Primeiros Raios Ascendentes são Registados no Brasil [Notícia]

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
o grupo de eletricidade atmosférica (elat) do instituto nacional de pesquisas espaciais (inpe) capturou pela primeira vez imagens de raios ascendentes no brasil. Em apenas vinte minutos, quatro raios desse tipo, que tiveram início a partir de uma das torres situadas sobre o pico do jaraguá, na cidade de são paulo, foram registrados. Segundo os pesquisadores, as observações poderão contribuir para aperfeiçoar as normas de proteção contra raios no país.

"esta é a primeira comprovação de ocorrência de raios deste tipo no brasil", diz marcelo saba, pesquisador do elat e responsável pelas observações. Outra coisa que chamou a atenção foi o alto número de raios para o pequeno intervalo de tempo. Para se ter uma ideia, no empire state building, que tem mais de 100 metros de altura, ocorrem em média 26 raios ascendentes por ano.

A enorme maioria dos raios (99%) é nuvem solo, ou seja, se originam nas nuvens e chegam ao chão. Apenas 1% é ascendente - partem de algum ponto na superfície. Em construções muito altas, essa proporção varia, e o número de raios ascendentes pode superar os raios nuvem solo.

Os raios ascendentes respondem a alterações ambientais produzidas pela atividade humana e se originam em locais muito altos, como torres de telecomunicação, ou para-raios de edifícios.

Os pesquisadores afirmam que estudos poderão estimar qual a frequência e quais as condições (como a altura das estruturas e os tipos de nuvens e tempestades) para que o fenômeno ocorra. A pesquisa também poderá aprimorar os sistemas de detecção de descargas atmosféricas que monitoram a incidência de raios no brasil. Em alguns países, como o japão, raios ascendentes têm trazido grandes prejuízos quando atingem turbinas de geração eólica.

Poucos países possuem imagens deste fenômeno, entre eles os eua, o canadá, o japão e a áustria. Ainda assim, há pouco conhecimento sobre a física e as características dos raios ascendentes, o que torna este registro ainda mais importante para as pesquisas.
raio2cortada.jpg
ESTADÃO.COM.BR
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Muitíssimo interessante, Duarte. Eu adoro esta temática, muito obrigado. :thumbsup:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Ora, esta notícia foi-me enviada por um familiar meu residente no Brasil. Esse familiar meu enviou-me hoje o vídeo desse(s) raio(s):



Bastante interessante a reduzida velocidade do vídeo:thumbsup:
 
Editado por um moderador: