Queda de Neve a Cotas Baixas 25 - 27 Novembro 2005

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Boas,

De facto penso que será necessário abertura de um tópico para o evento no fim desta semana, já que promete e promete mesmo a cotas baixas, senão reparem:




e neste a previsão de chuva ou de neve e reparem no Norte de Portugal!! :w00t: :w00t:
http://www2.wetter3.de/Animation_06_UTC/120_30.gif

E o melhor ainda estará para vir em Dezembro.... ;)
 


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
É melhor ter calma e esperar mais uns dias . De qualquer maneira , já estou a aprontar as coisas para ir 6ª à noite lá para cima para Pitões .
Com estes modelos assim como estão poderemos ter neve a uns 600 metros .
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
GranNevada disse:
É melhor ter calma e esperar mais uns dias . De qualquer maneira , já estou a aprontar as coisas para ir 6ª à noite lá para cima para Pitões .
Com estes modelos assim como estão poderemos ter neve a uns 600 metros .

Eu acho que não vale a pena esperar mais já que só faltam 96h para que a massa de ar polar fria e húmida será muito instavel e existe consonância entre todos os modelos, ensembles e fóruns de discussão internacional.
Eu vou para o Marão se Deus quiser na 6ª à tarde estarei acima dos 700/800m :)
Já comprei máquina nova! :w00t:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Esta entrada fria já ninguem nos a tira!! Segundo a ultima saida do GFS, com -4ºC a 850hPa e -30 a 500hPa pode nevar facilmente abaixo dos 500m durante a madrugada.





Eu só estou com um bocado de medo que por aqui possa faltar precipitação :(

Acho que a localidade onde mais pode nevar é em Montalegre. Se houvesse aqui alguém que fosse de lá.. :rolleyes:
 

GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
Eu não sou de lá , mas vou para lá , eh eh eh !
Montalegre fica a 1000 m. de altitude e Pitões , para onde eu vou e costumo ir , fica a cerca de 25 Km de Montalegre e é mais alto ------ cerca de 1150 m. de altitude .
Costumam cair lá uns nevões do "caraças" ...
Depois eu conto-vos e meto fotos ...
Mas , repito , há que ter calma ...
 

Metman

Cirrus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
26
Local
Portugal
GranNevada disse:
Eu não sou de lá , mas vou para lá , eh eh eh !
Montalegre fica a 1000 m. de altitude e Pitões , para onde eu vou e costumo ir , fica a cerca de 25 Km de Montalegre e é mais alto ------ cerca de 1150 m. de altitude .
Costumam cair lá uns nevões do "caraças" ...
Depois eu conto-vos e meto fotos ...
Mas , repito , há que ter calma ...

Não te esqueças da camara!

Mas temos mesmo que ter calma, as coisa ainda podem mudar e depois ainda levamos um balde de água fria.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Segundo a ultima actualização do GFS, o centro de baixas pressões vai para Nordeste o que converte a entrada fria numa daquelas tipicas que aconteceu muito no inverno passado, em que enquanto no norte de Espanha caiam grandes nevadas, aqui estava céu limpo com uma simples geada... :cry:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Não se preocupem pq devem de cair uns bons Nevões, o que é necessário tb é que existam uns bons cumulus nimbus em vez de precipitação fraca!

O meu palpite na madrugada de 26 é de uma cota entre 200/300m, contudo poderá variar ligeiramente.... :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
GranNevada disse:
Eu não sou de lá , mas vou para lá , eh eh eh !
Montalegre fica a 1000 m. de altitude e Pitões , para onde eu vou e costumo ir , fica a cerca de 25 Km de Montalegre e é mais alto ------ cerca de 1150 m. de altitude .
Costumam cair lá uns nevões do "caraças" ...
Depois eu conto-vos e meto fotos ...
Mas , repito , há que ter calma ...

E eu irei para o Marão! :p :D
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Zoelae disse:
Bem eu é k n posso ir ao norte este fim de semana, espero k a neve dure até ao dia 1 (5ª feira)

Se estiverem acima do 1500m talvez durem até essa 5ªfeira, mas para já vamos concentrar esforços para a madrugada de 26/11 :w00t: :w00t:
Reparem que a linha 528dam cobre todo o norte peninsular, durante a madrugada a temperatura minima no Litoral poderá ser perto do 0ºC, mas mesmo que seja 2/3ºC já pode nevar, mas isso era ser demasiado optimista :confused:
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,100
Local
Covilhã - 775m
Aproxima-se uma situação interessante, mas ainda faltam alguns dias, no entanto, aqui os vizinhos de Salamanca estão a prever neve no sábado acima dos 800-1000 metros. Como resido a 775m, deixa lá ver se me toca alguma coisa, mas nestes casos costumo ter mais receio da falta de precipitação do que propriamente da falta de frio.

O nosso Instituto de Meteorologia já está a anunciar neve para sexta, mas sem definição de cota.

Saudações serranas.
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Na Guarda hoje de manhã cairam flocos e eles estão a 1066m, não intrerssa só a temperatura, mas sim outros factiores que poderão ajudar arrefecer a temperatura à passagem de uma célula convectiva, forçando o ar frio `num sentido descendente. Outro factor é o que se passa a N e com o vento de NW poderá ajudar ainda mais a situação, além de existir ou não uma acumulação neve nas cadeias montanhosas a N

De facto a precipitação vai-se sentir em forma de aguaceiros (mais do que nas situações do passado Março) e mais no N do território (500m) e a cota de neve no centro será de 900/1000m!