Projecto MeteoGorda - Estação Meteorológica Cabeça Gorda, Torres Vedras

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Nasceu o MeteoGorda, com uma estação Oregon WMR-200, localizada na aldeia de Cabeça Gorda, freguesia de Campelos, concelho de Torres Vedras.
O "embrião" do projecto pode ser visto em http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IPORTUGA81

e com os alicerces em http://meteogorda.webnode.com/

Muitos parabéns por mais um espectacular projecto. :thumbsup:

Tem apenas atenção em encontrar um abrigo para o termo-higrómetro, tiveste uma máxima completamente irreal para o local em causa.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Obrigado a todos pela recepção! Como disse ao princípio o projecto está embrionário. E, em primeiro lugar, com maior urgência é construir ou adquirir um radiation shield e aumentar a resolução do pluviómetro. Quanto ao primeiro não tenho jeitinho nenhum para bricolage e um orçamento apertado mas quanto ao segundo vi no meteoclimatic uma sugestão simples para resolver esse problema.

Mas devia em primeiro lugar ter descrito o equipamento :) :

Oregon WMR-200
Termómetro
Higrómetro
Anenómetro
Pluviómetro
Sensor UV

Tudo ligadinho a uma «Sheevaplug» "flashada" com o Meteohub (aliás não compensa adquirir uma sheevaplug com o meteohub inserido, pois ainda que ao princípio pareça difícil, acaba por ser relativamente simples seguir as instruções da página do Meteohub.)

A estação está localizada a 7.5 km da costa, a cerca de 110m de altitude.

Já agora, não sabem se alguém vende um radiation shield artesanal? É que não tenho mesmo jeitinho para a bricolage :rolleyes:

E
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Tudo ligadinho a uma «Sheevaplug» "flashada" com o Meteohub (aliás não compensa adquirir uma sheevaplug com o meteohub inserido, pois ainda que ao princípio pareça difícil, acaba por ser relativamente simples seguir as instruções da página do Meteohub.)

Que eu saiba és a primeira pessoa a usar um Sheevaplug por aqui, e parece-me pelo que tenho lido é uma boa opção. Há várias pessoas no fórum com estações que se calhar também estariam interessados em usar essa solução.

Será que podes partilhar a tua opinião sobre a mesma ? Quanto custou ? Compraste na NewIT ou alguém vende em Portugal ? Optaste por comprar a versão sem pré-instalação do Meteohub, mas dá muito ou pouco trabalho flashar, compensa a relativa pouca diferença de preço ? E depois de estar em operação, tem-se mantido estável a actualizar dados, recupera bem se houver quebras de Net, etc ? O Linksys já tem dado problemas regulares e bastante chatos a algumas pessoas, estamos com curiosidade de saber como se comporta essa alternativa para o meteohub.

Se puderes partilha a experiência num tópico novo dedicado ao Sheevaplug.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Muitos parabéns pelo projecto, é uma estação quase vizinha da minha (actualmente off-line devido a uma avaria do disco do PC).
Assim que montar o pc novo volto a enviar os dados para o Wunderground e ficamos com um comparativo.
Se quiseres, ainda cá tenho as varas e parafusos e porcas que comprei quando pensei em fazer o meu RS, mas como acabei por comprar uma Davis VP2 acabou por não ser preciso.
O sheevaplug é uma boa ideia, tenho de ver como funcionar com as VP2 que assim evitava ter um pc desktop sempre a trabalhar 24/7.
Abraço!
Jorge Antunes
 

usoldier

Cirrus
Registo
1 Out 2010
Mensagens
60
Local
Lourinhã
Parabens , eu já seguia a tua estação no WU :D eu moro a uns 6km de ti espero que um dia possamos trocar ideias.
Também vou ter estação em breve assim somos 2 aqui para a zona :D :thumbsup:
 

usoldier

Cirrus
Registo
1 Out 2010
Mensagens
60
Local
Lourinhã
Muitos parabéns pelo projecto, é uma estação quase vizinha da minha (actualmente off-line devido a uma avaria do disco do PC).
Assim que montar o pc novo volto a enviar os dados para o Wunderground e ficamos com um comparativo.
Se quiseres, ainda cá tenho as varas e parafusos e porcas que comprei quando pensei em fazer o meu RS, mas como acabei por comprar uma Davis VP2 acabou por não ser preciso.
O sheevaplug é uma boa ideia, tenho de ver como funcionar com as VP2 que assim evitava ter um pc desktop sempre a trabalhar 24/7.
Abraço!
Jorge Antunes

sr Jorge Antunes podemos saber qual a localização da sua estação ?
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
sr Jorge Antunes podemos saber qual a localização da sua estação ?

Viva!
A estação actualmente está offline porque o disco do meu pc avariou :angry::angry::angry::angry::angry: e estou a equacionar montar uma nova máquina e talvez adquirir um(a) sheevaplug ou semelhante para não depender do pc desktop para enviar os dados para a net.
De qualquer modo fica aqui o link para a estação.