Previsões segundo os Modelos - Setembro 2005

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Chuva pelo menos até ao dia 3 com uma sucessão de frentes.







 
Última edição:


Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Zico disse:
Boa tarde ! Embora seja uma temática que me interessa, sou um leigo em assuntos relacionados com os deste forum. Contudo, sigo atentamente as trocas de impressões aqui efectuadas. E a última que li do Seringador despertou-me a atenção, pedindo desde já que me elucidassem. É dito: "...é saber que vamos ter mais um ano com o verão de S. Martinho e depois o frio......".
Pois bem, isto significa que que vamos tão somente ter mais um Verão de S.Martinho ou....que vamos ter mais um Inverno "tipo" Verão de S.Martinho (leia-se, seca).
Obrigado.

Antes demais bem vindo à discussão! :D
O denominado Verão de S. Martinho usualmente acontece durante a 1ª e 2ª semana de Novembro e, como o DAN mencionou, o território está sob a influência de um sistema de altas pressões, é um periodo de estabilidade em que os dias de nevoeiro matinal adivinham dias soalheiros!

O frio vem depois evoluindo gradualmente à medida que o fim do mês se aproxima... ;)

Este Inverno vai ser um inverno à antiga.... ou seja um bom Inverno hidrológico! como já tinha indicado em Post anteriores a partir da Lua Nova, virá o Verão de S. Martinho. esta previsão não é baseada em modelos científicos. :w00t:
 

Zico

Cirrus
Registo
28 Out 2005
Mensagens
21
Local
Alfragide
Menos mal...

Obrigado pela resposta. Vamos ver então se a Mãe-Natureza não nos prega mais outra "partida" e nos afasta a chuva que tanta falta nos faz.
Já agora, porque sou um leigo mas com uma enorme vontade de aprender mais sobre este assunto, será possível indicarem-me alguns sites onde exista informação que nos permita aprender mais sobre estes temas ?
Obrigado.