Qual o País mais chuvoso do Mundo?



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Paises não consegui ainda descobrir ... e duvido que alguem consiga (digo eu !!)

Mas os locais com maior pluviosidade são: Ilha de Kauai, no Havaí, e Cherrapunjee, na Índia. Ambos os locais registram índices pluviométricos anuais acima dos 10 mil milímetros.

Já agora o dia mais chuvoso em termos mundiais foi registado ao largo de Madagascar, na Ilha de "La Reunion" (um tufão certamente) em que o evento registou em 24 horas ... suspense .... 1,87 metros de água, ou seja, nada menos nada mais do que, 1870 mm, ou 1870 l/m^2!!
Equivalente ao que chove no Norte num ano !!

Impressionante não !!

Convinha era no dados que encontramos dizerem a que altitude .... mas olhando aos locais em diria que são sitios extremamente altos se calhar á volta de 2000 metros, extremamente humidos, e certamente o que passa por lá são ciclones ou tufões .. certo ????

Já agora nesses sitios vive lá alguém ... eles têm barco ???
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Paises não consegui ainda descobrir ... e duvido que alguem consiga (digo eu !!)

Mas os locais com maior pluviosidade são: Ilha de Kauai, no Havaí, e Cherrapunjee, na Índia. Ambos os locais registram índices pluviométricos anuais acima dos 10 mil milímetros.

Já agora o dia mais chuvoso em termos mundiais foi registado ao largo de Madagascar, na Ilha de "La Reunion" (um tufão certamente) em que o evento registou em 24 horas ... suspense .... 1,87 metros de água, ou seja, nada menos nada mais do que, 1870 mm, ou 1870 l/m^2!!
Equivalente ao que chove no Norte num ano !!

Impressionante não !!

isso é mesmo verdade?:surprise::surprise:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Paises não consegui ainda descobrir ... e duvido que alguem consiga (digo eu !!)

Mas os locais com maior pluviosidade são: Ilha de Kauai, no Havaí, e Cherrapunjee, na Índia. Ambos os locais registram índices pluviométricos anuais acima dos 10 mil milímetros.

Já agora o dia mais chuvoso em termos mundiais foi registado ao largo de Madagascar, na Ilha de "La Reunion" (um tufão certamente) em que o evento registou em 24 horas ... suspense .... 1,87 metros de água, ou seja, nada menos nada mais do que, 1870 mm, ou 1870 l/m^2!!
Equivalente ao que chove no Norte num ano !!

Impressionante não !!

isso é mesmo verdade?:surprise::surprise:

Sim é mesmo verdade mas qual é o espanto .... porque lá basta estar nublado para chover em que a humidade ronda quase sempre os 100 % !!
Além disso eles lá tem ciclonses tropicais e estes locais estão bastantes elevados em altitude !!
Imaginem que aqui a Serra de Monchique tinha 2000 metros de altitude quanto acha que caia situada aqui no Algarve ...
Imaginem agora uma depressão vinda da Madeira com uma bela bolsa de ar frio em altitude e quente em baixo quanto acha que ia cair aqui em Monchique ..
Além disso a maior parte das tempestades electricas e convectivas que atingem o baixo alentejo e até mesmo o alto alentejo são geradas lá ..
É o penico do Algarve !!
Para teres uma ideia a serra de Monchique tem uma precipitação anual de 2000 mm, no seu ponto mais alto ( e zona circundante) inclusive talvez a própria cidade de Monchique !!!
O ano passado nem faço ideia quanto deve ter chovido por lá !!
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Para teres uma ideia a serra de Monchique tem uma precipitação anual de 2000 mm, no seu ponto mais alto ( e zona circundante) inclusive talvez a própria cidade de Monchique !!!
O ano passado nem faço ideia quanto deve ter chovido por lá !!

Suzanne Daveau, no seu trabalho Répartition et rythme des précipitations au Portugal apresenta um valor de 1200mm a 1400mm (normal 1931-1960) para a serra de Monchique.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Paises não consegui ainda descobrir ... e duvido que alguem consiga (digo eu !!)

Mas os locais com maior pluviosidade são: Ilha de Kauai, no Havaí, e Cherrapunjee, na Índia. Ambos os locais registram índices pluviométricos anuais acima dos 10 mil milímetros.

Já agora o dia mais chuvoso em termos mundiais foi registado ao largo de Madagascar, na Ilha de "La Reunion" (um tufão certamente) em que o evento registou em 24 horas ... suspense .... 1,87 metros de água, ou seja, nada menos nada mais do que, 1870 mm, ou 1870 l/m^2!!
Equivalente ao que chove no Norte num ano !!

Impressionante não !!

isso é mesmo verdade?:surprise::surprise:

Mesmo em Portugal há registo de valores relativamente elevados em 24 horas. Em Guilhofrei foi registado, em 17 de Novembro de 1960, um valor de 572,9mm.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Mesmo em Portugal há registo de valores relativamente elevados em 24 horas. Em Guilhofrei foi registado, em 17 de Novembro de 1960, um valor de 572,9mm.

A carta desse dia.

rrea00119601117.gif


A localidade:

Guilhofrei é uma freguesia portuguesa do concelho de Vieira do Minho, com 11,40 km² de área e 2 800 habitantes, apresentando uma densidade de 101,2 hab/km2. Dista a 10 Km da sede do concelho Vieira do Minho.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

E esta, tenho um livro do atlas que diz que a precipitação recorde num mês foi de 12000mm numa localidade da india ( já não me lembro o nome), mas será que está certo:unsure::huh:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Ooops, á pouco enganei-me não é na India mas sim numa Montanha do Hawai;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Sim é mesmo verdade mas qual é o espanto .... porque lá basta estar nublado para chover em que a humidade ronda quase sempre os 100 % !!
Além disso eles lá tem ciclonses tropicais e estes locais estão bastantes elevados em altitude !!
Imaginem que aqui a Serra de Monchique tinha 2000 metros de altitude quanto acha que caia situada aqui no Algarve ...
Imaginem agora uma depressão vinda da Madeira com uma bela bolsa de ar frio em altitude e quente em baixo quanto acha que ia cair aqui em Monchique ..
Além disso a maior parte das tempestades electricas e convectivas que atingem o baixo alentejo e até mesmo o alto alentejo são geradas lá ..
É o penico do Algarve !!
Para teres uma ideia a serra de Monchique tem uma precipitação anual de 2000 mm, no seu ponto mais alto ( e zona circundante) inclusive talvez a própria cidade de Monchique !!!
O ano passado nem faço ideia quanto deve ter chovido por lá !!

Penso que o recorde anual ronda os 2000 mm, mas a média anda pelos 1200 a 1400 mm, como já foi dito, mas não tenho a certeza.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Recordes de precipitação registados no Mundo em tempo e em milímetros ( 1ª e 2ª coluna ) ( última coluna a altitude do local onde se registou )

rainfal.png



http://wmo.asu.edu/

A ilha de Reunião tem uns recordes impressionantes!
Mas aqueles 31.2 mm de Unionvile MD USA em apenas um minuto ....:surprise:

O recorde anual vai para Cherrapunji na Índia com mais de 26 000 mm num ano :rain:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Re: Qual o Pais mais chuvoso do Mundo?

Numa série que passou no Discovery Channel há uns anos atrás, que por acaso eu não perdia e era sobre extremos climáticos, foi referido uma localidade na Índia (junto ao Bangladesh), cujo nome não me recordo, que seria a localidade com mais pluviosidade do mundo.

Recordo-me que o reporter (neste caso um britânico apaixonado por fenómenos meteorológicos) passou cerca de 10 dias no local (época de monções) e não existiu uma pausa de chuva torrencial e os nativos referiam que iria estar desse modo durante uns meses .:confused:

Sinceramente não me recordo de valores, mas era simplesmente impressionante.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas digam-me uma coisa ...como é que pode chover tanto num minuto, hora ou dia !!!
isso é como estar alguem deitando literalmente baldes de água em cima de nós a 1 metro do solo !!

Uma pessoa aqui fica estupefacto a ver chover torrencialmente quando no máximo e o maior valor que já vi registado numa hora foi na Madeira na ordem dos 55 mm (Funchal) e foi aquilo que nós sabemos ...
Como pode cair 330 mm numa hora ou mais de 3000 mm em 48 horas ... isto é absolutamente incrivel !!
Já alguem viu chover assim tanto ........

Presumo que esses lovais devam ter á volta árvores com mais de 10 metros de altura para aguentarem os solos ...
Gostava de assistir um dia a isso (não sei é sobrevivia para contar isso:eek:)