Previsões segundo os Modelos - Janeiro 2007

Estado
Fechado para novas mensagens.
DAN :

donde "sacaste" aqueles 3 mapas de arquivo ?
Obrigado .

Não achas que devemos preparar todos a chegada deste temporal? Achas normal acontecer uma coisa mais forte que o 29 de Janeiro, apenas 1 ano depois? Achas que a nossa população tá preprada para conduzir com neve e gelo nas estradas?

Para mim isso é que é a verdadeira protecção civil, o prevenir. Imaginas o Porto com as estradas com 4cm de neve?:rolleyes:

Sim, mas também mostram que quando entra a isa -5ºC a precipitação é muito pouca ou mesmo nula.
A esta distância os modelos devem ser encarados como uma tendência, não se deve fazer uma previsão muito pormenorizada pois ainda faltam muitas saídas.

Acho que o DAN acabou de responder por mim....Ainda falta bastante tempo e o GFS vai tirar frio de certeza.....

Para que fazer já previsoes de cota de neve, quando nem a 3 dias o GFS é fiavel??

Se em Setúbal ou cá na Castanheira do Ribatejo (durante o dia) caisse um floco que desse para fotografar já eu ficava radiante...vamos esperar pela saída das 12h então...está quase e segundo o Seringador esta a par da das 0h são as quais se pode contar mais...a ver vamos o que sai desta vez, esperemos mais frio e mais chuva...

tozequio :

o mapa do Wetterzentrale é fiável , mas é das 00 h. enquanto os outros são das 06 , 12 e 18 h. , onde se pode ver muito bem como a iso -5 "viaja" de Norte a Sul .
Perdi foi o enlace para ver aqueles arquivos . Nem sempre basta ver o mapa das 00 h. ;)

tozequio :

o mapa do Wetterzentrale é fiável , mas é das 00 h. enquanto os outros são das 06 , 12 e 18 h. , onde se pode ver muito bem como a iso -5 "viaja" de Norte a Sul .
Perdi foi o enlace para ver aqueles arquivos . Nem sempre basta ver o mapa das 00 h. ;)

Tens razão, parece que o wetterzentrale só disponibiliza mapas das 00h :(

No dia 29 de Janeiro de 2006, a iso -5ºC atravessou praticamente todo o país de norte para sul.
Quando nevou em Lisboa a iso estaria próximo de -5ºC / -6ºC.

DAN,

Uma coisa é "os modelos mostram", outra coisa é o que realmente aconteceu;)
Eles só mostraram a -5 a 24h e só no Norte e não como aconteceu a entrar pelo sul do continente a dentro:lmao:

Os modelos nunca mostarm a temperatura como deve ser, senão como é que nevava nos picos da Madeira com uma ISO 5/6 a 850hPa como eles mostravam?;)

tozequio :

Sim,

Mas isso foi o que aconteceu e ficou registado nos arquivos, mas o que os modelos mostravam na semana desse evento nunca foi aquilo que realmente aconteceu, agora estão a meter mais ainda do que no ano passado, isto na minha húmilde opinião?;)

DAN,

Uma coisa é "os modelos mostram", outra coisa é o que realmente aconteceu;)
Eles só mostraram a -5 a 24h e só no Norte e não como aconteceu a entrar pelo sul do continente a dentro:lmao:

Os modelos nunca mostarm a temperatura como deve ser, senão como é que nevava nos picos da Madeira com uma ISO 5/6 a 850hPa como eles mostravam?;)

Não estou a entender, então o que aconteceu no ano passado foi a precipitação de neve ao nível do mar com iso -3ºC a 850 hPa e aqueles mapas estão errados?

Estado
Fechado para novas mensagens.