Queda de Pressão Localizada

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boas Companheiros,

Antes de mais Boa Pascoa cuidado com os Dentes que normalmente as Amendoas são duras :lmao:

Uma dúvida surgiu-me hoje por exemplo será que o efeito de vale de uma montanha ingrime será que existe um baixar de pressão?

Penso que todos já sentiram quando vão a montanha íngrimes um frio cortante na zona de vale / linha de água que é em meia dúzia de dezenas de metros diminui esse frio creio que advém de uma aceleração de ar frio de cotas superiores com pressão atmosférica inferior que acelera montanha a baixo provocando aquele WindChill cortante. Será que nessa zona mesmo a nível do mar pode existir uma pressão mais baixa que a normal do dia/território?
 


Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Boa pergunta mas acho q ñ visto q o peso do ar abrange largos km e só varia com a altitude.:huh:
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Boas Companheiros,

Antes de mais Boa Pascoa cuidado com os Dentes que normalmente as Amendoas são duras :lmao:

Uma dúvida surgiu-me hoje por exemplo será que o efeito de vale de uma montanha ingrime será que existe um baixar de pressão?

Penso que todos já sentiram quando vão a montanha íngrimes um frio cortante na zona de vale / linha de água que é em meia dúzia de dezenas de metros diminui esse frio creio que advém de uma aceleração de ar frio de cotas superiores com pressão atmosférica inferior que acelera montanha a baixo provocando aquele WindChill cortante. Será que nessa zona mesmo a nível do mar pode existir uma pressão mais baixa que a normal do dia/território?

Queda da pressão não, mas aumento da pressão sim, corrijam-me se tiver enganado..:thumbsup:
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Queda da pressão não, mas aumento da pressão sim, corrijam-me se tiver enganado..:thumbsup:

Exacto, com o gradiente adiabático, a pressão aumenta com a diminuição da altitude e diminui com o aumento da altitude.
No entanto pode por vezes, acho eu, que pode acontecer o inverso, pressões mais baixas em planície que na montanha, por exemplo, eu tenho por vezes pressões menores que o IM, que está a cerca de +200m de altitude que eu...
Mas, tem que se ter em conta, que ao nível do mar vai estar uma pressão menos que por exemplo em Manteigas, e.g. na aproximação de um sistema frontal que entre pelo litoral, como sempre acontece e como todos aqui sabemos, acho eu, um sistema frontal está associado à queda de pressão, e portanto é lógico que à beira-mar a pressão desça primeiro que na montanha...

Disse tudo bem ou falei (escrevi) para aqui asneiras?
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
A questão do Knight é pertinente e nada tem com "uma viagem no carro".

Também me questiono nesse caso, nos vales de zonas montanhosas, se existe diferenças consideráveis em depressões muito cavadas, após corrigida a altitude.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, não sei se estamos a falar do mesmo...

Mas pela lógica, numa zona do vale onde o ar esteja a descer, a pressão sobe, e onde esteja o ar a subir, a pressão desce.

Portanto, reduzindo a pressão ao nível do mar, estes sítios sim iriam ter valores diferentes..

Como no exemplo das brisas de montanha:



 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal