Por essa razão, domingo será um dia algo estranho, em que poderá existir muita nebulosidade associada à frente nas regiões costeiras, algum barro berbere e claramente um tempo bem abafado, com temperaturas superiores a 30ºC em muitos locais: :calor:
M0aVuNZh.png

iyekJ07h.png

K4yOXqch.png


A frente só deverá entrar em terra na madrugada de domingo para segunda, e durante algumas horas não deverá deslocar-se muito para o interior. De facto, durante a primeira metade da próxima segunda-feira, praticamente só deverá chover nas regiões mais a oeste, e a própria frente em si deverá entrar em dissipação ao tentar entrar nas regiões do interior:
6rj0X4Zh.png


No entanto, o pós-frontal desta depressão será bastante ativo, segundo os vários modelos. De facto, grande parte dos acumulados deverão ser do pós-frontal e não da frente propriamente dita, pelo que vejo: :rain:
HMX4okXh.png


A ex-Danielle depois deverá isolar-se numa bolsa de ar frio, o que trará mais instabilidade durante a semana:
AC6eVpnh.png


Os acumulados previstos pelo modelo europeu são um bocado acima do que eu acho que realmente vai cair, mas só vendo... :pray:
74MDhuBh.png