Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O problema não são os kms mas sim o material que o mais provável é ser fanado :p.

Cheleiros não é mau, o problema é que há imensos terrenos agrícolas, não há muito sitio onde colocar o sensor sem ser visto.

Quando falei nos kms, era na perspectiva de ir a um sitio com minimas mais baixas que a zona da varzea da Granja do Marquês.
Quanto ao Cheleiros ,no mês passado fiz algumas medições num sector do vale mais afastado da area habitacional (aldeia do Cheleiro), se seguires a estrada que liga Cheleiros a Carvalhal, tens montes de spots onde podes colocar lá sensor/datalogger.

Fiz as medições nesta zona,aqui a inversão é mais intensa do que na zona da ponte, o que é normal, aquilo é muito casa junta nas encostas, principalmente a vertente sul.

https://www.google.com.br/maps/@38....ata=!3m4!1e1!3m2!1sifPipu3E9MNUg4OSwV6T2g!2e0
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Excelente valor, temos é que descontar algumas decimas ou ate mesmo 1ºC, devido ao sensor ter estado desprotegido da humidade.
Vais claramente registar minimas bem negativas lá para dia 7/8/9 de Dezembro.
 
  • Gosto
Reactions: nelson972

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,

Se tudo correr bem, no próximo Sábado(dia 6) vou instalar um sensor e datalogger, num ponto que é um dos mais frios do concelho de Mafra, isto segundo os meus familiares e agricultores da região.
O objectivo é registar as temperaturas minimas do dia 7 e 8 do presente mês, e com o auxilio do datalogger perceber a intensidade da inversão.

O vale do rio Cuco inicia-se na zona da tapada de Mafra, e termina na praia da ribeira d´ilhas.
O sensor será colocado na cota 35 m, a uma distância de 3,7 kms do mar, numa área onde existe a confluência de uma ribeira (do Pereiro) e na proximidade de um valeiro. O vale tem orientação E-O, as vertentes apresentam desníveis na ordem dos 100-120 metros.

152m1hv.jpg


Linha vermelha- Rio Cuco
Linha azul- Rio Pereiro
Linha Amarela- riacho proveniente do valeiro
Área oval - Zona de análise

w8vtpx.jpg


Como vou fazer o registo habitual no 2ºlocal de seguimento, vai ser interessante comparar as minimas dos dois vales, que distam entre eles 2 kms.
Vamos ver como corre, nao quero levar nenhum tiro de um agricultor lá no vale do cuco. :D

Enganei-me, segundo a carta, o local onde vou instalar o sensor/datalogger fica exactamente onde ocorre a confluência de 3 linhas de água, ou seja, melhor ainda.


2dw8007.png
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Caso houvesse disponibilidade/Interesse, seria excelente que mais membros conseguissem colocar sensores em áreas de vale com potencial neste f.d.s prolongado e partilhassem por aqui os registos das minimas.
 

nelson972

Cumulus
Registo
22 Abr 2010
Mensagens
355
Local
Mira de Aire
Fui hoje substituir a protecção do sensor por um tubo de cartão revestido a alumínio, com aproximadamente 12 cm de altura e 5 cm de diâmetro.
A leitura indicava -0.3 ext e 1,3 int. (o aparelho esta dentro da caixa original e com um invólucro impermeável por fora).
Domingo de manha volto ao local.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas!
Após um estudo no google earth e na carta militar, decidi instalar um sensor auriol numa zona aqui perto de casa ontem ao final da tarde.

Passam por lá vários ribeiros que descem a serra desde a lagoa , até se juntarem ao rio de canelas.
(zona com cota mais baixa cerca de 150m assinalada vermelho)
EI9wP4F.jpg


É um local abrigado(principalmente a SE/NE/N) .
Também é muito arborizado que potência/acelera o arrefecimento noturno .
aHnPM2t.jpg




Fotos:
>A caminho do local
6RRKhVJ.jpg

pwPkEGZ.jpg


yhEM6aG.jpg


> Descendo para zona mais baixa , notável a verdura mais "viva" e zona bastante mais fria e húmida .
PlxCBqn.jpg

sdecTyA.jpg


ZWgs5Ix.jpg



> Já lá em baixo , bastantes riachos e poças água.
MVYq2dy.jpg

eKFk5jH.jpg


> Intalar sensor:
skMST9w.jpg


Resultado final:
A minima na minha estação Davis foi de 2,4ºC , não desceu mais por culpa do vento moderado presente durante noite.
No local , fui ver o sensor agora e registou minima de 0,8ºC:cold::w00t:
(Isolei as entradas traseiras do sensor com fita cola e mesmo assim registou 2,1ºC)
Z0yeNMQ.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Como tinha referido anteriormente, lá fui instalar o sensor e datalogger no local em questão, vale do Rio Cuco(Mafra).
O caminho de terra batida é excelente, practicamente consegui levar o carro á zona onde instalei os aparelhos.
Fiquei surpreendido com o potencial da zona, assim que lá(16:10) cheguei o ar ja estava bastante fresco, 11ºC e humidade elevada, a inversão já tinha comecado algum tempo dado que o vale estava a sombra ja algum tempo.

Fotos:

Nesta ponte é onde ocorre a confluencia das linhas de água, la ao fundo, o valeiro, fiquei surpreendido com tamanha inclinação da vertente.
5z0jfr.jpg


Valeiro
2n665bo.jpg

Rio Pereiro junta-se ao Rio Cuco.
23ibfyr.jpg

Vale, sol apenas nos cumes circundantes.
2hs80eb.jpg

19uj2a.jpg

Material
2z6we3m.jpg

Instalação.
Coloquei a 2 metros a linha de água, ao contrario do planeado(30 metros).
j7vmh4.jpg


Quando saí de lá 16:40, a temperatura ia nos 8,8ºC!
Quanto a minima de amanha..nem consigo avançar com um valor, pois é 1ªvez que faço medições naquele vale..mas se o vento continuar nulo, como estava, aquilo vai descer que é uma coisa louca...vamos ver.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A minima foi de 0,5ºC, por aquilo que me apercebi da geada na area de vale, coloquei "mal" o sensor, isto é,aquela vegetação toda junto ao rio pode não ter favorecido o registo do valor mais baixo, basicamente funcionou um pouco como um tampão ao fluxo de ar frio.
Segundo apurei devia ter colocado o sensor aqui, por lá pairava uma nevoa da inversão.
Estamos a falar de 50 metros de distância, á mesma cota. Isto já é nano-micro-climatologia. :lol:

2e52o0i.jpg
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Recorrendo a imagem de satelite de 2012, e fazendo um esquema básico, acredito que retrata o que se passou.
O ar frio vem de norte, os dois fluxos, rio pereiro(a esquerda) e rio cuco(à direita), ao chegar aquela barreira(linha vermelha) de canas e arvores, estancou um pouco, originando a tal geada mais intensa e respctiva minima mais baixa.
Caí no erro de instalar o sensor do lado de lá do canavial, e das arvores, acredito que tenha sido isso, no pisão(Alcabideche) aconteceu o mesmo num terreno agricola.Enfim, isto também é uma aprendizagem, e um bom exemplo, o que pode influenciar a intensidade inversão, pequenas coisas...

24lj0y8.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena