Previsões segundo os Modelos - Outubro 2006

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
]ToRnAdO[;14010 disse:
E vai ser historico, e vou tentar relatar o que vai suceder se possivel em video!!

Reparem que as celulas estao a ganhar força!! boas multi-celulas vem a caminho e possivelmente super-celula!!:thumbsup:

Pelo menos o mapa de alertas é PSD!

To ansioso!!

Dava tudo para estar em Portimão agora para poder assistir a esta espetaculo tão raro no nosso pais. Mas infelizmente tou aqui com 19.8 de temperatura.

As celulas são brutais, nunca tinha visto nada disto sinceramente. Estou :surprise: :surprise: :surprise: :D :D
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Dava tudo para estar em Portimão agora para poder assistir a esta espetaculo tão raro no nosso pais. Mas infelizmente tou aqui com 19.8 de temperatura.

As celulas são brutais, nunca tinha visto nada disto sinceramente. Estou :surprise: :surprise: :surprise: :D :D

Estas tu e estou eu...Acho que ali ha muito fluxo tropical à mistura...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Estas tu e estou eu...Acho que ali ha muito fluxo tropical à mistura...

Ora nem mais é muito potente pra ser coisa normal. Estou apreensivo com a calma do país ante um fenomeno desta envergadura.

Deveriamos ter bombeiros em prontidão máxima e tb o exercito.:D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Ora nem mais é muito potente pra ser coisa normal. Estou apreensivo com a calma do país ante um fenomeno desta envergadura.

Deveriamos ter bombeiros em prontidão máxima e tb o exercito.:D

Tudo o que vem de Sul ou SE ( e não de SW) tem umas pitadas de condimentos tropicais para ás vezes o caldo entornar.;)

Comparação entre o ECM e GFS:
O ECM aponta para um Verão de S. Martinho (alta Pressão Bartlett) e o GFS para um Outono ( fluxo depressionário).
Virão somente dois dias de instabilidade para o feriado dos Fíeis!;)
Depois as castanhas, o vinho e uma fogueira;) :lol:
http://www.meteo.psu.edu/~gadomski/ECMWF_0z/hgtcomp.html
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Bem,parece que os nossos "motivos de reportagem" estão a acabar,se bem que aqui no Porto nem tenha trazido à luz do dia a maquina de fotografar..Penso que estes são os ultimos chuviscos(desta noite e d amanha,provavelmente) e dps o calor e o sol volta para o fim de semana...Devem ser refreskados logo segunda feira por uma chuvinha, que virá só para dizer "KEM MANDA AQUI!" :D :rain: :thumbsup:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Bem,parece que os nossos "motivos de reportagem" estão a acabar,se bem que aqui no Porto nem tenha trazido à luz do dia a maquina de fotografar..Penso que estes são os ultimos chuviscos(desta noite e d amanha,provavelmente) e dps o calor e o sol volta para o fim de semana...Devem ser refreskados logo segunda feira por uma chuvinha, que virá só para dizer "KEM MANDA AQUI!" :D :rain: :thumbsup:

O calor é subjectivo. A média das máximas para o porto é de 20,9 para o mês de Outubro. As máximas pro fds deverão rondar os 25 no sabado, não acredito que passem disso. Digamos que serão uma boa altura pra descontrair das chuvadas, mas essencialmente para tomar folego para o mês de Novembro, que prevejo agitado :D . Estas saídas com isos -5 na Espanha, dão muito que pensar :cold: :cold:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Esse anticiclone sobre as Ilhas Britânicas pode trazer-nos umas surpresas :cold: :cold:
Não me espantava que entrasse um fluxo de ar polar sobre a PI e se formasse uma baixa pressão sobre a PI.... Vamos esperar, tudo depende como interajam o anciclone dos Açores e esse sobre as Ilhas Britânicas :p
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Finalmente um respiro.... Os modelos indicam os próximos 8 dias. Também indicam um possível bloqueio com uma anticiclone centrado ora nas Ilhas Britânicas ora sobre a França. Agora só espero que não se prolongue por muito tempo apesar de estas situações de bloqueio serem de durações superiores a 1 mês... o ECM prevê que seja de curta duração :thumbsup: , já o GFS não :mad:
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Neste próximo fim-de-semana teremos dias de Verão em praticamente todo o território.



O Outono já só deve voltar em Novembro :(

Na Madeira a situação é um pouco diferente, e é possível chuva e trovoadas para domingo e segunda, uma depressão vinda de sul...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O GFS neste momento é para esquecer é péssimo o ECM esse sim já me agrada a médio prazo!;) se aquela depressão a OESTE se confirmar a partir de quarta ainda poderíamos ter uma semana algo movimentada caso seja o GFS a ganhar então TÉDIO...:( Mas para segunda pode raspar no litoral alguma instabilidade pode ser que tenha mais alguma trovoada para tentar fotografar hehe.