Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2006



Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
É normal que mudem a tantos dias e hão-de continuar a mudar, o importante é que o da próxima semana se mantem, do dia 27 para diante já se verá mais tarde ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Snow disse:
olhem para os modelos do dia 27. mudaram radicalmente. :disgust: :sad:

Temos de ter calma, ele volta ;) ele ja foi sinalizado 2 ou 3 vezes, portanto há que esperar lá pro dia 20 ou 21.

Para já vamos disfrutar deste fds e semana que será em cheio :cold:

Foi uma saida quente, mas cada vez mais tem saidas frias ;) , vejam o ensemble do Porto
 
Última edição:

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
LUPER disse:
Temos de ter calma, ele volta ;) ele ja foi sinalizado 2 ou 3 vezes, portanto há que esperar lá pro dia 20 ou 21.

Para já vamos disfrutar deste fds e semana que será em cheio :cold:

Foi uma saida quente, mas cada vez mais tem saidas frias ;) , vejam o ensemble do Porto

Mas é sempre bom ver membros quentes a tenderem para o frio ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Seringador disse:
Mas é sempre bom ver membros quentes a tenderem para o frio ;)

E neste estão lá 2 :D

Enfim pessoalmente acredito num final de mês e inicio de Março, que irá ficar na história. Mas, pode sempre tudo ir por água abaixo.

O que me faz afirmar que a cota irá rondar os 300 a 400m neste dias tem a ver principalmente com uma coisa. A iso 0 abarca o N do paralelo 40 por 168h seguidas, ou seja 7 dias inteiros, caso os modelos se confirmem. Isso tem de ter efeitos locais nas temperaturas, para além dos esperado. :D
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Vejam este modelo interessante: zona da Peneda-Gerês com 25cm de neve acumulados sábado durante a tarde e inicio de noite! :w00t:
Vou tentar ir lá acima á zona de Montalegre no Domingo onde a precipitação irá abrandar um pouco: cerca de 10cm durante a noite e manhã.
Mas como podem ver, não esperem neve em cotas baixas, vejam onde está a "isozero", nos 1200 m! No maximo teremos neve acima dos 800 metros este fim de semana.

 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
João Oliveira disse:
Vejam este modelo interessante: zona da Peneda-Gerês com 25cm de neve acumulados sábado durante a tarde e inicio de noite! :w00t:
Vou tentar ir lá acima á zona de Montalegre no Domingo onde a precipitação irá abrandar um pouco: cerca de 10cm durante a noite e manhã.
Mas como podem ver, não esperem neve em cotas baixas, vejam onde está a "isozero", nos 1200 m! No maximo teremos neve acima dos 800 metros este fim de semana.


Concordo, acho que a cota de neve não vai estar assim tão baixa. Eu considero-me com sorte de vir nevar aqui em minha casa.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
João Oliveira disse:
Vejam este modelo interessante: zona da Peneda-Gerês com 25cm de neve acumulados sábado durante a tarde e inicio de noite! :w00t:
Vou tentar ir lá acima á zona de Montalegre no Domingo onde a precipitação irá abrandar um pouco: cerca de 10cm durante a noite e manhã.
Mas como podem ver, não esperem neve em cotas baixas, vejam onde está a "isozero", nos 1200 m! No maximo teremos neve acima dos 800 metros este fim de semana.



Permite descordar, pois iremos ver neve nos 300 a 400m. A situação é em tudo idêntica à de 26 de Novembro, com a agravante de existir mais geopotencial e mais dias de duração. :)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
LUPER disse:
Permite descordar, pois iremos ver neve nos 300 a 400m. A situação é em tudo idêntica à de 26 de Novembro, com a agravante de existir mais geopotencial e mais dias de duração. :)

Bem, acho que nesta madrugada já podemos ver mais ou menos por onde vai estar a cota de neve que é quando a linha de 0ºC a 850hPa e -25ºC a 500hPa vai entrar pela Galiza e norte de Portugal. Os -30ºC só deve entrar sábado á noite e aí sim deve haver possibilidades de ver neve a cotas baixas.
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
Como LUPER? Se temos a isotermica de 0ºC a 1200m de altitude, como é possivel nevar a 300/400? Não sei que gradiente térmico estás a usar, mas nem que seja 1ºC/100m em ar saturado, da-te uma temperatura de +- 8/9º a essa altitude.
A essa altitude irá nevar sim, mas só lá para o meio da semana.

Um abraço.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
João Oliveira disse:
Como LUPER? Se temos a isotermica de 0ºC a 1200m de altitude, como é possivel nevar a 300/400? Não sei que gradiente térmico estás a usar, mas nem que seja 1ºC/100m em ar saturado, da-te uma temperatura de +- 8/9º a essa altitude.
A essa altitude irá nevar sim, mas só lá para o meio da semana.

Um abraço.

Pela que percebo do teu raciocinio, a isotermica 0 deveria estar a quantos metros de altura para ver neve a 300-400m?
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Na Figueira nevou com uma -5 e uma -32 + -, portanto penso que a situação agora será menos fria um pouco, mas muito mais duradoura, o que permitirá atingir 300 a 400 com muita facilidade
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Como eu tinha referido num post de há uns dias atrás ficaria muito surpreendido se as cotas baixassem dos 900/800m este fim de semana e agora não tenho duvidas, pode baixar sim mas a partir de segunda,vamos ter isso sim uma tempestade bem forte no mar e vento muito forte para não falar na chuva que também vai ser forte em particular no norte, mas atenção ao vento e a ondulação forte... :eek: