Projecto datalogger do Dave

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Bem, cá regresso eu a esta casa, com um projecto que para principio me vai resolver os problemas de falta de tempo.

Trata-se de um datalogger de temperatura, capaz de armazenar 5mil dados e funcionar mais de 1mês e meio, sem necessidade de trocar baterias.

O interface vai ser bastante amigável e simples. Vai ser necessário apenas um cabo USB, um programa bastante pequeno e um ficheiro excel, para extrair e tratar de imediato os dados.

Estou a planear fazer uma amostra de temperatura a cada 15min, o que significa que os meus resumos mensais irão contar com cerca de 2 900 dados.

Quanto ao abrigo do sensor, vou usar cerâmica tipo os pratos das chávenas de café (talvez um pouco maior), para fazer o RS.

O sensor é um DS18S20+, tecnologia militar da MAXIM.
Foi o sensor que consegui arranjar a custo zero, pois foi oferta da própria MAXIM. Eles têm outros melhores, este infelizmente tem um step minimo de 0,5ºC. Mas "a cavalo dado não se olha a dente" :D. De futuro, noutras versões deste datalogger, vou-me recorrer de outros sensores.



Podem acompanhar o desenvolvimento do projecto neste link: http://blogoengenhocas.blogspot.pt/search/label/Proj. datalogger


Desde já podem ver os últimos testes, feitos durante as 2 noites passadas.


Deixo a nota de que a reportagem na TVI nada tem a ver com o meu regresso :lol:. Como podem ver no blog, já o planeava há algum tempo.



Outras engenhocas em: http://blogoengenhocas.blogspot.pt/




:thumbsup::thumbsup:
 


amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
:thumbsup: Força nisso, já pensei em criar mini-dataloggers para largar aí pelos vales em dias frios para ver onde é que a temp baixa mais.

Estás a usar algum RTC ou sabes que X tempreatura foi a hora Y porque contas os segundos?
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
O RTC ia aumentar o custo do protótipo inicial.

Neste momento estou a fazer leitura a cada 30s, contando oscilações de clock.
Na versão final (menos de um mês) vou recorrer a um cristal de 32,768KHz para temporizar períodos de 15min. Assim, por exemplo, a 3ª leitura equivale a 45min após ter sido accionado o circuito.


Quanto à ideia dos "mini-dataloggers" há alguns aspectos técnicos a ter em conta antes de os "largar" e a box com o circuito deve ficar enterrada para uma maior estabilidade de temperatura para o circuito. Não há muitos CI's baratos (comuns à minha carteira) que permitam funcionamentos confiáveis com temperaturas abaixo nos 0ºC :cold:.
Assim é preferível estudo de micro-climas durante um mês, do que apenas durante uma noite... mas também é possível fazer!

Estou mais preocupado com o alojamento do circuito, do que qualquer outra coisa...


Para iniciar o desenho da PCB só me falta a chegada do conversor USB-serial para colocar as furações correctas.



Abraço :thumbsup:
 

amando96

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2010
Mensagens
966
Local
Düsseldorf
"largar" como quem diz :D também tinha de ter em conta o orvalho e afins, há caixas estanque que se usam para RC que devem ser boas para isto.

RTCs também se arranjam oferecidos no mesmo sítio desse termómetro :)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
RTCs também se arranjam oferecidos no mesmo sítio desse termómetro :)

Sim sim, eu sei, mas vai ficar para outra versão.

Por agora vou apriorar ao máximo a poupança de energia, de forma a que não gaste mais que 1A por mês e assim até pilhas dos chineses servem para o colocar em funcionamento.
 

asena

Cirrus
Registo
4 Set 2012
Mensagens
2
Local
Paço de Arcos
Sim sim, eu sei, mas vai ficar para outra versão.

Por agora vou apriorar ao máximo a poupança de energia, de forma a que não gaste mais que 1A por mês e assim até pilhas dos chineses servem para o colocar em funcionamento.


olá David,

vai colocando resultados!

;)
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
E que tal, tens dados concretos ?

Sim está lá no blogue.

Infelizmente, não consigo colocar imagens muito grandes, por isso têm de confiar em mim :D.

Mas tal como disse lá, ás 19h e apesar do RS estar colocado não da melhor forma, tinha uma temperatura bastante próxima da registada pelo IM em Castelo Branco, a 30km linha recta de mim.

Hoje está calmo e não tenho muito vento de norte (direcção Serra da Estrela), por isso é uma boa alguma para comparar estas medições.

A cerâmica é muito boa para este tipo de coisas...
Quando estava a tentar furar (missão impossivel ehehe) além de estragar 2 brocas de pedra notei que quando tocava no local onde estava a broca estava quente, mas do outro lado estava normal... como se nada fosse.

Isto dá-me alguma segurança para dizer que com Sol directo e apenas com 2 pratos, os valores serão bastante precisos e a temperatura medida será a do ar em redor e não do aquecimento da cerâmica pela incidência do Sol.


:thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
A correr bem, neste momento já deverei contar com cerca de 1900 registos.

Foi colocado num local estratégico para medir as temperaturas minimas de um local com microclima (um vale, onde costumo ter sempre -5º do que aquilo que registava em casa) especial.

Dia 1 ou 2 de Janeiro vou fazer a recolha do equipamento e então colocar fotos do local, assim como a localização.


Loading-Data-e1300217386972.png



http://blogoengenhocas.blogspot.pt/search/label/Proj. datalogger
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã