algarvio1980
Furacão
Final de Setembro e início de Outubro com outra entrada de leste e com probabilidade da ISO 20°C fazer uma visita.
Do estável noroeste passamos para uma turbulenta alternância. Oito ou oitenta...Final de Setembro e início de Outubro com outra entrada de leste e com probabilidade da ISO 20°C fazer uma visita.
incrível a quantidade de água a Norte, quando se compara com o sul. Espero que venha alguma coisa pra região Oeste, embora os dois modelos apontem valores significativamente distintos.Até ao fim do mês, um padrão típico de ONO, >100 mm nas serras do Noroeste e quase nada no Sotavento.
Ver anexo 14499Ver anexo 14500
Primeira semana de Outubro praticamente seca excepto no Litoral Norte, os acumulados até ao fim de Setembro assim se mantêm para o Sul (GFS 12z, vale o que vale)
Ver anexo 14501
Eu não sei não, mas outros modelos preveem mais precipitação em geral que o GFS. O ECMWF, por exemplo, prevê 20 mm para Lisboa até ao final do mês, o que não é nada irrelevante para um mês como setembro:Com as sucessivas runs dos vários modelos creio que fica cada vez mais vincado que incluindo o distrito de Lisboa e em direcção mais para sul do país inteiro a precipitação que cairá nos próximos 15 dias será mesmo residual.
A única dúvida que mantenho é em que ponto o distrito de Leiria terá ou não uma chuva mais significativa, sendo que o distrito de Coimbra já será certamente premiado com um maior nível de precipitação, mas acredito que abaixo de Caldas da Rainha pouca precipitação devemos ter tendo em conta a consistência de dados Run após Run.
Eu não sei não, mas outros modelos preveem mais precipitação em geral que o GFS. O ECMWF, por exemplo, prevê 20 mm para Lisboa até ao final do mês, o que não é nada irrelevante para um mês como setembro:
Claro está, nada comparado com aquilo que deverá chover no noroeste do país, mas acho que estás a ver apenas o GFS e a extrapolar um cenário bastante exagerado - até porque neste momento o GFS é o modelo que menos precipitação prevê. Eu por mim esperava um pouco, até porque ainda faltam uns dias.
Com o AA ainda a sul e frentes a passarem a noroeste é óbvio, que o sul pouco ou nada sai beneficiado, especialmente o Baixo Alentejo e Algarve .Com as sucessivas runs dos vários modelos creio que fica cada vez mais vincado que incluindo o distrito de Lisboa e em direcção mais para sul do país inteiro a precipitação que cairá nos próximos 15 dias será mesmo residual.
A única dúvida que mantenho é em que ponto o distrito de Leiria terá ou não uma chuva mais significativa, sendo que o distrito de Coimbra já será certamente premiado com um maior nível de precipitação, mas acredito que abaixo de Caldas da Rainha pouca precipitação devemos ter tendo em conta a consistência de dados Run após Run.
Nesta altura, a precipitação no sul é mais significativa quando existe cut-off. No Sábado de manhã, algumas zonas no Algarve como Loulé ou Luz de Tavira em que os acumulados até ficaram com precipitação acima da média para Setembro, basta ocorrer um aguaceiro mais intenso para a média ser feita.Com o AA ainda a sul e frentes a passarem a noroeste é óbvio, que o sul pouco ou nada sai beneficiado, especialmente o Baixo Alentejo e Algarve .
Quase todos os modelos convergem nos acumulados para os próximos três dias (24, 25 e 26) indicados na informação do IPMA.Até às 0 horas de dia 27, o ECMWF 12 z está assim nos acumulados previstos.
Se vai ser exatamente como mostra, no fim fazem-se as contas.
Seja como for, são acumulados já bem generosos em certas zonas, tendo em conta que estamos em Setembro .
Ainda há o perigo dos deslizamentos de terras/cinzas nas áreas afetadas pelos incêndios.