Quais os Radares que existem ?

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde!!!!!


Eu criei este tópico para saber os programas e sites que existem ,de radares, para ver as células e saber se são de chuva fraca, chuva forte, se pode eactividade electrica, tornados, etc, como aqueles que os caçadores de tempestades têm quando vão caçar um tornados, tempestades, saber quais as supercélulas que se avistam nesse momento, etc.

Bem também queria saber os sites e programas para detectar as trovoadas.

Observação: Eu pretendi criar este tópico porque estou a criar um projecto para alertar as pessoas de possiveis fenómenos meteorologico de fracos a muito severos / muito extremos.
Este projecto engloba informar também as pessoas através daqui do fórum, o tempo que se faz e pode surgir , pois é uma forma de eu evoluir neste fórum e também nós evoluirmos.


Obrigado
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Em público apenas os que tens no site do IM, Loulé e Coruche, dentro do IM usam o de Arouca também, em fase de testes, e uns pertencentes à América nos Açores, e penso que também há um em testes na Madeira, mas para Portugal só tens dois públicos no site do IM.

Para algumas partes do Alentejo tens os da AEMET também, mas não faz muita diferença.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Em público apenas os que tens no site do IM, Loulé e Coruche, dentro do IM usam o de Arouca também, em fase de testes, e uns pertencentes à América nos Açores, e penso que também há um em testes na Madeira, mas para Portugal só tens dois públicos no site do IM.

Para algumas partes do Alentejo tens os da AEMET também, mas não faz muita diferença.
Radar em testes na madeira? Não sabia disso
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Também não conheço isso, radar a funcionar e já não em fase de testes é o da Nato, e é para controlo do espaço aéreo mais nomeadamente sul da Europa e norte de África.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Só há 2 radares operacionais em Portugal, um em Coruche (centro) e outro em Loulé (sul).

Em Arouca (norte) presumo que esteja já bastante avançado a instalação desse embora nunca mais se tenha ouvido falar de qualquer novidade.

Na Madeira julgo que ainda está tudo numa fase muito inicial em projecto, isso deve ser coisa para durar imensos anos a avaliar pelo tempo que demora o de Arouca, e então com a crise actual... esperem sentados. E como já referiram, o radar construído nos últimos anos no Pico do Areeiro não é um radar meteorológico, não tem nada a ver com este assunto.

Nos Açores há um radar americano na Terceira ao qual o IM tinha acesso privado mas aqui há uns tempos o rossby aqui no fórum referiu que já não tinham acesso devido a problemas. Fazia parte dos planos de há muitos anos atrás um dia haver também 3 radares nos Açores, um por cada grupo.
Para esses não esperem sentados, convém esperar deitados.

Vou tentar saber como andam as coisas relativamente a Arouca e Madeira.

Informação no IM:
http://www.meteo.pt/pt/areaeducativa/observar.o.tempo/radar/index.html

Diversos tópicos no fórum:
- Fundamentos do radar meteorológico
- Radar meteorológico no norte do país (Serra da Freita, Arouca)
- Radar meteorológico da Madeira
- Radar meteorológico da Terceira, Açores
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Mário encontrou este Diário da República com o concurso da empreitada da construção da Torre do radar no norte.
http://dre.pt/pdfgratiscp/2012/02/037/405768621.pdf

Ou seja, mesmo em Arouca nem sequer a obra de engenharia civil da torre deve estar minimamente avançada nesta altura, se calhar nem começou, e aos anos em que tudo está projectado e discutimos aqui o assunto, quase desde que o fórum nasceu ...
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Relativamente a este assunto, e em resposta a um e-mail que tinha enviado ao IM a 25 de Outubro de 2011, recebi a 7 de Novembro de 2011 a seguinte resposta:

Boa tarde,

No seguimento do email enviado por V. Exa., informamos que as imagens radar estão disponíveis na Internet com uma frequência de 10
minutos, e com um atraso máximo em relação à sua obtenção de cerca de meia hora.

Não se prevê que num futuro próximo seja possível diminuir este intervalo de tempo.

O projecto do radar do Norte está em desenvolvimento, e neste momento prevê-se a entrada em exploração operacional para o final de 2013, inicio de 2014.

Atentamente,

Instituto de Meteorologia, I. P.,
Gabinete de Comunicação, Imagem e Relações Externas

Cumprimentos
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A prepósito de radares, gostaria de saber se a delegação do IM nos Açores terá acesso ao radar da base das Lajes ... Tenho de pesquisar o contacto em Ponta Delgada do IM para obter essa resposta :D

Do que sabemos, o IM tinha nos últimos anos acesso privado ao radar americano nas Lajes, podes ler por exemplo o tópico sobre o radar da Terceira onde se discutia isso. Mas a certa altura o rossby no ano passado referiu aqui no fórum que mesmo o IM já não tinha acesso. Desconheço a situação actual, tenho ideia de noutro tópico qualquer de seguimento mais recente ele ter referido que já não tinham.

Aqui há uns meses atrás mandei uns emails para os americanos a perguntar se não podiam tornar esse radar público à semelhança do que eles fazem noutras bases militares que tem pelo mundo em que disponibilizam o produto ao público em geral, mas nem sequer me responderam aos emails.

De qualquer forma, esse radar obviamente só cobre (cobria?) o grupo central.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Do que sabemos, o IM tinha nos últimos anos acesso privado ao radar americano nas Lajes, podes ler por exemplo o tópico sobre o radar da Terceira onde se discutia isso. Mas a certa altura o rossby no ano passado referiu aqui no fórum que mesmo o IM já não tinha acesso. Desconheço a situação actual, tenho ideia de noutro tópico qualquer de seguimento mais recente ele ter referido que já não tinham.

Aqui há uns meses atrás mandei uns emails para os americanos a perguntar se não podiam tornar esse radar público à semelhança do que eles fazem noutras bases militares que tem pelo mundo em que disponibilizam o produto ao público em geral, mas nem sequer me responderam aos emails.

De qualquer forma, esse radar obviamente só cobre (cobria?) o grupo central.
Baseado neste GIF que fiz o ano passado:
http://dl.dropbox.com/u/15802004/3.gif

Dá para perceber que o radar (em 1999) cobria tambem grande parte do grupo Oriental, e cobre >80% da população dos Açores.