Previsões segundo os Modelos - Dezembro 2005

• Thread starter Thread starter Fil
  • Data de início Data de início
Bem como já vinha indicando os modelos estão excelentes, se fossemos somente pela sua previsão, ecomo os das h estão excelentes para a época natalícia. :D :cold: :p

A Partir da Lua cheia a 15 o anticiclone dos açores irá ligeiramente para W deixando espaço para que as depressões mergulhem, já que a Leste irá ficar mais forte um anticiclone (era bom que ficasse nos 1035 mas a ver vamos). A partir do dia 19 essa situação irá acentuar-se com a descida de ar frio polar que serão ajudados pela trajectória de ambos sistemas de altas pressões e a chuva irá aparaecer de novo e, se tudo correr bem poderemos ter um Natal Branco acima dos 500m. :cold: :surprise:
A chuva irá abundar a partir do dia 26 até ao final do ano!

Bem haja
precipitação na média e a temperatura neste periodo abaixo da média! :) ;)

Realmente olhando para os modelos parece que estes 1045hPa que se prevêm sobre as Ilhas Britânicas vão ser sol de pouca dura. Para o fim desta semana o anticiclone vai começar a debilitar-se e a retirar-se para oeste abrindo passagem às depressões de origem polar. Só falta ver o que nos reserva a Lua cheia na próxima quinta-feira.. certo Seringador? ;) ;)

Última edição:
Seringador:
A Partir da Lua cheia a 15 o anticiclone dos açores irá ligeiramente para W deixando espaço para que as depressões mergulhem, já que a Leste irá ficar mais forte um anticiclone (era bom que ficasse nos 1035 mas a ver vamos). A partir do dia 19 essa situação irá acentuar-se com a descida de ar frio polar que serão ajudados pela trajectória de ambos sistemas de altas pressões e a chuva irá aparaecer de novo e, se tudo correr bem poderemos ter um Natal Branco acima dos 500m.

Esses previsões baseiam-se em que modelos?
Em parte estou de acordo porque de facto a partir do dia 19 irá dar-se uma entrada de norte com ar frio e alguma precipitação, mas segundo os modelos a partir de dia23 ou 24 o anticiclone dos Açores reforça-se e parece que voltamos a uma situação de bloqueio.
eu apenas me baseio nos modelos,apenas pretendo dar um contributo para a discussão, porque de meteorologia só tenho algumas noções basicas.
cumprimentos

As minhas previsões não se baseiam em modelos GFS, mas em situações de observação directa de diversos fenómenos, a ver vamos, mas estou confiante para um Natal Branco acima dos 500/600m...

Seringador:
As minhas previsões não se baseiam em modelos GFS, mas em situações de observação directa de diversos fenómenos, a ver vamos, mas estou confiante para um Natal Branco acima dos 500/600m...
Hoje 13:33

Já agora gostaria que me dissesses quais são esses fenomenos para fazer as tuas previsões, pois gostaria de aprender, para puder um dia fazer também as minhas previsões
obrigado

Estive a ver as previsões GFS e a situação mundou no natal prevendo-se chuva mas não neve visto que a depressão está colocada muito a sul.
Gostaria de saber a vossa opinião visto ter havido uma alteração das previsões.

Abraço

as novas actualizações do Gfs parecem muito boas já que a partir de 23 de dezembro entrará uma massa de ar frio associado a uma depressão com dois nucleos que vai trazer precipitação, frio e provavelmente neve a cotas baixas :)
Mas as previsões a tão longo prazo têm pouca fiabilidade e no final se calhar não dá em nada, no entanto como è natal pode ser que o Pai Natal nos reserve uma surpresa :D
O que eu vos quero dizer é que as actualizações do GFS estão sempre a mudar,por isso nas proximas actualizações irão retirar esta situação para depois voltar a coloca-la, porque como ainda faltam muitos dias há ainda muita indecisão

fiquem bem

para esta 5º feira está prevista uma minima de 4ºC para Lisboa , talvez a mais baixa deste Outono que irá conciliar com a lua cheia. será que existe alguma coincidência.abraço

Pedro Canelas ainda bem que assim do dizes, já estava a ficar estou à espera de ver nevar à alguns anos.Obrigado espero que o pai natal nos dê essa prenda
abraço

Olha Pedro eu sou um pessimista realista porque já por varias vezes as previsoes falharam e também agora pode acontecer no entanto observando os modelos parece que as previsões são boas pelo menos para o natal
No entanto certezas só 3 ou 4dias antes, até lá vamos ver se as tendencias se mantêm. Quanto a ver nevar já é mais dificil, mas depende do sitio onde tiveres ;) aconselho-te a ir vendo o GFS dia a dia
Abraço

vou passar o natal perto da serra da estrela ,mais propriamente a 6 KM do Piodão, não sei se conheces, a aldeia chama-se Abitureira e está a uma cota entre os 600 e 700 metros e situada numa vertente onde o ponto mais alto tem1244m (monre do colcorinho). :)

João, já agora , gostaria de saber onde costumas analisar o GFS visto que o unico site que enconteo é no Wetterzentrale que fornece previsões com bastante antecedência.

obrigado

O que interessa acima de tudo é que os modelos, mais do que posicionar o A mais a oeste ou a leste dêm uma tendência a um enfraquecimento progressivo... e isso penso que está a acontecer. Vamos ver lá para o fim da semana, depois desta semana anticiclónica, o que começam a pintar os modelos...

Última edição: