Previsões segundo os Modelos - Outubro 2006

tozequio

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,262
Local
Carvalhos - Vila Nova de Gaia (180m)
Verás que com a rapidez que os modelos estão a alterar as previsões, o final do mês poderá ser muito diferente do agora esperado!!;)

Eu sei, os modelos têm estado muito instáveis nos últimos tempos, mas ainda assim preferia ver frio para o fim do mês. ;)

Já agora, já reparararam no pico de precipitação que o ensemble marca para o Porto para daqui a cerca de 1 semana? :shocking:
 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Eu sei, os modelos têm estado muito instáveis nos últimos tempos, mas ainda assim preferia ver frio para o fim do mês. ;)

Já agora, já reparararam no pico de precipitação que o ensemble marca para o Porto para daqui a cerca de 1 semana? :shocking:

Já vistes o 2º painel do GFS :cold: :cold: :cold: :cold: ?
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Eu gosto do segundo painel do GFS e o europeu já o está a acompanhar por agora:) se se confirmar seria um belo período de chuvas para todo o pais especialmente o Norte Pq. o Golfo da Biscais parece que tem mel gosto do afundamento das B de NW e N:p :cold: claro que td isto é uma previsão a longo prazo logo é uma tendência:hehe:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Eu gosto do segundo painel do GFS e o europeu já o está a acompanhar por agora:) se se confirmar seria um belo período de chuvas para todo o pais especialmente o Norte Pq. o Golfo da Biscais parece que tem mel gosto do afundamento das B de NW e N:p :cold: claro que td isto é uma previsão a longo prazo logo é uma tendência:hehe:

Claro que é uma tendencia, mas já vem em várias saídas, e quanto ao frio com a iso 5 no norte do país, não se pode dizer que não faça frio para esta altura do ano. Máximas de 16 ou 17 e minimas de 10 é tempo frio para Outubro ou não é?:cold: :cold:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Claro que é uma tendencia, mas já vem em várias saídas, e quanto ao frio com a iso 5 no norte do país, não se pode dizer que não faça frio para esta altura do ano. Máximas de 16 ou 17 e minimas de 10 é tempo frio para Outubro ou não é?:cold: :cold:

Mas essas máximas e mínimas são o que eu poderia esperar para a minha zona tendo em conta estas ultimas saídas acredito que no Norte seja um pouco mais baixo tanto máximas como mínimas na minha zona mínimas ate 10ºC a partir da segunda quinzena já é normal menos que isso já não é e máximas até aos 17ºc tbm não é anormal menos já não é muito normal isto tendo em conta os meus registos dos últimos anos :hehe:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Mas não esquecer que estamos a falar a largo prazo é mto inserto mas como este tópico é para falar de modelos e aquilo está lá é uma tendência temos de falar na tendência;) mas uma coisa é já certa a chuvinha no terça e quarta mais no Norte e Centro o Sul mais uma vez não vai ver muita chuva:mad: depois frio principalmente nas mínimas:thumbsup: :cold:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Mas essas máximas e mínimas são o que eu poderia esperar para a minha zona tendo em conta estas ultimas saídas acredito que no Norte seja um pouco mais baixo tanto máximas como mínimas na minha zona mínimas ate 10ºC a partir da segunda quinzena já é normal menos que isso já não é e máximas até aos 17ºc tbm não é anormal menos já não é muito normal isto tendo em conta os meus registos dos últimos anos :hehe:

Penso que esse tipo de temperaturas é mais para Novembro ou não?
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
A média das máximas para Lx é de 22,4 e para o Porto de 20,9 pelo que podemos já tirar muitas ilações desses valores.

Quanto ás minimas é de 14,6 para Lx e 11,4 para o Porto. Penso que então estes valores de 24 e 25 de máxima, enquandram-se com o normal e os 16 ou 17 da mesma forma. Já as minimas poderão ser baixas para a epoca do ano :cold: :cold: :cold:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Penso que esse tipo de temperaturas é mais para Novembro ou não?

Em Novembro a partir da segunda quinzena já tenho temperaturas na casa dos 13/14/15ºc e mínimas na casa dos 5ºC a 10ºC com um ou outro dia menos frequente a baixo dos 5ªC tive a ver agora nos meus dados antigos já nem me lembrava que podia fazer este frio já daqui a tão pouco tempo:lol: :cold: a primeira quinzena é mto na onda de segunda quinzena de Outubro! Claro que estas temperaturas ocorrem com um A.:sad:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Em Novembro a partir da segunda quinzena já tenho temperaturas na casa dos 13/14/15ºc e mínimas na casa dos 5ºC a 10ºC com um ou outro dia menos frequente a baixo dos 5ªC tive a ver agora nos meus dados antigos já nem me lembrava que podia fazer este frio já daqui a tão pouco tempo:lol: :cold: a primeira quinzena é mto na onda de segunda quinzena de Outubro! Claro que estas temperaturas ocorrem com um A.:sad:


Só tenho registo de dados a partir de Dezembro de 2005 e com alguns meses da primavera e verão em falta.:sad: :sad: :sad: :sad: . Mas as normais do Porto servem bem de referência para a minha zona.:thumbsup:

A média das Máximas de Novembro é de 16,7 para o Porto e a minima é de 7,9
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Só tenho registo de dados a partir de Dezembro de 2005 e com alguns meses da primavera e verão em falta.:sad: :sad: :sad: :sad: . Mas as normais do Porto servem bem de referência para a minha zona.:thumbsup:

A média das Máximas de Novembro é de 16,7 para o Porto e a minima é de 7,9

eu tenho registos desde 98 mas parei no fim de 2003 quando fui para a tropa:sad: claro que sempre tem anos e anos uns mais frios outros menos o clima húmido ou seco tem muita influencia;)
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Ai ai...Se os modelos se verificarem da maneira komo estão a ser apresentados,no início da 2ª quinzena de Outubro começamos MM com muita festa,especialmente a nivel de chuva a apratir do dia 16!!! :cold: :rain: :rain: :rain: :rain: