Qual será a cidade menos chuvosa de Portugal?

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O vale do Guadiana, em termos de continente, será sem dúvida uma das zonas menos pluviosas. O eixo Moura-Serpa-Mértola é bastante seco (isto a "olhómetro"). Outro aspeto que merece destaque é o regime irregular das chuvas. Por vezes lá ocorrem uns períodos (por vezes apenas um dia ou dois) de chuvas intensas - quase sempre em situações de instabilidade atmosférica - e depois voltam longos períodos secos, mesmo durante o inverno.

Obviamente que isto é uma análise empírica e baseada na falível memória meteorológica. Mas quando faço o exercício de comparação das minhas "vivências climáticas", i.e., Beira Alta (Viseu e Manteigas) e Litoral (Aveiro), esta é a zona mais sufocantemente árida em que já vivi... o que não é de admirar, mas não deixa de ser notável.

Já estive na região de Alicante e de Almería e aquilo é muito estranho, pois estou habituado a bastantes dias de chuva e de céu nublado no Inverno e ali há anos em que não cai uma pinga.

A rambla de Tabernas é a zona mais seca da Europa, com uma média de precipitação de menos de 150 mm. É de facto um deserto, e muitos filmes de Hollywood foram filmados ali.

No entanto, grande parte do Levante espanhol é incrivelmente seco, com uma média inferior a 300 mm.

A região do Vale do Guadiana é a nossa "Costa Mediterrânica", com uma precipitação bem superior à de Tabernas mas, mesmo assim, muito inferior à média nacional. Mértola tem uma média de 406 mm, segundo as informações do @N_Fig.
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e Aristocrata


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
No mapa de precipitação em Portugal (apenas para o continente) de Suzanne Daveau, com a normal 1931 – 1960, a região mais seca encontra-se no norte interior, nomeadamente no vale do rio Coa. Com valores de 200 / 300mm.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Zona não povoada, mas que me parece de uma secura expressiva, é a Ponta de São Lourenço na Ilha da Madeira.
Das zonas que eu conheço é aquela que se afigura mais seca de Portugal. Muito árida.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
A região do Vale do Guadiana é a nossa "Costa Mediterrânica", com uma precipitação bem superior à de Tabernas mas, mesmo assim, muito inferior à média nacional. Mértola tem uma média de 406 mm, segundo as informações do @N_Fig.
Segundo eu, não, segundo o Atlas Climático Ibérico, do IPMA e da AEMET :D Tem, para além dos valores mais baixos de precipitação da Península, os mais altos também, e o mesmo para a temperatura, assim como os anos mais quentes/secos/frios/chuvosos, montes de informação útil
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Recordo-me de ver há uns anos as normais para Mértola e Serpa, para o período 62-90. Mértola tinha cerca de 520 mm, mas Serpa tinha cerca de 450 mm, e Beja 580 mm, Martinlongo tinha 540 mm. Estes valores caíram notoriamente nos últimos 20 anos. Mértola ainda apanha alguma coisa que entra em terra pela costa do sotavento algarvio, daí Serpa ser mais seca. Martinlongo está numa posição onde leva com os restos das frentes de Noroeste ao embaterem no Caldeirão, a Sul da vila, e com os restos de frentes que entram pela costa algarvia, enfraquecidas pela passagem pela serra do Caldeirão. A zona mais seca estará junto ao Guadiana a norte de Mértola e nas ribeiras adjacentes.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Segundo as normais 71-00:

Mértola (cidade) (29m): 406,9mm
Mértola (Vale Formoso) (190m): 475,6mm
Vila Real de Santo António (11m): 478,3mm
Sagres (40m): 485,4mm

Na Peninsula Ibérica, a estação de Faro de Cabo da Gata tem uma média anual de 152,2mm.