Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 1 Fev 2006 às 11:58.

  1. Antonio

    Antonio
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    21 Out 2005
    Mensagens:
    156
    Local:
    Lisboa
    Pois o problema tem sido que a Alta pressão na Gronelândia tem sido muito fugaz e a ligação à Escandinávia nunca ocorreu este Iverno. Aliás se houvesse ligação da Alta pressão da Gronelândia com a Islândia já seria suficiente para termos chuva por aqui...
     
  2. BRUNO MATIAS

    BRUNO MATIAS
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    16 Out 2005
    Mensagens:
    50
    Local:
    Monte de Caparica
    Este Inverno esta a ser seco em algumas regioes do pais.A zona que tem beneficiado mais, talvez seja o algarve.Ontem aqui em Almada choveu durante umas horas... e chegou a chover mesmo torrencialmente durante uns 5 minutos.Vamos ver para quando mais chuvinha! :sad:
     
  3. Seringador

    Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2005
    Mensagens:
    2,984
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Boas todos!

    Mudanças aproximam-se vejam como está a Lua! ;) :D
    Que bela ela está para o e :rain: :cold: :rolleyes: .
    isto mais a partir da 2ª metade de Fev. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #18 Seringador, 4 Fev 2006 às 09:00
    Última edição: 4 Fev 2006 às 09:02
  4. LUPER

    LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Nov 2005
    Mensagens:
    1,945
    Local:
    Aveiro
    Pessoalmente parace que os modelos estão novamente desorientados, não consegue ter um padrão de desenvolvimento, pessoalmente não confio a mais de 4 dias nesta altura.

    Seringador, achas que segundo a Lua podemos ter festa para a 2º quinzena? É que pessoalmente penso dos dados que tenho recolhido que podemos ter um novo episódio como o do fds passado, durante este mês de Fevereiro.

    Já agora só um aparter, alguem aqui segue o Topic do Meteored sobre a corrente do golfo? Se sim, diga-me que o entenderam sobre a ultima exposição do forero Ganimedes, pessoalmente, penso que se passa alguma coisa muito importante. Gostava de saber as vossas opniões :surprise:
     
  5. Seringador

    Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2005
    Mensagens:
    2,984
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Bem é uma exposição interessante e se de facto as correntes salinicas estão a ficar confinadas e, fazendo com que as mais doces sejam mais frias, por isso existe um enorme gradiente térmico em tão pequena escala!
    http://foro.meteored.com/index.php/topic,37909.1650.html
    poderá ser uma situação ciclica ou ocasional, mas não é nada bom, contudo tenho notado que estes 2/3 últimos anos que existe uma anomalia positiva nessa área observada.
    a teoria de enfraquecimento da corrente do golfo é baseada num aumento da água doce com o degelo do gelo no ártico mas, se isto se se verificar já um mau sinal, uma mudança no comnportamento da corrente logo no início :surprise: :(
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Obrigado pela explicação Seringador

    Daquilo que eu percebi é que esse aumento de pressão na gronelandia obriga a que o jetstream tenha um trajecto mais a sul . logo seremos mais afectados pelas superficies frontais e depressões que serão obrigadas a circular mais a sul, penso que genéricacamente é isto, não é?

    Já agora como é que andamos de modelos?
    Parece-me que á novidades em relação á corrente do golfo?
     
  7. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    Vamos ver o que nos reserva a época de furacões de 2006 se se revelar tão rica em número e potência como foi a de 2005 acho que podemos afirmar que estamos perante uma mudança de facto. O primeiro indicador de estacamento/abrandamento da corrento do Golfo, antes de uma descida acusada das temperaturas na Europa do Norte, será certamente traduzido no aumento do nº de furacões no Atlantico. As águas do Golfo do México ao não poderem libertar a energia acumulada deslocando-se para latitudes superiores terá de a libertar para a atmosfera e é uma situação excelente para o desenvolvimento e intensificação dos furacões.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #22 Minho, 4 Fev 2006 às 14:23
    Última edição: 4 Fev 2006 às 14:23
  8. LUPER

    LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Nov 2005
    Mensagens:
    1,945
    Local:
    Aveiro
    Ora nem mais Minho, o festival de furacões do ano 2005 já foi quanto a mim a primeira prova palpavel da mudança da corrente do golfo. A época de 2006 irá quanto a mim começar muito mais cedo e será brutal, espero efectivamente estar enganado, pq nós estamos precisamente numa das possiveis rotas. Agora penso efectivamente que deviam ser tomadas medidas urgentes para a zona da Madeira e Canárias, pq poderão ser fustigadas tal como foram esta ano.

    O Sahara será a meu ver o principal beneficiado, pq verá muitos furacões entrarem deserto adentro, levando com isso a uma mudança brutal no clima.

    Resumindo, admito que todo o clima Europeu e Norte Africano possa sofrer uma alteração nos próximos anos muito acentuada.Acredito que assistiremos, ao fim e ao cabo a uma diminuição de latitude do clima actual, com todos os inconvenientes que isso possa trazer a toda esta parte do Mundo.

    [​IMG]

    Será que caminhamos para isto? :surprise:
     
    #23 LUPER, 4 Fev 2006 às 14:30
    Última edição: 4 Fev 2006 às 14:35
  9. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    alguem conhece estudos efectivos (isto é...papers publicados em revistas ciêntificas) sobre o clima futuro devido à alteração da corrente do golfo?? Se houver alguem me podia enviar ou mandar um PM sobre esse assunto??

    Então mas as águas da corrente do golfo não estão a ficar mais frias??? Se estão mais frias os furações tendem a enfraquecer...

    Minho poderias explicar a frase " As águas do Golfo do México ao não poderem libertar a energia acumulada deslocando-se para latitudes superiores terá de a libertar para a atmosfera e é uma situação excelente para o desenvolvimento e intensificação dos furacões."

    O que se vai deslocar para Norte?? as águas do golfo do México??
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  10. joaocpais

    joaocpais
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    8 Dez 2005
    Mensagens:
    332
    Local:
    Rio Mouro/Barroca Grande (720 mts)
    Deve ser por tudo isto que tivemos há 2 meses um furacão(VINCE) as portas de Portugal ,situação inédita para as nossas latitudes :shocking:
     
    #25 joaocpais, 4 Fev 2006 às 15:23
    Última edição: 4 Fev 2006 às 15:24
  11. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    As águas do Golfo do Méximo não estão a ficar mais frias! A corrente que transporta essas águas do Golfo do México para o NW do Atlântico Norte e que é chamada corrente do Golfo é que está a enfranquecer e como tal os locais onde "termina" essa corrente têm as temperaturas mais baixas.
    O que eu quis dizer com ... " As águas do Golfo do México ao não poderem libertar a energia acumulada deslocando-se para latitudes superiores terá de a libertar para a atmosfera e é uma situação excelente para o desenvolvimento e intensificação dos furacões." ... é que se a corrente do Goldo abrandar, então o velocidade de escoamento das águas quentes no Golfo do México também abranda o que provoca uma acumulação maior ou superior ao normal de águas quentes nesse Golfo. E como se sabe, quanto mais quentes as águas melhor para o desenvolvimento de furacões. Uma analogia: imagina que o Golfo do México é uma panela de água a ferver e que estás continuamente a verter essas panela para uma pia, à medida que vertes para a pia a eveporação vai diminuindo por efeito de arrefecimento. Agora se começas a diminuir a quantidade de água que vertes a água que está na panela vai libertar maior quantidade de vapor numa área menor (pois o calor não é libertado durante o caminho panela - pia)...

    Isto que eu escrevo são apenas conclusões que chego recolhendo informações que recolho dos forums, mapas SST, etc. Não se baseiam em informações científicas de nenhum organismos. É mesmo uma opinião a título pessoal...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #26 Minho, 4 Fev 2006 às 15:29
    Última edição: 4 Fev 2006 às 15:37
  12. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    Eu percebo isso tudo Minho...mas se nao estas a por água mais quente no Oceano Atlantico (que a corrente do golfo transporta depois para perto dos açores), vais ficar com água mais fria no atlantico norte, e por consequencia os furações enfrequecem bastante no atlantico (que na hipotese de chegarem a Portugal já chegam bastante enfraquecidos). Claro que isto é tudo muito bonito na teoria mas na pratica é muito complicado de prever...

    Eu acho que nisto de prever o clima futuro tem muito que se lhe diga e há variaveis a mais a considerar!! Principalmente variaveis antropogénicas bastante grandes!!

    Mas acredito que exista um aumento de tempestades tropicais e não tanto de ciclones ...mas o futuro dirá :rolleyes:

    Mas acho que deviamos dar continuidade ao topic http://www.meteopt.com/showthread.php?t=109

    Porque acho que seria bastante interessante trocar os pontos de vista e opiniões de cada um ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #27 dj_alex, 4 Fev 2006 às 17:19
    Última edição: 4 Fev 2006 às 17:23
  13. Zoelae

    Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Nov 2005
    Mensagens:
    723
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    Eu não percebo mto disto, mas acho k se o problema da corrente do Golfo não é na sua origem, penso que ela não vai abrandar, apenas alterará a sua trajectória.
     
    #28 Zoelae, 4 Fev 2006 às 18:43
    Última edição: 4 Fev 2006 às 18:51
  14. LUPER

    LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Nov 2005
    Mensagens:
    1,945
    Local:
    Aveiro
    Zolae tens toda a razão. A corrente não acaba, "simplesmente" toma um rumo diferente, com todas as consequências que isso possa trazer.

    Para mim o problema é que o rumo de um monstro desses é algo de fenomenal, por acaso alguem tem ideia da quantidade de energia que a corrente transporta para o topo do hemisferio norte?

    É uma quantidade brutal, tenho pena é de não existir alguem que nos possa elucidar sobre o que realmente se passa. Uma coisa é certo, mesmo que esse alguem existisse, apenas nos podemos limitar a observar, e tentarmos minimizar as consequencias o máximo possivel. Afinal "um homem prevenido, vale por dois".

    Outra coisa, os modelos tão a ficar porreiros para a altura que o seringador falou, 15 a 20 de Fevereiro, e que tal o Almoço ser nessa altura? ;)
     
  15. Zoelae

    Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Nov 2005
    Mensagens:
    723
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    Acho k isto está a ser discutido no tópico errado, se mais tarde quisermos consultar, já não sabemos onde está, peço ao administrador k mude se possível para a parte da climatologia
     
    #30 Zoelae, 4 Fev 2006 às 18:53
    Última edição: 4 Fev 2006 às 20:30

Partilhar esta Página