Previsões segundo os Modelos - Maio 2006

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem de facto vem aí a nossa primeira onda de calor, pq o aí vem é de Julho!:D :lmao: :eek:
A vai ser quarto crescente luminoso amarelado para ver o fim de Junho e/ou meados de Julho;)
emm que noites tb!!:rolleyes:




 


Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Seringador disse:
E depois de um bom calor em Maio virá a trovoada para umas fotos de belos "Cumulus":D
http://www.arl.noaa.gov/ready/animations.html


Diz-me só uma coisa. Pra a analisarmos a probabilidade de trovoada analisamos o CAPE certo? entre outras coisas. Assim sendo, o dia 29 de maio vou andar de máquina fotografica ao peito... ainda apanho qq coisa bonita :D :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bruno Campos disse:
Diz-me só uma coisa. Pra a analisarmos a probabilidade de trovoada analisamos o CAPE certo? entre outras coisas. Assim sendo, o dia 29 de maio vou andar de máquina fotografica ao peito... ainda apanho qq coisa bonita :D :D

Sim Bruno, será melhor levar a machine não no dia 29 mas os seguintes;)
O Cape e o Lifted Index, o Cape para ver a energia em J/KG (como exemplo em baixo) e o lifted index para verificar a possibilidade de criação de nubelosidade. entre outros que poderei mencionar mais adiante ou se calhar num tópico à parte com dicas.

http://www.wxmaps.org/pix/euro.pw.html
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Enganei-me e coloquei um post com dicas para monitorizar actividade convectiva no tópico da seca. :hehe: desculpem o engano mas estou a trabalhar com um riuido de um martelo pneumático do andar de baixo que me está a deixar todo abananado!:confused: :ill:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem parece Verão se aproxima:D
esta Run 12Z está a confirmar a tendência destes últimos dias:lol: :cheers:
O que vale é a potencialidade de convecção, senão já iriamos ter uma onda prolongada de incêndios....:nugget:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
E vem em força o Verão meu deus só de pensar já me estou a sentir mal!!!lool, ainda por cima vou para o Alentejo na sexta e sábado:sweat: será que a temperatura vai acima dos 35ºc no litoral!!?é possível lá para domingo...:hehe: graças a deus que depois vem as convecções para nos refrescar os miolos já fritos:lol: :lmao:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
O IM já emitiu ontem comunicado: Das previsões para os próximos dias, salientamos a ocorrência de temperaturas relativamente elevadas até 2ª feira, dia 29 de Maio, no território do Continente.

Hoje já estão alguns distritos com alerta amarelo, devido ao calor, e o índice UV na costa portuguesa é muito alto.

Se forem pra praia levem o protector :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Vá lá com uma antecedência de 12h??:lmao:
Bem mas ao menos já o lançaram...:)
estamos a progredir:lol: