Projecto de anemómetro autónomo OPENSOURCE SIGFOX

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Participo (muito modestamente) num projecto de um anemómetro totalmente autónomo baseado num Davis 6410.
Totalmente independente de uma ligação WIFI/Internet ou de uma fonte de energia e em OPENSOURCE, portanto com livre difusão.

IMG_20210328_194205.thumb.jpg.0ba58e89919f1841216a8bac39b957a5.jpg


IMG_20210330_155618.thumb.jpg.97a0f015beb68846a4a120d293a8b70d.jpg


A transmissão é baseada em SigFox, rede de longo alcance com baixo consumo.
Em Portugal, temos uma cobertura relativamente boa do SigFox
Também existe Lora, mas não existe nenhum operador Lora em Portugal, pelo que é necessário um gateway ou uma abertura num LoraWan. Para mim, isto não é uma solução.
Foram montados alguns protótipos, alguns já se encontram em fase de teste.
A minha cópia está brevemente disponível, não vou instalá-la em casa, o objectivo é testá-la em condições extremas. As medidas serão visíveis: https://www.openwindmap.org/
Quando os testes forem concluídos, outros sítios serão visíveis https://www.spotair.mobi/, e outros em estudo
Assim, procuro um lugar sujeito a ventos muito fortes, li aqui discussões sobre Cascais, por exemplo @jonas_87 (? ).

Para realizar este teste, são necessárias algumas condições :
1/ Uma cobertura SigFox (ver o mapa de cobertura) https://www.sigfox.com/en/coverage
2/ Um lugar sujeito a ventos fortes e regulares
3/ Uma montagem correcta (sem fixação com cordas, fio, etc...)
4/ Uma pessoa com a possibilidade de se deslocar no local de instalação para intervir em caso de problema (reiniciar, para me devolver em caso de grandes avarias,?) É um protótipo

Eu financio o anemómetro, caixa, SigFox, ... Se a pessoa ou grupo de pessoas pudesse tomar conta do mastro e da sua montagem, seria bom.
Penso que este projecto tem muitas vantagens para o terreno particular de Portugal.

Espero que suscite interesse.
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Sem dúvida que Alcabideche e outros locais nas encostas Sul da Serra de Sintra são um dos melhores locais para teste. ;) @jonas_87

Boa noite,

Sim, vamos ver se ele passa por cá.
Mas eu tenho um prazo a cumprir, tenho de apresentar um local até segunda-feira.
O iniciador do projecto mantém o controlo sobre o seu projecto.
@Anticiclone Açores tinha-me proposto uma instalação nas ilhas, mas a rede SigFox está em implantação.
Depois de verificar a cobertura (até à data) é quase zero, existem apenas dois gateway The Things, mas com antenas interiores, pelo que será impossível pendurar um sinal.

A tecnologia IOT (SigFox, Lora, The Things Network) é a solução em muitas configurações.
A nível amador, não está muito difundido, mas Barani desenvolveu o conceito para competir com as estações meteorológicas "clássicas 3G/4G".
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas @Toby

Muito interessante esse projecto, cá como é sabido é vento até dizer chega, e sim ha uma área considerável com vento extremo.
Caso se avance com isso é preciso instalar muito bem pois o vendaval por cá não brinca...
Olha isso de escolher o local não é assim tão simples, teríamos de ter autorizações como é lógico. A meu ver a Cascais Ambiente seria uma boa aliada já que faz manutenção do Parque natural Sintra Cascais, isto caso se queira instalar nas zonas mais extremas. A ser em zonas urbanas como Alcabideche é apresentar o projecto talvez à própria CM Cascais.
Vou falar com @criz0r que é uma das pessoas com noção da distribuição do vento por cá, fruto de várias medições feitas no ano passado.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas @Toby

Muito interessante esse projecto, cá como é sabido é vento até dizer chega, e sim ha uma área considerável com vento extremo.
Caso se avance com isso é preciso instalar muito bem pois o vendaval por cá não brinca...
Olha isso de escolher o local não é assim tão simples, teríamos de ter autorizações como é lógico. A meu ver a Cascais Ambiente seria uma boa aliada já que faz manutenção do Parque natural Sintra Cascais, isto caso se queira instalar nas zonas mais extremas. A ser em zonas urbanas como Alcabideche é apresentar o projecto talvez à própria CM Cascais.
Vou falar com @criz0r que é uma das pessoas com noção da distribuição do vento por cá, fruto de várias medições feitas no ano passado.

Boa noite,

Obrigado pela vossa reacção, parece-me prematuro pedir autorização, permissão, ... nesta fase do projecto.
É um protótipo com os riscos envolvidos.
Terei 2 exemplares, para um tenho de encontrar um anemómetro Davis.
Para esta primeira fase de teste (outras serão em França) a importância de um vento constante.
Nesta fase do projecto, estava a pensar nas pessoas deste fórum (ou num dos seus conhecidos) para se encarregarem da instalação, ainda não estamos na fase de pesquisa do registo histórico dos ventos.
Estou a financiar os dois protótipos, mas o meu orçamento não é infinitamente expansível.
Esta técnica tem grandes possibilidades, e espera por um desenvolvimento em Portugal.
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Que bela engenhoca @Toby :thumbsup:. Uma maravilha destas instalada nas Almoinhas Velhas (Sintra), a levar pancada de 100km/h quase todos os dias daria uns registos "fabulásticos" e iria surpreender muita gente.
 
  • Gosto
Reactions: Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Que bela engenhoca @Toby :thumbsup:. Uma maravilha destas instalada nas Almoinhas Velhas (Sintra), a levar pancada de 100km/h quase todos os dias daria uns registos "fabulásticos" e iria surpreender muita gente.

Bom dia,

Esse é o objectivo! ;) Como é autónomo, não necessita de Internet nem de alimentação eléctrica, pode ser colocado e deslocado sem quaisquer restrições importantes.
Tudo o que precisa é de um sinal SigFox:

2021-05-18_07-14-43.jpg


Penso que isto é bom, excepto num ponto (alívio?)
Em casa, tenho um LQI de 1 e ele passa, quando foi colocado em função (ver foto de 12/05) eu tinha um LQI de 0 mas enviado sem preocupações.

2021-05-18_07-30-27.jpg


Agora, seria necessário que as pessoas que vivem na zona encontrassem um lugar para a colocar.
As pessoas de língua portuguesa passarão um tempo mais fácil do que eu. ;)
Peço como condição: uma colocação correcta (não montagem com cordas) e uma pessoa que a possa reiniciar e enviar-me de volta em caso de problemas.
Agora deixo a palavra aos interessados.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

Esse é o objectivo! ;) Como é autónomo, não necessita de Internet nem de alimentação eléctrica, pode ser colocado e deslocado sem quaisquer restrições importantes.
Tudo o que precisa é de um sinal SigFox:

2021-05-18_07-14-43.jpg


Penso que isto é bom, excepto num ponto (alívio?)
Em casa, tenho um LQI de 1 e ele passa, quando foi colocado em função (ver foto de 12/05) eu tinha um LQI de 0 mas enviado sem preocupações.

2021-05-18_07-30-27.jpg


Agora, seria necessário que as pessoas que vivem na zona encontrassem um lugar para a colocar.
As pessoas de língua portuguesa passarão um tempo mais fácil do que eu. ;)
Peço como condição: uma colocação correcta (não montagem com cordas) e uma pessoa que a possa reiniciar e enviar-me de volta em caso de problemas.
Agora deixo a palavra aos interessados.

O membro @jonas_87 mora relativamente perto da zona que falei, o cerne da questão, prende-se com o facto de o local onde habitualmente recolhemos os registos, ser extremamente agressivo, estamos a falar em velocidades sustentadas de 80/90km/h com picos de rajadas possivelmente superiores a 120km/h durante horas a fio. Este fenómeno é pouco conhecido e infelizmente há quem oiça falar e o menospreze, até ao dia em que fizerem observações in situ.

Na eventualidade de se pensar em instalar este aparelho, teria de ser algo muito bem ponderado e uma montagem a roçar a perfeição, dado que este fenómeno não é brincadeira nenhuma.. eu que o diga que a ultima vez fui parar em cima de umas rochas..
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
O membro @jonas_87 mora relativamente perto da zona que falei, o cerne da questão, prende-se com o facto de o local onde habitualmente recolhemos os registos, ser extremamente agressivo, estamos a falar em velocidades sustentadas de 80/90km/h com picos de rajadas possivelmente superiores a 120km/h durante horas a fio. Este fenómeno é pouco conhecido e infelizmente há quem oiça falar e o menospreze, até ao dia em que fizerem observações in situ.

Na eventualidade de se pensar em instalar este aparelho, teria de ser algo muito bem ponderado e uma montagem a roçar a perfeição, dado que este fenómeno não é brincadeira nenhuma.. eu que o diga que a ultima vez fui parar em cima de umas rochas..

Boa tarde @criz0r @jonas_87

O primeiro passo é tentar encontrar alguém que o possa colocar durante alguns dias, mesmo que as medidas não sejam boas. Precisamos de assegurar uma ligação SigFox.
Lembro-me de ver fotos da zona com casas, alguma pista para explorar?
Depois disso, será o passo para finalizar uma colocação sustentável com um reforço.

2021-05-21_19-44-19.png


Tenho um segundo protótipo, mas preciso de encontrar um anemómetro. Pensei em utilizar um Sonic mas tenho dúvidas sobre o fornecimento de energia ao Sonic.

Para informação: Sigfox emite um sinal de 10 em 10 minutos.
Em cada sinal, há duas divisões de 5 minutos.
Cada divisão de 5 minutos tem quatro valores: um valor mínimo, um valor médio e um valor máximo após uma amostragem de 3 segundos e a direcção.

2021-05-21_19-41-35.png