Protecção para sensor com sistema de circulação de ar

eLeM

Cirrus
Registo
18 Abr 2008
Mensagens
10
Local
Paço de Arcos
será que existe algum esquema para utilizar baterias com um pequeno painel solar para alimentar o sensor (3V ) e o motor (9V) ?
outra ideia é, em vez de ligar ao led do sensor, existir um temporizador com função idêntica, ou seja, "on" a cada minuto durante x segundos.;)
 


*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Mas que transistor?
So mais uma coisa, para que serve o relé?

Amigo... onde está escrito Q1 é um transístor! Neste caso trata-se do BC547, tal como está escrito nos esquemas, que se aqui estão são para ser seguídos como "guia" de construção.
Pelos vistos, não conhece os símbolos, mas pode ver aqui, não só para este mas para outros esquemas em que tenha dúvida: http://www.simbologia-electronica.com/graficos/simbolos.pdf

Quanto ao relé:
Ao passar corrente eléctrica na bobine, o seu núcleo fica magnetizado fazendo com que o contacto A se usa com o contacto B.
Para este projecto faz com que o motor fique a receber corrente da bateria de 3v, que é a tensão apropriada para o motor em causa, muito comum em brinquedos e escovas dentárias eléctricas.

rele.gif
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
será que existe algum esquema para utilizar baterias com um pequeno painel solar para alimentar o sensor (3V ) e o motor (9V) ?

Olá,
O motor não se encontra a funcionar com uma pilha de 9v! Essa está lá para que o relé possa fechar e conectar então a bateria de 3v com o motor.
Se quiser aplicar um painel solar, não vejo porque não! Eu só não o apliquei porque não tenho muita luz no local e porque era um pouco caro (compensando de certo modo as pilhas...).
Necessita de 2 pilhas recarregáveis com 1,2v cada.
Conecta o painel solar ás pilhas (de forma correcta, claro) e depois liga dois fios em direcção ao relé e motor e mais dois em direcção ao sensor.

Antes de liga as pilhas ao painel, deve dar uma viste de olhos por aqui, pois irá necessitar de um díodo, para que a bateria nao se descarregue quando o painel é desligado.
http://www.solorb.com/elect/solarcirc/aacharge/index.htm

Eu sou de muito longe um mestre nisto, mas neste link têm a solução ao problema: http://www.electronicapt.com/forum/carregar-pilhas-com-painel-solarajuda-t288.0.html


outra ideia é, em vez de ligar ao led do sensor, existir um temporizador com função idêntica, ou seja, "on" a cada minuto durante x segundos.;)
Exacto!
Neste caso podia-se recorrer facilmente ao integrado NE555 para fazer um multivibrador que pode ser calculado aqui: http://www.eletrocalc.tirech.com.br/engine.php?menu=1&ver=2


Espero ter ajudado.

Abraço;)
 

eLeM

Cirrus
Registo
18 Abr 2008
Mensagens
10
Local
Paço de Arcos
Olá,
O motor não se encontra a funcionar com uma pilha de 9v! Essa está lá para que o relé possa fechar e conectar então a bateria de 3v com o motor.
Se quiser aplicar um painel solar, não vejo porque não! Eu só não o apliquei porque não tenho muita luz no local e porque era um pouco caro (compensando de certo modo as pilhas...).
Necessita de 2 pilhas recarregáveis com 1,2v cada.
Conecta o painel solar ás pilhas (de forma correcta, claro) e depois liga dois fios em direcção ao relé e motor e mais dois em direcção ao sensor.

Antes de liga as pilhas ao painel, deve dar uma viste de olhos por aqui, pois irá necessitar de um díodo, para que a bateria nao se descarregue quando o painel é desligado.
http://www.solorb.com/elect/solarcirc/aacharge/index.htm

Eu sou de muito longe um mestre nisto, mas neste link têm a solução ao problema: http://www.electronicapt.com/forum/carregar-pilhas-com-painel-solarajuda-t288.0.html



Exacto!
Neste caso podia-se recorrer facilmente ao integrado NE555 para fazer um multivibrador que pode ser calculado aqui: http://www.eletrocalc.tirech.com.br/engine.php?menu=1&ver=2


Espero ter ajudado.

Abraço;)

*Dave*,
Obrigado .:)
Vou explorar os links .
Estava a pensar adaptar 1 dessas iluminações de jardim com painel solar.
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
*Dave*,
Obrigado .:)
Vou explorar os links .
Estava a pensar adaptar 1 dessas iluminações de jardim com painel solar.

Ora essa :thumbsup:.

Quanto ao painel solar dessas iluminações :lmao: por curioso que seja, também pensei nelas. Tinha ali algumas, mas achei um bocado complicado de lhe as tirar e então deixei estar... as pilhas não se gastam tão depressa como pensava.


Um abraço e boas investigações :thumbsup:
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Aqui ficam os resultados dos primeiros testes.
Recebi hoje o novo sensor e durante a manhã e tarde fui fazendo os registos de ambos para ver qual era a diferença das temperaturas.

sens.jpg


A diferença média entre a temperatura do sensor abrigado e a temperatura do sensor desabrigado é de cerca de 2,2ºC (2,16ºC).
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ora muito obrigado a todos pelas opiniões e pela "força" :thumbsup:.

*joseoliveira, deduz muito bem! Eu notei uma grande diferença, mas quando vier o novo sensor, depois faço um teste entre a diferença de dados e coloco aqui no fórum.
Para a construção da caixa, necessita apenas de uma placa de esferovite e aqueles respiradores de persianas podem ser comprados em qualquer drogaria ou loja de materiais para construção.
Quando tentar fixar as placas, depois de cortadas, faça-o com cola quente (daquelas pistolas que se vendem nos chineses). É um óptimo isolador e segura muito bem todas as partes!
O resto é imaginação...

abraço:thumbsup:

Olá *Dave*!

Devido à falta de tempo e por essa razão de momento pouca disposição para pôr em dia a minha rotina do que lhe chamo "engenhocas" (porque acredito na utilidade das boas engenhocas e muitas delas deram resposta a situações aparentemente complicadas), acho que a execução desta não será uma tarefa difícil.

Estou ainda a estudar o formato de abrigo que irei oferecer de presente ao meu sensor e acredito que ele merece, pois tem demonstrado ser eficiente.

Penso que para já o meu "problema" reside na talvez inevitável introdução de um ventilador. Explicas muito bem todo este processo, mas confesso que sem bases essenciais de electrónica na montagem deste tipo de dispositivos, não irei longe! :p :D Enfim, vou verificando sugestões...
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Penso que para já o meu "problema" reside na talvez inevitável introdução de um ventilador. Explicas muito bem todo este processo, mas confesso que sem bases essenciais de electrónica na montagem deste tipo de dispositivos, não irei longe! :p :D Enfim, vou verificando sugestões...

Olá, boa noite!

Para fazer um como o meu (aliás melhor!) é preciso comprar/procurar o seguinte:
* LDR x1
* Resistência 1k x1
* Transistor BC547 x1
* Relé 6v x1
* Bateria 3v x1
* Bateria 9v x1 (esta pode ser substituída por um transformador)
* Motor 3v x1
* Condensador 100uF 16v x1

O resto será a solda, o ferro de soldar, a placa para soldar o circuito (opcional), etc...

Para o abrigo, deve comprar esferovite do usado para revestimento de telhados. É muito rijo (trabalha-se bem), duradouro e um excelente isolador térmico.

Abraço:thumbsup:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Estou ainda a estudar o formato de abrigo que irei oferecer de presente ao meu sensor e acredito que ele merece, pois tem demonstrado ser eficiente.

Boas,José Oliveira,para fazer um RS caseiro,acho que não é preciso grande estudo,problema está no material que se possa utilizar.

Há para aí uns pratos de sopa :pforam feitos para isso,mas eu achei que não deviam ser para efeito,mas sim,para outros efeitos,eles até têm marca (domplex),que vêem em pack de 6 pratos,todos brancos há nascença,e,o mais importante,é espessura que eles têm,que não deixam passar a radiação.

Estão em teste desde o principío do verão,posso garantir que estão a fazer o trabalho a 100%,estão a 2 metros do solo,com um total de 12 mais um de maior diâmetro para servir de guarda-sol :).
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Bom, antes de mais obrigado aos dois, contudo espero que isto não desperte eventuais rivalidades… :rolleyes: :D :lmao:

ALBIMETEO, para já uma questão:

No sistema de pratos que apresentas incluíste algum ventilador para o interior?
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
Bom, antes de mais obrigado aos dois, contudo espero que isto não desperte eventuais rivalidades… :rolleyes: :D :lmao:

ALBIMETEO, para já uma questão:

No sistema de pratos que apresentas incluíste algum ventilador para o interior?

Não tenho ventilação no meu RS,é tudo ao natural :).
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá *Dave*

Visto que optaste pela solução de um abrigo com este material, só mesmo com ventilação forçada para obteres resultados considerados minimamente reais.

Tencionas colocá-lo em sítio que apanhe chuva? Presumo que não!!!

Reparei que o ventilador que foi fixado no topo dessa "cúpula" parece estar um pouco distante da abertura do tecto do abrigo!

Como sugestão penso que devias encontrar uma forma de colocá-lo precisamente ao nível da abertura desse mesmo tecto para que não haja qualquer perda no efeito de extracção do ar que se encontra no espaço do sensor, ou seja, pretendes extrair totalmente o ar do abrigo e não do interior da cúpula, certo?

Outro pormenor é as aberturas por onde sai o ar do interior na cúpula; claro que devem existir as suficientes que de outro modo a ventilação do abrigo sairia prejudicada, mas deste modo, como ficará o sensor protegido da radiação? Calculo que fique exposto o suficiente ao ponto de colocar em causa a credibilidade dos valores! :intrigante: