Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.

duncan

Cumulus
Registo
24 Set 2006
Mensagens
150
Local
palmela
boas,pessoal cada vez fico com mais duvidas de frio e chuva os modelos prevem o anticiclone numa posiçao onde nao dá chuva como deve ser ou frio a sério.estou a ver que este inverno é para esquecer(espero estar enganado):mad::(
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,499
Local
Bragança (675m)
Os modelos não indicam nada de interessante para os próximos 10 dias. Anuncia-se o El Niño para este ano. Os últimos Invernos que coincidiram com anos de El Niño foram muito quentes.
1997 e 1998 foram anos de forte El Niño. Esses anos, em Portugal, foram muito quentes (1997 é mesmo o mais quente desde que há registos). Nestes dois anos os Invernos foram particularmente quentes, nomeadamente o de 1997-1998. No entanto, ocorreram alguns episódios frios nesses dois Invernos. O grande nevão de Janeiro de 1997. Mesmo no quente Inverno de 1997-1998 registaram-se também dois pequenos episódios de neve a cotas relativamente baixas, um em Dezembro de 1997 e outro em Janeiro de 1998.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
nao tou a gostar desta conversa:disgust:
quero frio neve :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold: :cold:

Bem para já uma frente de moderada actividade para os dias 9 e 10 o que já não é mau para terminar um pouco com esta falta de actividade depois volta o bom tempo mas pode ser por pouco tempo!:thumbsup: frio e neve é que não está nada famoso:(
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hum .. se ocorrer alguma chuva é fraca .... duvido que este poderoso anti.ciclone(s) deixem que chova muito .. está tudo muito parado !!
Não estou a ver haver neve este ano, frio talvez neve duvido ... mas isto em toda a Europa !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Seringador ... os modelos ainda valem, o que valem ....;)

euPrecMon.gif


O que nos resta até ao final do ano é uma grande seca .. que já se nota na minha terra ... onde não há erva está seca que se farta ...
Outubro e Novembro foram a salvação !!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas Aurélio quando faço previsões sazonais, não olho para modelos:p
respeito os modelos mas, para mim não valem muito para previsões sazonais.

E não vai ser um janeioro seco e quando dizes que o ant. é poderoso eu digo que é volátil e não muito forte, oscila demais na posição e irá oscilar na pressão...;)
parece que para o NE da Europa a pressão poderá subir;) :D

http://85.214.49.20/wz/pics/MT2_Helsinki_ens.png

Sim Spiritmind foi por isso que coloquei que gostava daquela plot a 144/150h;)
Hoje por exemplo está mais frio do que os modelos andavam a indicar, pelo menos no norte.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal






Isto e que é frio em plenos mes de janeiro? Se mt me engana! alguma coixa ta a mudar i mt rapidamente! Teremos a reconpensa no mes de fevereiro?? Os ultimos meses de janeiros, tem semp sido meses frios! N e so em portugal que isto ta a aconteçer mas em td a europa! O k eu tenho vindo a reparar ek k os EUA nos ultimos anos tem sido afectados por gandes nevoes em varios estados! Em pleno verao neva na australia!:huh: Tornados k aperecem de repente sem avisar como no reino unido i nos açores penso eu n tenho bem a certexa...Epa e um acumulado de coixas k sao estranhas no meu ponto de ver!| I ke para os proximos anos pareçe vir a se agravar! Com coixas mt mais forte i destruidoras! epa sou um leigo! mas tou a dizer o k penso! So espero ke tenhamos um inverno bem melhor do k tamos a ter! pk assim n e nada! daki mais uns meses xega um verao ke tds indicam ke sera um dos mais sekos de semp! i parece k o inverno tb esta a ir pelo o mxm caminho! Enfim meteorologia:p ;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O problema é que estes modelos são sempre muito voláteis (oscilam muito) assim ... como a posição do AntiCiclone ... como bem diz o Seringador!!
O que agora é verdade daqui a 6h é mentira (ou não!!), por isso as previsões mais fiáveis são até 120h, mas lá para Terça/Quarta poderá chover qq coisa!!
E o Luper a ver se não mete palavras na minha boca que eu não disse ... o que é muito diferente da discussão de opiniões de eu e do Seringador !!
Se não sabem do que eu estou a falar vejam a parte da Imprensa !!

Eu não ofendo aqui ninguém (discuto opiniões) ... e por isso não admite que me tratem como um qualquer que só diz disparates ... isso eu não admito ...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
O problema é que estes modelos são sempre muito voláteis (oscilam muito) assim ... como a posição do AntiCiclone ... como bem diz o Seringador!!
O que agora é verdade daqui a 6h é mentira (ou não!!), por isso as previsões mais fiáveis são até 120h, mas lá para Terça/Quarta poderá chover qq coisa!!
E o Luper a ver se não mete palavras na minha boca que eu não disse ... o que é muito diferente da discussão de opiniões de eu e do Seringador !!
Se não sabem do que eu estou a falar vejam a parte da Imprensa !!

Eu não ofendo aqui ninguém (discuto opiniões) ... e por isso não admite que me tratem como um qualquer que só diz disparates ... isso eu não admito ...

bem quem se fia só nos modelos sofre muita desilusão;) , assim como eu estou a ficar desiludido com a escalada e alguma disputa pessoal!:(

Comentem os modelos S.F.F::pray: :wacko: :unsure:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Sim Spiritmind foi por isso que coloquei que gostava daquela plot a 144/150h;)
Hoje por exemplo está mais frio do que os modelos andavam a indicar, pelo menos no norte.[/QUOTE]

tb sou dessa opinião, penso que o modelo nao exemplifica muito bem a realidade, a entrada que vemos para dia 10 será com temperaturas mais baixas dos que o modelo o demonstra principalmente a 850ha a iso 0 irá entrar em portugal continental,vamos aguardar as proximas runs para ver se e verdade ou nao :huh:

2q33tl3.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.