Previsões segundo os modelos (até 2 semanas) - Setembro 2023

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Para complementar a previsão, o GFS tem uma distribuição mais regular pelo território, mas mais uma vez mete o alto vale do Sado na penúria; o ARPEGE apresenta uma previsão semelhante mas o ICON_EU é o mais pessimista em geral.

ZYGMwQM.png


InzLI0l.png


CoM8tt1.png
 


Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
727
Local
Montijo
Para complementar a previsão, o GFS tem uma distribuição mais regular pelo território, mas mais uma vez mete o alto vale do Sado na penúria; o ARPEGE apresenta uma previsão semelhante mas o ICON_EU é o mais pessimista em geral.

ZYGMwQM.png


InzLI0l.png


CoM8tt1.png
O vale do Sado qualquer dia é o novo alentejo.. A minha pergunta é, porque? Porque é que chove tanto a meros kms de distância (Lisboa cidade) e pouco chega ao vale do Sado como Setúbal, montijo, etc? Será apenas coincidência ou algum motivo em especial? A Arrábida a barrar tudo? Expliquem me pfv.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O vale do Sado qualquer dia é o novo alentejo.. A minha pergunta é, porque? Porque é que chove tanto a meros kms de distância (Lisboa cidade) e pouco chega ao vale do Sado como Setúbal, montijo, etc? Será apenas coincidência ou algum motivo em especial? A Arrábida a barrar tudo? Expliquem me pfv.
Na minha opinião, é uma zona relativamente plana, interior e separada da costa por serras de altitude suficiente para reter uma parte da humidade oceânica trazida pelas frentes e outras perturbações, retraída da costa ocidental relativamente ao litoral proeminente da península de Setúbal e da Região Oeste incluindo AML, onde duas serras pelo menos interceptam a habitual corrente de noroeste (Sintra e Arrábida). E ainda, pelo lado sul, Monchique e as outras serras algarvias ficam com certa parte dos fluxos húmidos do quadrante Sul.

No entanto, o vale do Sado é Alentejo, com precipitações médias anuais que não diferem de outras zonas alentejanas.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
540
Local
Évora
Na minha opinião, é uma zona relativamente plana, interior e separada da costa por serras de altitude suficiente para reter uma parte da humidade oceânica trazida pelas frentes e outras perturbações, retraída da costa ocidental relativamente ao litoral proeminente da península de Setúbal e da Região Oeste incluindo AML, onde duas serras pelo menos interceptam a habitual corrente de noroeste (Sintra e Arrábida). E ainda, pelo lado sul, Monchique e as outras serras algarvias ficam com certa parte dos fluxos húmidos do quadrante Sul.

No entanto, o vale do Sado é Alentejo, com precipitações médias anuais que não diferem de outras zonas alentejanas.
A zona do Alto Sado onde se inclui no Baixo Alentejo foi sempre uma região com menos precipitação, ainda assim a média de Alvalade do Sado era de 600 mm anuais, e nestes últimos 2 anos caíram pouco mais do que 300 mm, ou seja metade da média.
Lembro-me que o que deixava aqui chuva eram aquelas grandes surperfícies que atravessavam o País de Norte para Sul e todas as regiões, umas mais outras menos, apanhavam com a chuva e eram dias inteiros e noites seguidos de chuva.

Nestes últimos anos tem sido mais o regime de trovoadas e aguaceiros e aqui passa tudo ao lado.

Este mês de Setembro em Alvalade já caíram mais de 20 mm, mas a poucos quilómetros a Sul existe uma grande zona que não caíu nada, tudo seco e o Rio Sado esse mais logo não sabe o que é água.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece que vai fugir mais cedo ainda:



Para dar lugar a uma corrente de noroeste típica de um anticiclone descaído em latitude, deslocado para sul dos Açores e forçado a dar passagem ao que restar da Tempestade Tropical 'Margot', reconstituindo-se depois talvez numa posição a noroeste dos Açores. Mas haverá ainda que contar com a trajectória que a evolução da Depressão Tropical 'Quinze', possível TT ou mesmo furacão 'Nigel' vai tomar.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A frente que vai atravessar o continente a partir da madrugada de 5ªfeira dia 21.
Os restos da depressão tropical Margot são apanhados na ponta desta frente mas levados para dissipação total a sul dos Açores.
Também visível a entrada do furacão Nigel na corrente de WSW e transição para ex-tropical.
A ex-Nigel vai integrar a depressão complexa que sucederá à que já afecta as Ilhas Britânicas, ela própria que se aprofundou pela absorção da depressão que resultou da dissipação do furacão Lee.

De hoje até 6ªfeira:



Sábado:
BZyRB3T.gif
 
Última edição:

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,657
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
A frente que vai atravessar o continente a partir da madrugada de 5ªfeira dia 21.
Os restos da depressão tropical Margot são apanhados na ponta desta frente mas levados para dissipação total a sul dos Açores.
Também visível a entrada do furacão Nigel na corrente de WSW e transição para ex-tropical.
A ex-Nigel vai integrar a depressão complexa que sucederá à que já afecta as Ilhas Britânicas, ela própria que se aprofundou pela absorção da depressão que resultou da dissipação do furacão Lee.

De hoje até 6ªfeira:
Ver anexo 7256


Sábado:
BZyRB3T.gif
Provavelmente o último evento de chuva este mês.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Provavelmente o último evento de chuva este mês.
Talvez, mas ainda há a possibilidade de a depressão complexa na qual se inclui a ex-NIgel lançar um frente que pode conseguir passar a crista anticiclónica, a partir de Domingo à noite, como se vê nesta previsão do ECMWF das 12z de hoje:
q30aQKQ.png


E novamente outra hipótese semelhante, três dias depois, de uma frente cuja extremidade também poderá chegar cá. No entanto, para ambas as frentes o ECMWF está a prever a dissipação mesmo antes de molharem sequer o noroeste do continente.
qPfpf9P.png


A segunda frente parece-me com mais probabilidade de produzir algo, talvez até uma cut-off, o anticiclone nessa altura estará enfraquecido.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Passagem da frente fria, entre a próxima madrugada e tarde de amanhã, e restabelecimento da dorsal (crista de altas pressões orientada SW-NE passando pelo noroeste da península):



Acumulados nas últimas 6h, imagens de 3h em 3h, primeira imagem às 6:00utc de hoje e última às 12:00utc de Sábado 23.



Legenda das cores:
NwEfuTk.png


Acumulados totais previstos na saída 06z de hoje, até Sábado 23 às 12:00utc.
NIifzH8.png


Regiões menos favorecidas: Beira Baixa interior, Baixo Alentejo e Algarve (especialmente Sotavento).
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,495
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Acumulados previstos pelo UKMO 06z.
A frente é relativamente estreita, mas esperam-se acumulados horários que no Litoral Norte podem superar os 10mm, perto disso no Centro.

Ver em écran completo e usar o cursor para localizar as horas de maior intensidade.




Total da frente e pós-frontal (até Sábado 23 às 00.00utc)
d6o1KLA.png


Esta frente é ideal para aferir a precisão dos modelos a curto prazo na previsão dos acumulados de precipitação.

VALMxSx.png


pJC64eq.png


vqbBS9z.png


GKBiBZ2.png
 
Última edição: