Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

Pois é... foi um grande melão quando ali chegámos , ver a estação ali quase colada ao chão...enfim ridículo no mínimo.
Esta situação não belisca em nada a nossa pesquisa na área e respectivo mapeamento das zonas mais gélidas , pois os relatos são muitos e os registos já são alguns, a região é sem dúvida muito fria.
No anoitecer de sábado, eu, @criz0r e outro antigo membro do fórum fomos ao vale da Apostiça registar a inversão térmica local.
(Enfiamo-nos no mato, pois da estrada para o meio do vale com um desnível de 3 metros, registámos diferenças de 1,5 graus)
Aquilo é mesmo impressionante, 2,5ºC pela 18h37m , e são mais impressionantes até pelo facto de ter estado uma tarde com lestada, o que logicamente retardaria o ritmo do arrefecimento noturno. O vento caiu e a inversão violenta apareceu logo num ápice.
Dos anos que levo disto posso garantir que é das inversões mais fascinantes que alguma vez presenciei, felizmente estamos a investigar em conjunto e temos muito bom material para o efeito.
Bom dia,

Não sou muito entendido, mas a primeira coisa que me saltou logo à vista foi a humidade sempre nos 100% ou próximo disso... Depois o vento também achei um pouco estranho muito constante e fraco...

Posso estar errado, mas parece-me que passa logo ao lado uma ribeira, não vos parece?

Depois realmente a forma como está instalada...mas sim não deixa de ser uma zona interessante, assim que nos afastamos de Sesimbra e entramos pinhal a dentro, UPA UPA.

Parabéns mais uma vez pelas partilhas, tem que se tentar mesmo avisar o proprietário

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk
 


Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,664
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Valores de -7.3°C esta noite, em dois pontos distintos, mas próximos,do vale do Rio Sátao(a azul) e um afluente(a vermelho).
Mais um candidato sério a zona com mínimas mais baixas do concelho de Viseu.
IMG_20230131_115457.jpg
IMG_20230131_115046.jpg

Coloquei os sensores a 1.60m de altura +/-
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa tarde.

Ontem foi a noite ideal para tirar umas teimas, principalmente ao mal amado Parral.

Em 1º lugar, o destaque vai sem sombra de dúvida para o Vale do Alambre, um local já muito falado aqui no Fórum e de facto não desiludiu, antes pelo contrário.

Registo brutal de -2.3ºC ainda antes da meia noite, a poucos metros do Parque de Merendas (Para quem conhece a zona, situa-se perto do YMCA Camp Alambre).
Infelizmente, não houve possibilidade de medir a temperatura junto à ribeira, porque estavam uns movimentos algo estranhos no Parque e preferimos não arriscar.

Alambre.png


E finalmente, tantas questões que entretanto se colocaram, em relação ao local onde se encontra instalada a Estação do Parral, creio que as dúvidas ficam dissipadas com os registos obtidos ontem.

MeteoTracker:

parral 2.png


Termómetro Digital Auriol (Hora exacta da medição era 00h:15m e não a que está indicada na foto):

IMG_20230202_001404.jpg


Temperatura na Estação do Parral à mesma hora:

Screenshot_2023-02-02-00-14-45-667_com.android.chrome.jpg


Concluímos que a Estação do Parral, pelas condições em que se encontra instalada, apresenta um desvio entre -1ºC a -1.5ºC mais coisa menos coisa.
É efectivamente uma zona muito fria, mas as temperaturas da Estação são claramente influenciadas pela proximidade ao solo (Entre 30 a 40cm) e pelo facto de ter sido colocada, lado a lado com uma linha de água.

Por fim, deixo aqui mais um registo notável da Apostiça pelas 01h:20m:

Screenshot 2023-02-02 121544.png
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Trabalho brutal de investigação @criz0r .:bombar:
No Alambre a coisa é efectivamente espectacular, analisando o curvas de nível ao detalhe, a dinâmica do ar frio será mais ou menos esta:





Aquele afunilamento do vale e com paredes rochas, são mel para inversão térmica local.
Tem, aliás, uma morfologia muito semelhante a Aljezur, com a estação do IPMA colocada precisamente na zona de afunilamento da várzea.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tem, aliás, uma morfologia muito semelhante a Aljezur, com a estação do IPMA colocada precisamente na zona de afunilamento da várzea.
Precisamente.
Aliás, a estação está num sítio incrível pois está numa zona de transição de várzea para vale. Ali no número 2.


Jorge, tenho muita curiosidade em saber o padrão térmico na zona 3 e 4, são locais que podem bater os registos de Aljezur, não ficaria nada surpreendido.
Enfim, uma zona incrível no que diz respeito a esta temática.

 
Última edição:

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Precisamente.
Aliás, a estação está num sítio incrível pois está numa zona de transição de várzea para vale. Ali no número 2.

Jorge, tenho muita curiosidade em saber o padrão térmico na zona 3 e 4, são locais que podem bater os registos de Aljezur, não ficaria nada surpreendido.
Enfim, uma zona incrível no que diz respeito a esta temática.
Pena tenho de ir lá agora muito poucas vezes, e sempre fora desta época. Passei muitos meses nessa região até 2016. Presenciei muitas vezes essa inversão, mas apenas com o sensor do carro. Que pela semana do Natal de 2006 chegou a registar -7ºC, nunca esqueci pela surpresa que foi, no primeiro carro que os meus pais tiveram com sensor. Hoje em dia com um sensor a sério, haveria ali muito local para explorar, um estudo facilitado pelo facto de teres uma estação oficial para comparar valores. O vale do rio Seixe que desagua na praia de Odeceixe também parece ter muito potencial em alguns pontos.

PS: Fui ver agora por curiosidade a sinóptica dessa altura, e bate certinho:

rbtrOC3.png
 

Urriellu

Cirrus
Registo
28 Dez 2014
Mensagens
82
Local
Coimbra, Rio Tinto
Topem-me lá estes vales/depressões *completamente fechadas* :w00t: (segundo o Gmaps, pelo menos) na Beira Baixa.

Tamanho considerável e solo sem vegatação de grande porte em muitos sítios.

39.686398, -7.197242

vales inversão térmica beira baixa 1.PNG
vales inversão térmica beira baixa 2.PNG


39.781263, -7.095816

vales inversão térmica beira baixa 3.PNG
vales inversão térmica beira baixa 4.PNG


Eu costumo dizer que esta zona Sudeste do Distrito de Castelo Branco é o faroeste Português. :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Topem-me lá estes vales/depressões *completamente fechadas* :w00t: (segundo o Gmaps, pelo menos) na Beira Baixa.

Tamanho considerável e solo sem vegatação de grande porte em muitos sítios.

39.686398, -7.197242

Ver anexo 4878Ver anexo 4879

39.781263, -7.095816

Ver anexo 4880Ver anexo 4881

Eu costumo dizer que esta zona Sudeste do Distrito de Castelo Branco é o faroeste Português.
Neste caso será o "farleste", porque não fica a oeste. :D
 

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
374
Local
Coimbra
Colegas acordei com uma ideia interessante: a Xiaomi tem 1 termo com bluetooth em q regista os valores horarios da temp e humidade, e depois é só aceder aos registos na app.

Tenho 1 dentro do carro e a temp mais alta registada foi em Agosto com 70.2ºC (dia de calor intenso e a cor preta tamb não ajuda).

É este https://www.kuantokusta.pt/p/198441...e-temperatura-e-humidade-c2-display-nun4126gl

Estava a pensar usar um desses como datalogger num sitio especifico aqui do burgo devidamente bem colocado e abrigado de mãos com cola. O que acham?
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Colegas acordei com uma ideia interessante: a Xiaomi tem 1 termo com bluetooth em q regista os valores horarios da temp e humidade, e depois é só aceder aos registos na app.

Tenho 1 dentro do carro e a temp mais alta registada foi em Agosto com 70.2ºC (dia de calor intenso e a cor preta tamb não ajuda).

É este https://www.kuantokusta.pt/p/198441...e-temperatura-e-humidade-c2-display-nun4126gl

Estava a pensar usar um desses como datalogger num sitio especifico aqui do burgo devidamente bem colocado e abrigado de mãos com cola. O que acham?
Faz uma aferição com um ou mais termómetros de outros tipos, para ver qual a precisão e em que condições está a registar a temperatura do ar ou se está a ser influenciado pelo tipo de caixa (preta) e sensibilidade a radiação directa ou reflectida.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,295
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
@Cadito isto anda muito parado...
O @jonas_87 é um dos membros com mais conhecimentos e experiência neste campo, além de muitas outras notáveis contribuições. No meu entender, o seu afastamento, que todos esperamos temporário, fez diminuir a actividade geral sobre este tema das inversões.