Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Acho que te estás a entusiasmar demasiado LUPER :lmao: Uma glaciação é um processo que leva dezenas de anos. O que eu sei é que continuo a ter médias diárias superiores á media normal.

Se esses modelos fossem em finais de dezembro, aí sim seria explosivo :eek: As temperaturas a 850hPa são demasiado altas para vermos neve em cotas mais baixas.
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Para já o que eu quero mesmo que se concretize é isto: (Há coincidencias do caraças... incrível..)

http://www.meteopt.com/archive/index.php?t-58.html

E isto (ver data):

101662.jpg

João, onde foi tirada a foto??? O jipe tem muita neve no tejadilho :thumbsup:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Acho que te estás a entusiasmar demasiado LUPER :lmao: Uma glaciação é um processo que leva dezenas de anos. O que eu sei é que continuo a ter médias diárias superiores á media normal.

Se esses modelos fossem em finais de dezembro, aí sim seria explosivo :eek: As temperaturas a 850hPa são demasiado altas para vermos neve em cotas mais baixas.

Claro que não estamos em glaciação, mas que a situação sinoptica está ai bem explicita isso tá. Cada um que tire as suas conclusões ;)

Vamos ter de esperar mais uns 6 a 10 anos, mas o caminho para mim está traçado, continuo firme nas minhas convicções isso sim. Este tipo de desposição de A´s e B´s não é tipica do nosso país. Se estes mapas continuarem pelo Inverno fora vamos ter neve, muito neve a cotas baixas, vão ver
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Quanto às cotas de neve 800 metros com os mapas actuais é impossível no próximo sábado.... a cotas rondarão os 1200/1100 metros... mas como já aconteceu em inúmeras situações anteriores pode ser que os mapas a 850hPa melhorem e nos tragam uma linda supresa :thumbsup: :w00t: :w00t:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Quanto às cotas de neve 800 metros com os mapas actuais é impossível no próximo sábado.... a cotas rondarão os 1200/1100 metros... mas como já aconteceu em inúmeras situações anteriores pode ser que os mapas a 850hPa melhorem e nos tragam uma linda supresa :thumbsup: :w00t: :w00t:


Infelizmente tb me parece que os 800m não serão viáveis, mas acredito que o frio a 850 irá aumentar. Vamos esperar pq isto ainda vai mudar para melhor. Agora chuva e vento vamos ter muita :lol: :lol:
 

Senador

Cumulus
Registo
13 Fev 2006
Mensagens
478
Local
Braga
pelo GFS, dia 30 vai entrar pela primeira vez a -1, acompanhada de uma -28.. que dizem a isto?! 800 metrinhos no minimo :P
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Digo mesmo mais, é um desperdício esta situação agora em Novembro :( :(
Com tanto frio em altura, espessura de 524 DAM nos 500hPa em Janeira era uma autentica bomba! :thumbsup:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Digo mesmo mais, é um desperdício esta situação agora em Novembro :( :(
Com tanto frio em altura, espessura de 524 DAM nos 500hPa em Janeira era uma autentica bomba! :thumbsup:

Mas Minho, presumo que isto é apenas o inicio, para mim o traçado está marcado, os Invernos desde 2001 não têm sido uma coicidência, pelo que este deverá ser fabuloso como há muito tempo venho dizendo :rolleyes: , é que a corrente continua a decrescer, a enrolar-se e as anomalias de água doce estão quase a começar a aparecer à superficie. Resta-nos esperar pelos acontecimentos:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A Natureza sabe o que faz... estes últimos anos temos Verão com temperaturas a bater recordes de máx. e no Inverno a bater recordes de min. , dependendo do ponto de vista, a situação tanto dá para os defensores da glaciação como os do aquecimento global...
de certa maneira existe um arranjo natural, "uma teoria de contrários", uma temperatura muito alta tem como contrapeso uma temperatura muito baixa.

Um ano de furacões como o ano anterir de bater recordes, este ano quase batemos recordes de falta deles...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
A Natureza sabe o que faz... estes últimos anos temos Verão com temperaturas a bater recordes de máx. e no Inverno a bater recordes de min. , dependendo do ponto de vista, a situação tanto dá para os defensores da glaciação como os do aquecimento global...
de certa maneira existe um arranjo natural, "uma teoria de contrários", uma temperatura muito alta tem como contrapeso uma temperatura muito baixa.

Um ano de furacões como o ano anterir de bater recordes, este ano quase batemos recordes de falta deles...

Estou de acordo contigo Rogerio, mas não deixa de ser estranho a disposição das peças do puzzle, é a isso que me refiro. Chamo tb a atenção para os valores das temperaturas da água no estreito da dinamarca, simplesmente super frias, com grande probabilidade deste estreito vir a fechar este Inverno. Se isso acontecer teremos um inverno, muito, muito frio ;)

E cuidado que este Verão não foi assim tão quente quanto querem fazer crer, ou já não se recordam do mês de Agosto?
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Estou de acordo contigo Rogerio, mas não deixa de ser estranho a disposição das peças do puzzle, é a isso que me refiro. Chamo tb a atenção para os valores das temperaturas da água no estreito da dinamarca, simplesmente super frias, com grande probabilidade deste estreito vir a fechar este Inverno. Se isso acontecer teremos um inverno, muito, muito frio ;)

E cuidado que este Verão não foi assim tão quente quanto querem fazer crer, ou já não se recordam do mês de Agosto?

Este ano, como dizes, não foi dos mais quentes, mas não precisamos recuar muito só em 2003, 2004, 2005 os recordes de temperatura máxima foram sistemáticos, embora também o Inverno as temperaturas batessem recordes nestes mesmos anos...
E sim, é juntar as peças, mas penso que ainda faltam muitas, o nosso distanciamento no espaço/tempo é curto e pode por vezes nos iludir sobre o resultado, e não falo em concreto para nenhum dos dois cenários, porque ambos têm argumentos válidos, contra e a favor!
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Este ano, como dizes, não foi dos mais quentes, mas não precisamos recuar muito só em 2003, 2004, 2005 os recordes de temperatura máxima foram sistemáticos, embora também o Inverno as temperaturas batessem recordes nestes mesmos anos...
E sim, é juntar as peças, mas penso que ainda faltam muitas, o nosso distanciamento no espaço/tempo é curto e pode por vezes nos iludir sobre o resultado, e não falo em concreto para nenhum dos dois cenários, porque ambos têm argumentos válidos, contra e a favor!

Só para recordar que neste momento a Islândia está a quebrar records de frio em Novembro, e que aqueles Icebergs na Nova Zelândia não são inocentes, nada mesmo.;)
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Só para recordar que neste momento a Islândia está a quebrar records de frio em Novembro, e que aqueles Icebergs na Nova Zelândia não são inocentes, nada mesmo.;)

Qual a possibilidade que colocas qto aos icebergues, águas mais frias?
Eu penso que se trata de icebergues que se quebraram em menos fragmentos portanto de maiores dimensões e que conseguem permanecer mais tempo nas águas ao sabor das correntes, chegando até às Costas da Nova Zelândia...
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Vocês acreditam que isto vai acontecer???
Nunca vi isto na minha vida, uma depressão de 970hPa a atravessar a PI :surprise: :surprise: :surprise:
Quais as consequências que isto pode trazer? Acho que seria muito grave, os ventos sustidos de um bicho como este devem ser enormes :eek: :eek:

rtavn144125cdd27yf2.jpg