Previsões segundo os Modelos - Maio 2006

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
sempre é melhor que nada!!!

Não podemos ser assim tao mauzinhos...:rolleyes:

No Algarve a água do mar é que vai andar quentinha!!! Ondas de Sueste...
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
A partir de hoje existirá em diferentes áreas do território energi potencial convectiva, a rondar os 500 J/kg e na segunda o Sul será muito instável acima de 750 J/kg!;)
A partir do dia 30 vai abrandar...:rolleyes:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Ontem bem que podiam ter caido alguns raios...sempre animava a malta...

;)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
dj_alex disse:
Ontem bem que podiam ter caido alguns raios...sempre animava a malta...

;)

ou uns tornados para assuatar a malta para que acedessem mais ao fórum, já que no verão é uma pasmaceira:D

vai ficar mais fresco mas precipitação nem vê-la a naão ser infimas possibilidades de trovoada, com um jet stream a n e fraqueja qdo chega ao continente e esfuma-se, não sei não mas cheira-me a verão 2003:( :sweat:
http://217.160.75.104/pics/Rtavn12015.png
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
tbm concordo que isto no verão é uma pasmaceira apesar de este ser o meu primeiro verão aqui no fórum mas já dá para ver que quando o tempo se resume a sol e calor o pessoal não aparece aqui com a frequência de outras alturas do ano.
epá eu não gostava nada de se repetir o verão de 2003 seria muito mau!!!:(
mas infelizmente não é só a ti que te cheira a verão de 2003 a mim tbm cheira:sad:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Já todos sabemos como é o nosso verão, calor e céu azul, ou seja, aborrecimento meteorológico... :hehe:

E este "blackout" de 2 meses do fórum também não ajudou nada...
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

vamos animar, temos e de colocar mensagens e fazer todos os dias uma pequena vinda a este forum, para ver o que se esta a passar, e nao esquecer que vem ai uma epoca que eu ou melhor todos n/s odia-mos os fogos, por isso aqui vai ser um local para podermos acompanhar toda essa epoca, desde fotos, reportagens etc.

neste momento aqui nas olaias- lisboa estao na minha estacao 25 graus

abraco meteo
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Seringador disse:
ou uns tornados para assuatar a malta para que acedessem mais ao fórum, já que no verão é uma pasmaceira:D

vai ficar mais fresco mas precipitação nem vê-la a naão ser infimas possibilidades de trovoada, com um jet stream a n e fraqueja qdo chega ao continente e esfuma-se, não sei não mas cheira-me a verão 2003:( :sweat:
http://217.160.75.104/pics/Rtavn12015.png


Não sejas agoirento...O Verão de 2003 foi um caso a parte...:p :p

Alem disso, será que este episodio que agora estamos a passar é onda de calor de acordo com a definição : "uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é supeior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência."

;) ;)

Eu sei que isto em termos de saúde e de incêndios, não faz muito sentido usar esta definição...mas em termos climatologicos sim:)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Confirmando o que eu disse

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060529_Descida+da+temperatura.htm

Publicação: 29-05-2006 11:21
Arquivo SIC

O calor deste fim-de-semana levou milhares de portugueses à praia
Descida da temperatura

Depois de um fim-de-semana muito quente, prevêem-se dias mais amenos


O fim-de-semana foi marcado por temperaturas acima da média em Portugal e por uma praga de mosquitos nas praias da zona de Lisboa. Depois de três dias acima dos trinta graus, a previsão dos meteorologistas aponta para uma descida da temperatura.


O calor que se fez sentir no país foi provocado pelos ventos quentes provenientes do norte de África. Tudo fazia prever uma onda de calor, o que acabou por não se verificar, dado que são precisos cinco dias de temperaturas anormalmente elevadas para que se possa falar nesse fenómeno.

Do norte de África veio também uma praga de mosquitos que atacou as praias da zona de Lisboa. Embora não ameacem a saúde pública, os mosquitos obrigaram os banhistas a regressar a casa.

Descida de temperatura para os próximos dias

O Instituto de Meteorologia prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado em todo o país, temporariamente muito nublado durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.

A partir desta segunda-feira, a temperatura irá descer, em especial nas regiões do litoral. Ainda assim, o termómetro deve-se manter acima dos 30 graus centígrados. A temperatura mais elevada é prevista para Santarém, com 36 graus, e as mais baixas para o Funchal e Angra do Heroísmo, pouco acima dos 20 graus centígrados.

A tendência de descida das temperaturas deverá manter-se até meio da semana.

;) ;)
 

Bruno Campos

Nimbostratus
Registo
7 Out 2005
Mensagens
646
Local
V. N. Famalicão
Acabei de ouvir a noticia no radio:) Mosquitos aos magotes oriundos do norte de africa vieram invadir os alfacinhas :D :D

A sorte é q n são transmissores de doenças como a malária... Esta é mais uma das consequências da variabilidade climática. Num cenário futuro... este pode ser um dos problemas a enfrentar. doenças como a malária e as prgas de mosquitos...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
dj_alex disse:
Não sejas agoirento...O Verão de 2003 foi um caso a parte...:p :p

Alem disso, será que este episodio que agora estamos a passar é onda de calor de acordo com a definição : "uma onda de calor quando num intervalo de pelo menos 6 dias consecutivos, a temperatura máxima diária é supeior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência."

;) ;)

Eu sei que isto em termos de saúde e de incêndios, não faz muito sentido usar esta definição...mas em termos climatologicos sim:)

Boas,

Lamento discordar contigo Alex,
Os portugueses gostam muito de definições e sei que elas são para as ocasiões e essa definição do IM nãoi me diz nada pqw outras defendem aquilo que passarei tb a defender, de facto uma onda de calor não é só o nº consecutivo de dias com temperaturas elevadas, mas o factor de maior importância de risco é a subida súbita de temperatura, i.e. num dia para o outro no Porto a temperatura subiu 10ªC do que no dia anterior, 25 p/ 26).
Este efeito de uma onda de massa de ar é muito prejudicial para a saúde de todos aqueles fragilizados por via respiratória, coração, alergias, diabete, etc, pelo que acho conveniente aplidar de onda de calor.
Como a conhecida onda gigante no Algarve, na qual me encontrava na altura, era uma onda de calor térmico, que quando chegou à costa a temperatura aumentou de 28ºC para 34 em 20 minutos:surprise: :surprise:
Se uma onda é passageira tb poderá ser considerada por um aumento abrupto das temperaturas!:p
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
dj_alex disse:
Confirmando o que eu disse

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060529_Descida+da+temperatura.htm

Publicação: 29-05-2006 11:21
Arquivo SIC

O calor deste fim-de-semana levou milhares de portugueses à praia
Descida da temperatura

Depois de um fim-de-semana muito quente, prevêem-se dias mais amenos


O fim-de-semana foi marcado por temperaturas acima da média em Portugal e por uma praga de mosquitos nas praias da zona de Lisboa. Depois de três dias acima dos trinta graus, a previsão dos meteorologistas aponta para uma descida da temperatura.


O calor que se fez sentir no país foi provocado pelos ventos quentes provenientes do norte de África. Tudo fazia prever uma onda de calor, o que acabou por não se verificar, dado que são precisos cinco dias de temperaturas anormalmente elevadas para que se possa falar nesse fenómeno.

Do norte de África veio também uma praga de mosquitos que atacou as praias da zona de Lisboa. Embora não ameacem a saúde pública, os mosquitos obrigaram os banhistas a regressar a casa.

Descida de temperatura para os próximos dias

O Instituto de Meteorologia prevê para esta segunda-feira céu pouco nublado em todo o país, temporariamente muito nublado durante a tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.

A partir desta segunda-feira, a temperatura irá descer, em especial nas regiões do litoral. Ainda assim, o termómetro deve-se manter acima dos 30 graus centígrados. A temperatura mais elevada é prevista para Santarém, com 36 graus, e as mais baixas para o Funchal e Angra do Heroísmo, pouco acima dos 20 graus centígrados.

A tendência de descida das temperaturas deverá manter-se até meio da semana.

;) ;)
Compreendo que estejas a defender a camisola mas, como todos sabemos, pelo menos eu sei, que as previsões do IM não são de fiar nem as estações funcionam em condições quanto mais as suas previsões!!:mad: :lmao:
Vai ficar mais fersquinho, mas irá voltar novamente após dia 03/06;)
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Seringador disse:
Boas,

Lamento discordar contigo Alex,
Os portugueses gostam muito de definições e sei que elas são para as ocasiões e essa definição do IM nãoi me diz nada pqw outras defendem aquilo que passarei tb a defender, de facto uma onda de calor não é só o nº consecutivo de dias com temperaturas elevadas, mas o factor de maior importância de risco é a subida súbita de temperatura, i.e. num dia para o outro no Porto a temperatura subiu 10ªC do que no dia anterior, 25 p/ 26).
Este efeito de uma onda de massa de ar é muito prejudicial para a saúde de todos aqueles fragilizados por via respiratória, coração, alergias, diabete, etc, pelo que acho conveniente aplidar de onda de calor.
Como a conhecida onda gigante no Algarve, na qual me encontrava na altura, era uma onda de calor térmico, que quando chegou à costa a temperatura aumentou de 28ºC para 34 em 20 minutos:surprise: :surprise:
Se uma onda é passageira tb poderá ser considerada por um aumento abrupto das temperaturas!:p


É assim...em termos climatologicos, tem que ser feita pela definição que referi, ou então pelo número de dias acima de um determinado valor...

Em termos de saude e isto é a minha opinião...acho que sinceramente o que conta mais é o aumento da temperatura minima...porque temperaturas de 35ºC/36ºC ( ou mais) durante o dia consegue-se aguentar...Agora imagina o que é ter temperaturas minimas acima de 24ºC ou 25ºC ou mais, as casas mantêm uma carga termica muito elevada e sinceramente vais sofrer muito mais...( o organismo esta sempre a tentar baixar a temperatura do corpo, podendo mesmo chegar a "stress de calor")
Por isso em termos de saude/incendios penso que sejam mais importantes a minima do que a maxima ;)

Mas isto das ondas de calor tem muito que se lhe diga, porque na semana passada (24 de Maio de 2006, 4ª feira) fui a uma conferencia de Alterações Climáticas e Saúde ( http://www.gulbenkian.pt/v1/attachs/Programa ciclo III64107912.pdf) e chega-se a conclusão que cada pais tem a sua definição de onda de calor, significando que sobre este assunto ainda muita discussão vai haver!!