Previsões segundo os Modelos - Março 2007

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

De facto como havia previsto o frio vem aé com a possibilidade de um ou outro aguaceiro para o Norte Fronteiriço e pessoal o frio não é só neve à cota 0:disgust: , é também devido a vir fora de época ou a sensação de frio pelo vento e sobretudo pela descida acentuada das temperaturas numa questão de 24/48h, no âmbito do antagonismos que tenho vindo a mencionar para esta Primavera!;) :D

Depois venha outra vez as trovoadas e a súbida das temperaturas com mais humidades;)
 


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Bem isto para a os rebentos das plantas agrícolas é que não vai fazer nada bem, devido ao arejo das suas frageis folhas, rebentos e floração:(
O Norte Fronteiriço pode ver um ou outro aguaceiro fraco em forma de Neve;)
Flavienses e Brigantinos podem estar a cuca no dia 20/21!;)
Contudo as possibilidades serão fracas mas não impossíveis:)
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Com esta actualização das fax aumenta a hipótese de existir uma Incursão de NW com o Link da Alta pressão na Horizontal com um possível aumento da mesma na Gronelândia:cheers: , existe boa concordância nos ensembles , assim como outros modelos a mostram, agora se estivermos a ver para o n/ cantinho digamos que temos neste ponto 50/50 hipóteses de sermos afectados, podendo diminuir um pouco ou aumentar...;) :rolleyes:
http://85.214.49.20/wz/pics/brack3a.gif
http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif

Achava por bem já não dizer que venha o calor pq uma primavera sem uma entrada N ou NW não é Primavera;) :D


Como havia mencionado no início da semana, aqui está o Link entre a alta pressão Açores e da Gronelândia (embora efémero) mas bom para que esta depressão Polar afecte toda a Europa Ocidental, Central e mesmo do Sul com o NE de espanha e todo o Mediterraneo (Catalunha, Itália e Reviera Francesa sobretudo) até à costa do Adriático, ficando Portugal no Limiar seco e frio não tão severo como as regiões acima mencionadas mas, o suficiente para arrepiar;) ;) :D :lmao:

http://85.214.49.20/wz/pics/brack2a.gif
http://85.214.49.20/wz/pics/brack3a.gif
http://85.214.49.20/wz/pics/brack4a.gif
 
M

Membro excluído 274

ALERTA IM...

MINISTERIO
DE MEDIO AMBIENTE
SECRETARÍA GENERAL PARA LA PREVENCIÓN DE
LA CONTAMINACIÓN Y DEL CAMBIO CLIMÁTICO
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGÍA
DESCENSO TÉRMICO EN LA PENINSULA Y BALEARES Y NEVADAS EN EL NORTE
Información elaborada el día 16 de marzo de 2007
A partir del lunes día 19, la presencia de un anticiclón sobre el Atlántico Norte y de una profunda borrasca al este de la Península favorecerá la entrada de un marcado flujo de de componente norte sobre la Península y Baleares, con un descenso progresivo, generalizado y muy notable de las temperaturas en todas las regiones menos en Canarias. La entrada de aire frío se producirá especialmente entre el lunes y el miércoles, provocando tiempo desapacible, ventoso y frío en el norte, centro y Baleares. Las mínimas descenderán por debajo de 0º C en numerosos puntos del interior peninsular, de forma más acusada el miércoles y el jueves. El viento, que soplará con intensidad fuerte en el área cantábrica, nordeste y Baleares, incrementará la sensación de frío en esas zonas.
Se producirán precipitaciones moderadas en el tercio norte, donde podrían ser persistentes, y más débiles en puntos de los sistemas Central e Ibérico y en Baleares. Serán de nieve en cotas bajas en el tercio norte, localmente por debajo de 400 m. En el resto la cota de nieve se situará alrededor de los 800 m.El INM recomienda un seguimiento más detallado y actualizado de esta situación atmosférica a través de sus predicciones y avisos de fenómenos adversos. Todo ello puede consultarse en su página web: www.inm.es

Será! O que me dizem! Trás os Montes e Minho ficam no Tercio Norte!!! Será???:w00t:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
ALERTA IM...

MINISTERIO
DE MEDIO AMBIENTE
SECRETARÍA GENERAL PARA LA PREVENCIÓN DE
LA CONTAMINACIÓN Y DEL CAMBIO CLIMÁTICO
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGÍA
DESCENSO TÉRMICO EN LA PENINSULA Y BALEARES Y NEVADAS EN EL NORTE
Información elaborada el día 16 de marzo de 2007
A partir del lunes día 19, la presencia de un anticiclón sobre el Atlántico Norte y de una profunda borrasca al este de la Península favorecerá la entrada de un marcado flujo de de componente norte sobre la Península y Baleares, con un descenso progresivo, generalizado y muy notable de las temperaturas en todas las regiones menos en Canarias. La entrada de aire frío se producirá especialmente entre el lunes y el miércoles, provocando tiempo desapacible, ventoso y frío en el norte, centro y Baleares. Las mínimas descenderán por debajo de 0º C en numerosos puntos del interior peninsular, de forma más acusada el miércoles y el jueves. El viento, que soplará con intensidad fuerte en el área cantábrica, nordeste y Baleares, incrementará la sensación de frío en esas zonas.
Se producirán precipitaciones moderadas en el tercio norte, donde podrían ser persistentes, y más débiles en puntos de los sistemas Central e Ibérico y en Baleares. Serán de nieve en cotas bajas en el tercio norte, localmente por debajo de 400 m. En el resto la cota de nieve se situará alrededor de los 800 m.El INM recomienda un seguimiento más detallado y actualizado de esta situación atmosférica a través de sus predicciones y avisos de fenómenos adversos. Todo ello puede consultarse en su página web: www.inm.es

Será! O que me dizem! Trás os Montes e Minho ficam no Tercio Norte!!! Será???:w00t:


Normalmente o Tercio Norte refere-se ao Norte da Galiza, Cantábria, Astúrias, Pirenéus, norte de Castela-Leão... penso eu de que!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Segundo as últimas actualizações, começa-se a confirmar que é mais uma entrada fria com neve para ser vista na televisão em canais como TVE, A3, etc.... :lol:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Viva!

Estive a ver as previsões mais detalhadamente no INM espanhol e quanto mais próximo da fronteira, menor a probabilidade de precipitação.

http://www.inm.es/web/infmet/predi/locali/CLZ.html

A localidade mais próxima de Bragança é Alcanices, sendo que tem uma probabilidade de precipitação máxima de 15%... :sad: :sad: :sad:

Fiquei triste...

pois mais uma vez a entrada sera seca :( estamos condenados a não ver-mos mais neve até ao proximo inverno
 
M

Membro excluído 274

Normalmente o Tercio Norte refere-se ao Norte da Galiza, Cantábria, Astúrias, Pirenéus, norte de Castela-Leão... penso eu de que!

Existe a metade norte, que é dividindo a Peninsula em duas partes, norte e sul, o terço norte, dividindo a peninsulas em 2 partes, norte centro e sul! Toda a Galiza é terço norte! Eu sempre vi ps boletins espanhois e sempre foi assim!
Quanto ás percentagens! Viana do Bolo fica perto de Chaves e esta com uma probabilidade de 75% para terça feira creio! Não sei s alteraram algo desde de manha, nas era assim k estava!
Bem hajam todos!
 

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Se o frio que dizem que vai para aí fosse assim tão forte e acompanhado de percipitação, eu metia-me num avião e ia para aí ver nevar em Braga:) ;) .

Esse frio vai vir para cá? Ou vai decipar-se no oceano? Aqui os micaelenses vou sentir os restos dele??

Não:D Temos uma corrente antciclonica relativamente fria de NE que poderá trazer alguns aguaceiros orográficos :rain: sobre São Miguel e S. Maria quando o vento soprar um pouco mais forte. Aliás é o que já acontecu hoje;) .
 
M

Membro excluído 274

Existe a metade norte, que é dividindo a Peninsula em duas partes, norte e sul, o terço norte, dividindo a peninsulas em 2* partes, norte centro e sul! Toda a Galiza é terço norte! Eu sempre vi ps boletins espanhois e sempre foi assim!
Quanto ás percentagens! Viana do Bolo fica perto de Chaves e esta com uma probabilidade de 75% para terça feira creio! Não sei s alteraram algo desde de manha, nas era assim k estava!
Bem hajam todos!

*Dividindo em 3 partes...

http://www.meteogalicia.es/galego/prediccion/cprazo/predicion.asp?datap=19/03/2007

E estes costumam ser pessimistas na cota de neve! Vejam agora na TVG a meteo (TV Cabo)
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Viva!

Estive a ver as previsões mais detalhadamente no INM espanhol e quanto mais próximo da fronteira, menor a probabilidade de precipitação.

http://www.inm.es/web/infmet/predi/locali/CLZ.html

A localidade mais próxima de Bragança é Alcanices, sendo que tem uma probabilidade de precipitação máxima de 15%... :sad: :sad: :sad:

Fiquei triste...

Boas, esqueçam a neve neste inverno...para a próxima semana apenas poderam cair alguns flocos na Sanábria na Terça ou Quarta. Enfim, resta-nos acompanhar o que se passa do lado de lá da fronteira....
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Esta é uma verdadeira entrada polar... directamente do Ártico para a PI... vamos lá ver se o vento não vai acabar por estragar as mínimas....


gfs084ve9.png
 
M

Membro excluído 274

Acabei de ver o Boletim Catalão! Fiquei :( :( :( A precipitação não chega cá! Nem ao norte! Mapas bem esclarecedores! Frio sim, chuva nem vêla... Mais uma vez ao lado! Nevará certamente e com intensidade na parte Nordeste da Peninsula! Maldito AA!:sad: :sad: :sad: