StormRic
Furacão
O ECM até mostra alguma precipitação no Algarve, mas o grosso iria todinho para a Andaluzia, com acumulados superiores a 100 mm nas províncias de Sevilha, Cádiz e Málaga.![]()
Previsão 18z do ECM, aumulado total:
O ECM até mostra alguma precipitação no Algarve, mas o grosso iria todinho para a Andaluzia, com acumulados superiores a 100 mm nas províncias de Sevilha, Cádiz e Málaga.![]()
Vai ser precipitação convectiva, por isso pode haver surpresas..
Enquanto ao largo da costa sim, à aproximação e entrada há diferenças, ligeiras mas que ao nível local têm efeitos diferenciadores significativos, consequência de se tratar de uma circulação fechada e a direcção do vento depender muito da posição exacta do centro ao nível de uma centena de quilómetros.com pequenas oscilações os modelos concordam bastante
Gabrielle... lado direito, lado esquerdo... ó pra ela tão animada por vir ter comigo! Vem-me mesmo bater à porta! Lá vou ter de ir pôr os vasos para baixo, mesmo de muletas.Para todos os efeitos, o NHC mantém a pós-tropical Gabrielle com sistema de ventos de intensidade de tempestade tropical, nos ventos máximos sustentados:
Ver anexo 25586
O lado direito da trajetória NS (lado Oeste) é aquele em que se espera em geral os ventos mais fortes. AML está nesse setor.
Basta um ligeiro desvio de menos de uma centena de quilómetros para que as condições mudem significativamente no Centro e Sul do território.
Nada ainda com elevada probabilidade.
Ainda é cedo para tirar os vasos, mas não para outras prevenções. Esta trajectória é bastante instável.Gabrielle... lado direito, lado esquerdo... ó pra ela tão animada por vir ter comigo! Vem-me mesmo bater à porta! Lá vou ter de ir pôr os vasos para baixo, mesmo de muletas.
Agora está uma calma podre! Nem as folhas das árvores mexem.
(Pensava que estava no tópico litoral centro. Desculpem)
O modelo da AEMET já mostrava isso ontem, tanto que em termos de precipitação pouco ou nada vai chover no Algarve, tirando as serras, não passa duma situação de NW e nada mais.As próximas horas segundo o ECMWF 12 z.
Atenção às zonas a N, E e NE do centro da depressão, onde devem entrar as massas de nuvens visíveis no satélite
Ver anexo 25651
![]()