Que objeto à deriva era aquele?

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Que objeto à deriva era aquele?

Foi esta a pergunta que todos colocaram - e ainda ninguém respondeu - quando as imagens de uma operação de substituição de um câmara de vídeo no exterior da Estação Espacial Internacional mostraram dois objetos brilhantes à deriva.




Os austronautas Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko, a bordo da Estação Espacial Internacional saíram esta terça-feira para uma missão de seis horas que visava substituir uma câmara de vídeo e atualizar algumas ligações por cabo. Durante o passeio espacial, dois objetos brilhantes foram vistos a passar perto dos astronautas, sem que a NASA tenha, para já conseguido identificar a sua origem.

Segundo um porta-voz da agência espacial norte-americana, um dos objetos poderá ser um grampo usado para prender cabos, que teria sido, eventualmente, deixado no exterior durante uma saída anterior.

O que descansa a NASA é que os objetos em causa não parecem constituir qualquer ameaça de segurança.

VISAO

Alguém andou a deixar as coisas fugir :lmao:
 
Editado por um moderador:


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Existem milhares de fragmentos em órbita em torno da Terra.
Os fragmentos são despreendidos normalmente de satélites velhos que depois se desintegram, ou das próprias naves durante a subida/descida e de seus depósitos.

Este lixo espacial constitui um verdadeiro perigo para as naves espaciais, satélites em órbita.

A velocidade daqueles objectos deve ser aproximadamente igual à velocidade de um objecto em órbita geo-estacionária, ou seja, alguns bons milhares de km/h no mesmo sentido de rotação da Terra.

Para uma nave em órbita geoestacionaria, a velocidade relativa destes objectos não deve ser muito elevada. Seria pois muito mais perigoso uma nave deslocar-se da sua órbita no sentido contrário da rotação da Terra, aí a velocidade relativa dos objectos seria enorme.
 

CICLONE

Cirrus
Registo
12 Nov 2010
Mensagens
5
Local
Aveiro
Sem dúvida que a órbita terrestre está envolta em milhares de objectos diversos que ao longo de toda a evolução da exploração espacial tem sido alvo .
Não existe ainda uma política de gestão espacial que coordene de forma a que o lixo espacial seja controlado daí que este e tantos outros objectos deambulem em órbita indefinidamente .
Não há muito , dois satélites colidiram sobre o pacífico , bem como os EUA já fazem testes de destruição de alguns em órbitas baixas com mísseis .
O futuro mostrará que o lixo espacial sem controle trará imensos problemas aos projectos de aproveitamento da órbita terrestre .

Cumprimentos
Ciclone
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Muito interessante, não sabia que havia lixo espacial brilhante ( a não ser apenas reflector).
Mas sei que a Terra é bombardeada continuamente com matéria vinda do espaço ( até mesmo material orgânico!).
Eu depois ponho aqui mais uns vídeos da NASA com um lixo espacial daqueles especial que muda rapidamente de direcção e até tem luzes...:lmao: Se são aliens ou não, não sei...
Qual a origem da vida na Terra? É alienigena. A Terra foi feita com pedaços de outros corpos celestes, a matéria orgânica que existe muito antes da Terra, tornou as primeiras formas de vida possíveis e todos os seus elementos básicos são completamente extraterrenos ( água, compostos de carbono, etc...). A Terra é um reflexo íntimo e fiel de que é bastante possível haver vida no espaço, muito além das suas fronteiras.
 

Danilo2012

Nimbostratus
Registo
18 Abr 2010
Mensagens
761
Local
Japao,Nagano 720m 36N
Muito interessante, não sabia que havia lixo espacial brilhante ( a não ser apenas reflector).
Mas sei que a Terra é bombardeada continuamente com matéria vinda do espaço ( até mesmo material orgânico!).
Eu depois ponho aqui mais uns vídeos da NASA com um lixo espacial daqueles especial que muda rapidamente de direcção e até tem luzes...:lmao: Se são aliens ou não, não sei...
Qual a origem da vida na Terra? É alienigena. A Terra foi feita com pedaços de outros corpos celestes, a matéria orgânica que existe muito antes da Terra, tornou as primeiras formas de vida possíveis e todos os seus elementos básicos são completamente extraterrenos ( água, compostos de carbono, etc...). A Terra é um reflexo íntimo e fiel de que é bastante possível haver vida no espaço, muito além das suas fronteiras.

interessante