Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006



LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Eu gostava de perceber onde os rapazitos do INM almoçam e jantam, é que a pinga deve ser cá uma pomada carago :lmao: :lmao: :lmao: :lmao:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Alguem me pode explicar a diferença desta situação e a de 29 de Janeiro?

Eu só vejo -2 a 850hpa, mais nada. Como é que eles apresentam aquelas temperaturas manhosas? :eek:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Aquelas temperaturas não são as temperaturas definitivas ate lá eles vão alterar aquilo mais umas 3 vezes tem muitas vezes que o ke metem na vespera não se pode acreditar quanto mais com 3 dias antes. :)
 

Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Assim parece que a coisa funciona, ou seja quando a informação flui na realidade


16 de febrero de 2006, 20h30



Protección Civil alerta a Galicia ante la posibilidad de rachas muy fuertes de viento
MADRID, 16 (EUROPA PRESS)

La Dirección General de Protección Civil y Emergencias alertó hoy a Galicia y a las comunidades autónomas de Asturias, Cantabria y Madrid ante la posibilidad de que durante la tarde/noche de hoy se produzcan rachas de vientos fuertes o muy fuertes.

Según la previsión del Instituto Nacional de Meteorología (INM), en el litoral de las provincias de A Coruña y Lugo se registrarán rachas muy fuertes, ya que los vientos alcanzarán los 90 a 110 kilómetros por hora.

Asimismo, las rachas también serán muy fuertes en Asturias y el tercio norte de Cantabria, donde alcanzarán entre 90 y 100 kilómetros. En la ciudad de Madrid se esperan igualmente rachas fuertes de viento que pueden alcanzar los 60 kilómetros por hora.
 
Última edição:

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Começo a acreditar que pode vir aí um fim de semana - início de próxima semana ainda melhor do que se prevê. Para dar um exemplo, o snow-forecast atreve-se com temperatura de 1ºC para 3ª de manhã em Braga, com períodos de chuva fraca :)
 
Última edição:

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
29 de Janeiro = a 18/19 de Fevereiro, é dificil que as cotas sejam tão baixas, mas uma coisa é certa a neve vem em força para as regiões altas. agr só falta saber ao certo onde se situa a cota minima. :cold:
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,824
Local
Menorca
Previsiones de nieve hasta finales del sábado

http://www.snow-forecast.com/maps/ib_dynamical.shtml

Previsiones desde el domingo al martes

pakete3yr.jpg


Estas previsiones a veces fallan pero nos dan una idea aproximada basada en el modelo GFS.

Lo que está claro es que en la suma de todos los días analizados se pueden superar más de dos metros de nieve nueva en algunas zonas de la Cordillera Cantábrica Occidental. Y todo eso hay que sumarlo a la nieve que ya hay sobre el terreno. Espectacular!!
 

Zoelae

Nimbostratus
Registo
11 Nov 2005
Mensagens
725
Local
Vinhais (775m),Bragança/Porto
Dan disse:
Isto de prever cotas de neve é complicado :D
Quando não há ar frio em altitude até com -8ºC pode chover.
No dia 18 Fevereiro de 2003, esteve a chover várias horas com -3ºC / -2ºC e só começou a nevar à tarde quando entrou o ar frio em altitude.
Acho que para esse dia o IM previa 10ºC de máxima para Bragança e acabou por ficar em -1,5ºC.

Lembro-me tão bem desse dia, foi dos dias mais frios por que passei, nunca tinha assistido a coisa igual, choveu bastante tempo, embora fosse fraca, e formou-se uma espessa camada de gelo em tudo o que era sítio, um dia muito perigoso para sair de casa.

Já agora, lembraste o que é que esteve associado a essa situação? :cold:
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Zoelae disse:
Lembro-me tão bem desse dia, foi dos dias mais frios por que passei, nunca tinha assistido a coisa igual, choveu bastante tempo, embora fosse fraca, e formou-se uma espessa camada de gelo em tudo o que era sítio, um dia muito perigoso para sair de casa.

Já agora, lembraste o que é que esteve associado a essa situação? :cold:

Curioso, eu não me lembro absolutamente nada desse dia :D
Também nessa altura eu não ligava nenhuma ao tempo que fazia :rolleyes:

Bem, parece que o GFS por alguma razão voltou a não actualizar, desta vez a falhou a saida das 00h :confused:

EDIT: parece que foi o wetterzentrale.de que falhou e não o GFS :hehe:
 
Última edição:

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Descupem o offtopic, não sei se o dj_alex queria colocar aqui o post dele, uma vez que na secção Geral, é que temos um tópico a falar do IM, mas é a minha resposta para o seu comentário.

@alex, mas tu tens muita razão no que defendes. Agora repara, o que tu referes nós não conhecemos (pelo menos falo pela minha pessoa e pela maioria dos que por aqui andam), como tu mesmo dizes há muita informação que não passa cá para fora, e sobre isso só podemos especular. Porque é que se mantém essa cortina pseudo secreta-sigilosa? Esta atitude nos tempos que correm não é a mais correcta, senão repara em tantos outros locais de meteorologia que colocam muita informação cá para fora, eu também sei que não abrem mão de todos os dados que detém no momento, mas a atitude é completamente diferente, mais aberta eu diria. Já viste que quanto mais importante é uma situação, assim radar deixa de funcionar no site e até as EMA's deixam de dar informação? Isso resulta em críticas por parte de quem é utilizador do site do IM. Será coincidência? Épa são vezes a mais, acho que nisto até tu concordas ;) .

Eu também sei que o IM, para além de ser o organismo estatal responsável a nível nacional pelas actividades nos domínios da Meteorologia, também o é da Sismologia e da Qualidade do Ar. Mas aqui neste fórum referimo-nos mais directamente à meteorologia, também se fala de Sismologia e até porventura da Qualidade do Ar, mas a dita da Meteorologia é a que mais nos apaixona a todos, a ti que és profissional na área e a mim que sou um perfeito amador como tantos outros, agora é realmente um gosto em comum por todos nós.
Mas ainda assim continuo com a minha opinião de que o que transparece cá para fora não é a melhor imagem, porque é que falham tanto nas suas previsões? Eu como tantos outros da-mos mais credibilidade ao que vem de outros locais, por exemplo do vizinho INM, e não é só pelo velho ditado " A galinha da minha vizinha é melhor que a minha ", é pelas previsões e sua confirmação, estão quase sempre mais próximos da realidade. Qual será o motivo da grande cautela que sempre apresenta o nosso IM? Medo a falhar? Acabam por denegrir a sua imagem ainda mais com as previsões que fazem. Eu não sei se é a opinião generalizada no resto do país, mas por exemplo nas regiões fronteiriças, toda a minha gentinha dá ouvidos ás previsões espanholas e faz orelhas surdas ás do nosso IM, simplesmente porque "acertam mais", como diz o povo.

Quanto aos updates na página de só ser feito um por dia, olha que discordo, normalmente fazem mais, ás vezes até mais de um, por isso se reparares no horário verás que uns estão ás 6 da manhã outros ás 17h, etc. :cool:

A questão das auto-estradas, pois, se tu o dizes eu acredito, és uma pessoa que pelas tuas opiniões expressas aqui no fórum me inspiras confiança ;) , e olha que mais tempo que a A1, esteve fechada a A6 e com gentinha nos seus pópos que ainda lá ficou algum tempo à espera que alguém os tirasse dali! :disgust:, claro que tem menos movimento que a A1, mas é porta de ligação com o resto da Europa. A situação da A23 foi impecável, realmente quando vi a entrevista com o responsável, fiquei muito satisfeito por haver gente inteligente e precavida, só que a A23 é da responsabilidade da Scutvias e não da Brisa :rolleyes:
 
Última edição:

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Bem parece que temos uma -35 e uma -5 sobre nós no meio da proxima semana :D

Só falta a precipitação, para um belo nevão a todas as cotas e até negativas :lmao:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
E esta saida foi quente :cold:

eu continuo a insistir que irão existir muitas supresas, pois cada vez mais recebemos mais frio a 500 e a 850, isto só vai melhorar.

Será a neve à cota 0? Cada vez mais vejo isso como certo pro Norte