Quercus aponta má qualidade dos rios

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Perto de um terço das 20 amostras recolhidas pela Quercus em 14 rios e ribeiras de Norte a Sul do País revelaram má qualidade da água, anunciou a associação esta quarta-feira, dia em que se celebra o Dia Nacional da Água.




De acordo com o presidente da associação ambientalista, Hélder Spínola, os resultados obtidos “são muito maus” e comprovam o que tem sido dito pelas demais autoridades, como o próprio Instituto da Água nos últimos anos, ao reconhecer que a qualidade da água tem ainda níveis muito baixos em Portugal.
Com o pior resultado, com a amostra a ser qualificada de água como “muito má”, surge o rio Tejo, a jusante da barragem de Niza. A montante da barragem a qualidade da água era “má”, tal como a do rio Ave (Vila do Conde), no Sado (Santa Margarida do Sado), na Ribeira Quarteira (Paderne) e no rio Mira (Odemira).

Oito amostras foram classificadas como tendo uma qualidade “razoável”: rios Tâmega, Douro, Mondego, Alcabrichel, Tejo junto a Alhandra, Sado próximo de Alcácer do Sal e Ribeira Vidigão (Vila Verde de Ficalho).

Entre as 20 amostras apenas quatro eram de qualidade “boa”, nomeadamente os rios Corgo (Vila Real), Vouga (S. Pedro do Sul), Tejo em Constância e Guadiana (Serpa). Só duas amostras conseguiram obter uma qualidade da água “excelente”, nos rios Tâmega (Amarnte) e Zêzere (Constância).

Apesar de não se tratar de um estudo completo, por apenas ter sido recolhida uma amostra de cada local, para a Quercus os resultados não deixam de ser preocupantes e evidenciar o estado da qualidade da água em Portugal.
:shocking:

Fonte : Correio da Manhã

http://www.correiomanha.pt/noticia....ontentid=0831F245-66F6-4D09-9F4C-58380E3B3A55