Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007

Mago

Nimbostratus
Registo
25 Out 2006
Mensagens
1,668
Local
Beira Interior
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

os modelos a poucos dias antes retiram um pouco a força destes fenomenos, no entanto se vier umas boas chuvadas que não causem prejuizos são muito bem vindas... No entanto pela analise dos modelos neste momento é um pouco preocupante caso para alerta laranja.
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Pois Miguel mas por exemplo cá uns ventos de 45Km/h com rajas de 90/100 (dia 24/11/2006) já causam muitas dores de cabeça! Aqui em certas zonas de Setúbal algumas rajadas a rondar os 100km/h foram o suficiente para deixar um rasto de destruição em certas ruas...

Enfim, não quero imaginar com esses ventos estáveis e com gusts provavelmente muito superiores como vocês aí têm...digo isto por mim mas penso não estar só ao dizer isto "Portugal continental não está habituado a estes ventos e agitação marítima!" :(

Os ventos em áreas urbanas são muito mais perturbadores e potenciais destriudores, já que a edificação e falta de arborização facilitam a formação de tuneis de vento e por vezes como se ao virar da esquina ele parece uma corrente forte e sustentada:D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

os modelos a poucos dias antes retiram um pouco a força destes fenomenos, no entanto se vier umas boas chuvadas que não causem prejuizos são muito bem vindas... No entanto pela analise dos modelos neste momento é um pouco preocupante caso para alerta laranja.

Espero bem que sim, mas na minha opinião já se torna enevitável, tanto já que todos os modelos, ensembles e as cartas sinópticas o mostram.
Conforme posicionam o jet e a sua força poderá levar a uma potencial ciclogenese mais a sul da Terra Nova e sem ant. no atlântico o caminho está aberto e só a 120 já se começa a desenhar:unsure: :(
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Espero bem que sim, mas na minha opinião já se torna enevitável, tanto já que todos os modelos, ensembles e as cartas sinópticas o mostram.
Conforme posicionam o jet e a sua força poderá levar a uma potencial ciclogenese mais a sul da Terra Nova e sem ant. no atlântico o caminho está aberto e só a 120 já se começa a desenhar:unsure: :(

eu estou um bocado ceptico que o gfs na hora H irá tirar potencia e precipitação, aliás como sempre ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

eu estou um bocado ceptico que o gfs na hora H irá tirar potencia e precipitação, aliás como sempre ;)

Mas aqui não é só o GFS a criar potencial para uma situação clássica de Fevereiro;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Mas aqui não é só o GFS a criar potencial para uma situação clássica de Fevereiro;)

a concretizar e uma situação de muita chuva e vento fortes, neve so para as terras altas es da minha opiniao? ou preves algo mais serio?
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Os ventos em áreas urbanas são muito mais perturbadores e potenciais destriudores, já que a edificação e falta de arborização facilitam a formação de tuneis de vento e por vezes como se ao virar da esquina ele parece uma corrente forte e sustentada:D

Exactamente! :thumbsup:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Bem,
para sábado o sul e interior do território pode ver alguma animação convectiva e depois dias e dias de precipitação e vento, gosto muito desta run:palmas: , mais pelo indicio que está a dar uma ausência total do Ant. dos Açores e a linha do jet e da ciclogenese na nossa direcção, somente um nucleo de altas pressões no NE da Europa que não sei o que irá desencadear:D
Mas ainda muita coisa pode mudar e por um lado espero que mude, por noutro não:trovao: :bombar: :scared: ;)

http://www.arl.noaa.gov/ready-bin/j...ope&file=panel2&nplts=31&width=800&height=700
 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Bem parece então cada vez mais certo k os populares da Costa da Caparica irão ver as dunas dos pontos críticos a não resistirem á força do mar, em especial a praia de São João...:(
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Lá se foi a entrada de NW para a quinta-feira, dia 8....

Pelo menos vem precipitação que também faz falta :thumbsup:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Que venha para ai o altântico todo para cima de nos que a agua faz falta e o vento só ajuda a tornar as coisas mais excitantes.

:rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :rain: :w00t:
 
M

Membro excluído 274

Re: Previsões segundo os Modelos - Fevereiro 2007 (I)

Estava com ganas d chegar a casa para ver as evoluções e... foi-se né? :( Era bom demais! Ainda temos mais mes e meio de inverno, não percam as esperanças! No accuweather... preveem chance para Chaves, se bem que isto pode alterar a qualuer momento... Mas é uma Chance... Viva Tras os Montes...:lol:

world-forecast-15day.asp