Problemas com WeatherLink

arturjacobus

Cirrus
Registo
15 Ago 2010
Mensagens
13
Local
Sao Leopoldo, RS, Brasil
Amigos, já escrevi algumas vezes neste fórum para lhes relatar o ótimo desempenho de minha estação, uma Davis Vantage Pro2 com um sistema de ventilação interna (24 hour fan-aspirated radiation shield). No final do mês, a estação vai completar um ano de funcionamento, sempre conectada à internet e disponibilizando os dados online.

Meu problema é o software WeatherLink. Nos últimos meses, o software tem deixado de funcionar em horários aleatórios, exigindo que eu reinicie o programa. Isso tem acontecido com uma frequência cada vez maior. Atualmente, o programa "congela", em média, umas quatro a cinco vezes por semana. O problema maior é quando estou viajando, pois fico sem acesso aos dados da estação pela internet (via Weather Underground e Awekas).
Uso a versão 5.9.2 for Windows e o data logger WeatherLink With USB Connection.

Alguém tem experimentado esse mesmo tipo de problema e pode me sugerir alguma ação que possa garantir um funcionamento contínuo do WeatherLink?
Desde já, obrigado.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Isso também acontece com o meu WL mas muito poucas vezes (a última talvez à 3 meses).

Uma forma de aceder ao PC quando não está em casa é por exemplo instalar o TeamViewer no PC para aceder remotamente de qualquer local.

Existem também aplicações para detectar se um programa não está respondendo e força o seu encerramento e reinicio. Não sei agora o nome de nenhuma mas com tempo posso fazer uma pesquisa.

Porque acontece isso? boa pergunta, talvez numa pesquisa nos eventos do Windows encontre uma resposta. Incompatível com outra aplicação, anti-virus, etc...
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Tambem tenho, há mais de 4 anos, a Vantage PRO2 com WeatherLink USB, e tive em duas ocasiões quebras de funcionamento do WeatherLink, dando origem à suspensão de emissão da Estação:
--Até há cerca de dois anos com o Operador (ISP) ONI, linha quebras de emissão muito frequentes, chegando a atingir duas na mesma semana. Após contacto com a ONI, conclui que eram devidas a alteraçao do Número IP, pois tinha IP dinamico e nao fixo , por este ser muito mais caro. Mudei para a ZON Net Cabo e o problema ficou ultrapassado, pois actualmente chego a atingir 2/3 meses sem qualquer quebra com origem no ISP.
--Recentemente, i.é. nos ultimos 6 meses tenho tido algumas quebras do WeatherLink, mas agora motivadas pela ligação TCP/IP usada no APRS Citizen Weather, pois ao tentar ligar ao Server desliga o programa. Isto tem-me levado a suspender a emissão APRS sempre que me ausento.
 

arturjacobus

Cirrus
Registo
15 Ago 2010
Mensagens
13
Local
Sao Leopoldo, RS, Brasil
Hotspot e fsl, obrigado por suas respostas.
Durante vários meses, também não tive problemas. Eles começaram há uns 4 meses, mas o quadro piora a cada semana, com o congelamento do WeatherLink acontecendo cada vez com maior frequência.
Encontrei, em fóruns dos Estados Unidos, reclamações de usuários com problemas similares ao que estou enfrentando com o WeatherLink, mas não identifiquei uma causa ou uma solução consensual.
De qualquer maneira, mudei de 1 para 5 minutos a frequência de upload de dados para o Weather Underground e passei a não mais deixar o "summary" aberto quando não estou usando o PC. Vou experimentar se essas duas medidas, (referidas como bem-sucedidas por alguns usuários do WeatherLink) têm algum efeito positivo. Assim que chegar a uma avaliação conclusiva, volto a compartilhar com os colegas de fórum.
 

arturjacobus

Cirrus
Registo
15 Ago 2010
Mensagens
13
Local
Sao Leopoldo, RS, Brasil
Re: A solução do problema

Amigos:

Após inúmeras experiências de tentativa e erro, buscando isolar variáveis, identifiquei o que estava provocando o periódico "congelamento" do programa WeatherLink. Somente depois que desliguei o upload periódico de dados para os sistemas APRS e AWEKAS, o WeatherLink voltou a funcionar normalmente, sem interrupções. Provavelmente o problema estava na operação de fazer três uploads diferentes a cada cinco minutos. Mantive apenas o upload de dados para o Weather Underground a cada cinco minutos, e o sistema não trava mais.

Agradeço ao HotSpot pela sugestão do programa TeamViewer. Com esse programa, estou conseguindo ter acesso ao meu PC remotamente, mesmo pelo celular (ou telemóvel).