Previsões segundo os Modelos - Novembro 2006

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Por agora, o frio vai todo para o leste da europa e chega inclusivé até ao sul da Grécia, que sortudos! Nós temos que nos contentar com ver que as temperaturas vão finalmente regressar a valores mais própios para a época. Quanto a entradas frias, nem no 2º painel do GFS quanto mais no 1º :lol:

O fim de semana será debaixo de chuva, já estava com saudades :)
 


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
boas
Entre amanha e domingo conto ver cair na minha zona à volta de 50mm:D e a próxima semana pode ir no bom caminho pelo menos a avaliar pelo ECM que mete uma depressão no fim da semana, logo seria um S.Martinho com muita água a ver vamos;) :cold:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Sim vem alguma chuvita e depois se forem pelo GFS uma Bartlet ou Açoreana (esta mais fraca)

Se forem pelo ECM existe um padrão para uma viragem da alta pressão na Escandinávia:rolleyes: e um regresso a um jet mais a sul e faseado, mas isso são outras histórias, aindafalta muito, mas é bom de se ver;)
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Seringador, é sempre bom verte por aqui num feriado!!:w00t:
És um sortudo estás no Marão e nós népias, na cinzenta cidade...:sad: ;)

Tens de abrir aqui uma thread, a ensinar a malta a entender e até aprender a ver essas "coisas" que só tu vês a longa distância. Sei que isso não se aprende com 3 pancadas, por isso tu tens a formação que tens e eu como muitos outros não! Mas tb estou certo que muito podemos melhorar e centrar-nos apenas no que é importante deixando de lado o acessório, é que isto do "quero peixe, então toma lá, é porreiro. Mas bom mesmo era nos ensinares a pescar!" :thumbsup:
Sei que o teu tempo é muito limitado, mas tb ninguém aqui disse que tinha de ser em 3 semanas, vamos com calma... o que achas!? Pensa nisso! ;)
Depois até podemos fazer um teste no dia do tal encontro. :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Seringador, é sempre bom verte por aqui num feriado!!:w00t:
És um sortudo estás no Marão e nós népias, na cinzenta cidade...:sad: ;)

Tens de abrir aqui uma thread, a ensinar a malta a entender e até aprender a ver essas "coisas" que só tu vês a longa distância. Sei que isso não se aprende com 3 pancadas, por isso tu tens a formação que tens e eu como muitos outros não! Mas tb estou certo que muito podemos melhorar e centrar-nos apenas no que é importante deixando de lado o acessório, é que isto do "quero peixe, então toma lá, é porreiro. Mas bom mesmo era nos ensinares a pescar!" :thumbsup:
Sei que o teu tempo é muito limitado, mas tb ninguém aqui disse que tinha de ser em 3 semanas, vamos com calma... o que achas!? Pensa nisso! ;)
Depois até podemos fazer um teste no dia do tal encontro. :D


Boas Kim!

Vou ver essa disponibilidade, mas sabes que existem hipóteses de se ir apreendendo conforme se vai verificando a informação e inumera correlações serão necessárias e alguns anos de observação do comportamento atmosférico.
É uma boa ideia, mas alguns segredinhos não poderão ser revelados, é como na cozinha aquele toque que faz a diferença;) :D :hehe:

Voltando ao modelos;)
o ECM mostra uma eneorme depressão que se vier para cá vai ser uma bela tempestade, mas primeiro os Açores têm de levar com ela em cima, espero que desapareça esta hipótese senão....:( :eek: :surprise:

http://www.ecmwf.int/samples/d/anim...!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2006110200!!!step/
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas
Como sempre o GFS meteu água amais! ;)
Na saída das 6 já está mais de acordo com o que dizem o espanhóis do INM e o nosso IM actualizou, ás 9:18, a chuva moderada na manhã e forte para a tarde, para aguaceiros moderados, colocando o país em alerta amarelo.

image1oy7.jpg


O que será que têm o espanhóis que nos falta a nós? :disgust:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Como sempre o GFS meteu água amais! ;)
Na saída das 6 já está mais de acordo com o que dizem o espanhóis do INM e o nosso IM actualizou, ás 9:18, a chuva moderada na manhã e forte para a tarde, para aguaceiros moderados, colocando o país em alerta amarelo.

image1oy7.jpg


O que será que têm o espanhóis que nos falta a nós? :disgust:

profissionais competentes e com formação ou experiência de observação para previsão a curto prazo, pq a médio e longo nem falo.... além disso os espanhóis têm mais €€€€€€€ e isso é diz tudo:angry: :angry:

Kim podes apanhar uma boa chuvada hoje ao fim do dia:thumbsup:
 

kimcarvalho

Nimbostratus
Registo
19 Nov 2005
Mensagens
1,775
Local
Elvas

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

Esta saída já mostra alguma consistência para o frio em altitude a meio do mês:D :D :lmao: :lmao: :lmao: :p
A ver vamos, visto que o GFS anda:confused: :confused: :confused: :lmao:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Tempestade Tropical

Tempestade em formaçao ja ganhou rota SW --->N/NE ira passar pela Madeira e com fortes possiblidades de embater no Sul do pais(Algarve)

Trovoadas e rajadas muito fortes estao bem presentes nela!!

Esta tempestade tropical originou-se a NE de Cabo Verde!!

É para seguir com interesse esta menina sem nome!!:thumbsup:

Á velocidade que vai dentro de 3/4 dias podera ca estar!!
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia