Qual será a cidade menos chuvosa de Portugal?

Tópico em 'Climatologia' iniciado por "Charneca" Mundial 4 Ago 2019 às 13:26.

1. "Charneca" Mundial

"Charneca" Mundial
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    28 Nov 2018
    Local:
    Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
    Já estive na região de Alicante e de Almería e aquilo é muito estranho, pois estou habituado a bastantes dias de chuva e de céu nublado no Inverno e ali há anos em que não cai uma pinga.

A rambla de Tabernas é a zona mais seca da Europa, com uma média de precipitação de menos de 150 mm. É de facto um deserto, e muitos filmes de Hollywood foram filmados ali.

No entanto, grande parte do Levante espanhol é incrivelmente seco, com uma média inferior a 300 mm.

A região do Vale do Guadiana é a nossa "Costa Mediterrânica", com uma precipitação bem superior à de Tabernas mas, mesmo assim, muito inferior à média nacional. Mértola tem uma média de 406 mm, segundo as informações do @N_Fig.

Collapse Signature Expandir Assinatura
    N_Fig e Aristocrata gostaram disto.
  2. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    No mapa de precipitação em Portugal (apenas para o continente) de Suzanne Daveau, com a normal 1931 – 1960, a região mais seca encontra-se no norte interior, nomeadamente no vale do rio Coa. Com valores de 200 / 300mm.

Aristocrata e guisilva5000 gostaram disto.
  3. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Zona não povoada, mas que me parece de uma secura expressiva, é a Ponta de São Lourenço na Ilha da Madeira.
    Das zonas que eu conheço é aquela que se afigura mais seca de Portugal. Muito árida.

frederico e "Charneca" Mundial gostaram disto.
  4. N_Fig

N_Fig
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    29 Jun 2009
    Local:
    Coimbra (Figueira da Foz aos fins de semana)
    Segundo eu, não, segundo o Atlas Climático Ibérico, do IPMA e da AEMET :D Tem, para além dos valores mais baixos de precipitação da Península, os mais altos também, e o mesmo para a temperatura, assim como os anos mais quentes/secos/frios/chuvosos, montes de informação útil

5. frederico

frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    9 Jan 2009
    Local:
    Porto
    Recordo-me de ver há uns anos as normais para Mértola e Serpa, para o período 62-90. Mértola tinha cerca de 520 mm, mas Serpa tinha cerca de 450 mm, e Beja 580 mm, Martinlongo tinha 540 mm. Estes valores caíram notoriamente nos últimos 20 anos. Mértola ainda apanha alguma coisa que entra em terra pela costa do sotavento algarvio, daí Serpa ser mais seca. Martinlongo está numa posição onde leva com os restos das frentes de Noroeste ao embaterem no Caldeirão, a Sul da vila, e com os restos de frentes que entram pela costa algarvia, enfraquecidas pela passagem pela serra do Caldeirão. A zona mais seca estará junto ao Guadiana a norte de Mértola e nas ribeiras adjacentes.

"Charneca" Mundial gostou disto.
  6. AnDré

AnDré
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    22 Nov 2007
    Local:
    Arroja, Odivelas (140m); Várzea da Serra (900m)
    Segundo as normais 71-00:

Mértola (cidade) (29m): 406,9mm
    Mértola (Vale Formoso) (190m): 475,6mm
    Vila Real de Santo António (11m): 478,3mm
    Sagres (40m): 485,4mm

Na Peninsula Ibérica, a estação de Faro de Cabo da Gata tem uma média anual de 152,2mm.

MSantos e "Charneca" Mundial gostaram disto.

Partilhar esta Página