Projecto Proclira

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Encontra-se disponível no site www.proclira.uevora.pt, na "Área Educação", uma série de módulos sobre os mais variados temas relacionados com meteorologia/climatologia. Por enquanto estão três módulos disponíveis: "Atmosfera"; "Radiação Solar e Terretsre"; "Circulação Geral da Atmosfera".
Vale a pena consultar! Informação muito acessível e de qualidade.:thumbsup:
 


jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
5* :thumbsup:
 

mvbueno

Cirrus
Registo
2 Nov 2007
Mensagens
44
Local
Maringá - PR - Brasil
Todo projeto que incentiva a importância do clima e do ambiente é sempre bem-vindo! Ainda mais fornecendo esses materiais online de grande qualidade então... nem se fala!!

Muito bom o site!! Conhecendo mais, publique-os para nós ;)
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Chamo mais uma vez a atenção para o site do projecto proclira: www.proclira.uevora.pt
Além da disponibilização de dados on-line (nas escolas já equipadas com EMA's), há um espaço de aprendizagem com disponibilização de informação vária. Os constragimentos (entenda-se, falta de €€€€) têm atrasado a actualização do site, mas essa actualização vai ocorrer. Em Julho terei a minha formação, de acordo com o plano disponibilizado na página inicial.
Boas observações!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Chamo mais uma vez a atenção para o site do projecto proclira: www.proclira.uevora.pt
Além da disponibilização de dados on-line (nas escolas já equipadas com EMA's), há um espaço de aprendizagem com disponibilização de informação vária. Os constragimentos (entenda-se, falta de €€€€) têm atrasado a actualização do site, mas essa actualização vai ocorrer. Em Julho terei a minha formação, de acordo com o plano disponibilizado na página inicial.
Boas observações!

Tem um fórum interessante, onde já me inscrevi.
Bom site, obrigado pela sugestão. :)
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Boa tarde!
Terminei hoje a minha Formação em Meteorologia para Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário das Escolas Parceiras do Projecto Proclira. Foram 4 dias muito intensos, mas em que se aprendeu muito! Tive o prazer de ter um módulo da formação ("O Sistema Climático e o Clima") dado pelo Prof. Dr. João Corte-Real, da Universidade de Évora; outros módulos("Meteorologia sinóptica e interpretação de cartas meteorológicas") estiveram a cargo dos Meteorologistas Sérgio Ferreira e Luís Serrano (este último conhecido de todos pelas apresentações das previsões do tempo na RTP!). Houve, ainda, módulos sobre aspectos gerais da atmosfera terrestre, a cargo da Professora Célia Gouveia, da EST Setúbal.
Enfim, foi uma formação extremamente enriquecedora, em especial para mim que me interesso muito por estes temas!
O site do projecto www.proclira.uevora.pt disponibiliza já dados de observação em tempo real (EMA's das Escolas de Moura e Vila Franca).
Continuação de um bom verão!
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Já consegui "extrair" os primeiros dados da estação meteorológica instalada na Escola Secundária da Moita. Esta estação está a aproximadamente 2800 metros NO da minha.

Segundo os últimos dados disponíveis no Proclira, hoje às 12:10, fica uma comparação entre as duas estações.

PROCLIRA / METEOMOITA.COM
28.4 °C / 31.6 ºC
40 % / 37 %
11 km/h / 13 km/h
341 ° / 276 º
0.0 mm / 0.0 mm
1018.1 hPa / 1018.2 hPa

Nota: Corrigi os valores porque não reparei que eram 12:10 UTC

Prof Bio Geo: Sabe-me dizer qual é a marca e modelo das estações instaladas nas escolas?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aproveito também para endereçar algumas questões deste projecto que parece cada bastante interessante.

a) Há planos para colocar os dados online de outra forma, por exemplo em agregadores como o Wunderground ou Meteoclimatic ? Ou pelo menos haverá planos para os sites fornecerem um feed XML com os dados de todas as estações ? Já em outras ocasiões referi que há imensas estações e mesmo redes de estações em Portugal, desde oficiais, académicas, amadoras ou ligadas a sectores como o hidríco e a agricultura, e que é uma pena que todos estes dados não estejam integrados num sistema para melhor serem aproveitados dum ponto de vista global.

b) Apenas por curiosidade, qual é o envolvimento do IM no projecto ? (pergunto porque vi um endereço email do IM numa mensagem de erro)