Radares meteorológicos nos Açores

rossby

Cumulus
Registo
10 Mar 2007
Mensagens
159
Local
Ponta Delgada - São Miguel
Uma foto da Serra de Santa Bárbara onde está o radar (a bola), visto de quem vem de Angra:

32398_3_1174922775.jpg
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O IM tem nos Açores acesso a um NEXRAD (WSR-88D) da Força Aérea Americana, na Ilha Terceira. Está na Serra de Santa Barbara, por volta dos 1000 metros de altitude.

As especificações técnicas deste radar podem ser consultadas aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/NEXRAD
http://www.roc.noaa.gov/WSR88D/
http://www.radartutorial.eu/19.kartei/karte711.en.html


http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.730041,-27.320209&spn=0.003348,0.010568&t=h&z=17

5100198.jpg


20930404.jpg


E claro, apenas apenas o IM tem acesso, não é público, e apenas serve bem o grupo central, os restantes grupos já ficam no limite do alcance.
Contudo alguns radares americanos fora dos EUA tem as imagens disponíveis ao público, alguns exemplos

- Base naval de Rota, Cadiz:
https://www.nemoc.navy.mil/site/radarNG/index.php

- Base naval da Baía de Souda, Ilha de Creta
https://www.nemoc.navy.mil/site/souda/index.php

De resto, no campo da observação remota, os nossos colegas açorianos são actualmente dos que tem menos recursos, no continente e Madeira por exemplo tivemos nos últimos anos acesso a boas imagens de satélite (sat24), mas os Açores ainda nem isso, apenas imagens de hora a hora e com algum atraso da EUMETSAT. Mesmo observações de superfície existem poucas estações amadoras online que nos dêem informação em quase tempo real que o IM infelizmente também não oferece (apenas disponibiliza dados horários).
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Seguimento Sul - Agosto 2010

O único radar açoriano pertence à Força Aérea norte-americana e está instalado na Base das Lajes, limitando a detecção de situações de risco a apenas um grupo de ilhas do arquipélago. "Temos tido alguns problemas de comunicação, mas espero que sejam resolvidos", lamenta Diamantino Henriques, responsável pela delegação regional do Instituto de Meteorologia nos Açores ao i. Patrícia Navarro, meteorologista da delegação açoriana, admite que o radar da base militar é utilizado "quando funciona". O dispositivo tem um alcance de 240 milhas (pouco mais de 386 quilómetros) e assegura apenas a cobertura do grupo central açoriano (Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa), deixando sem vigilância por radar os grupos ocidental (Flores e Corvo) e oriental (Santa Maria e São Miguel). Apesar de se tratar de um "meio de diagnóstico adicional", o IM tem há mais de 20 anos um projecto para dois radares que, segundo Diamantino Henriques, assegurariam a cobertura. Só que os planos ainda não passaram do papel.

"Pela fenomenologia de localização geográfica, é mais provável a ocorrência de condições adversas nos Açores", esclarece a meteorologista Ângela Lourenço. Daí justificar-se a existência da delegação regional dos Açores, com uma "equipa permanente" responsável pela observação das condições na região autónoma. A sede do Instituto, em Lisboa, faz previsões para o continente e para o arquipélago da Madeira, explica a especialista.

por Mariana de Araújo Barbosa

Fonte: Jornal iOnline
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
CDS recomenda ao Governo instalação de radares meteorológicos nos Açores

Depois de nos Açores o PS ter chumbado sozinho a iniciativa do CDS-PP de recomendar ao Governo da República a instalação de radares meteorológicos, o Grupo Parlamentar centrista na Assembleia da República acaba de apresentar um Projecto de Resolução que visa sobre a mesma matéria, alargando o âmbito da iniciativa não só aos Açores como à Madeira.

A iniciativa, subscrita pelos Deputados Pedro Mota Soares (Líder Parlamentar), José Manuel Rodrigues (eleito pela Madeira) e João Almeida (Deputado popular com responsabilidade de defender os assuntos dos Açores na Assembleia da República), recomenda ao Governo central que “proceda com urgência à instalação de um radar meteorológico na ilha da Madeira previsto nos estudos e planos do Instituto de Meteorologia, IP”, bem como “proceda com urgência à instalação dos três radares previstos para a Região Autónoma dos Açores no projecto do Instituto de Meteorologia, IP”.

A resolução da bancada democrata-cristã recomenda ainda que se “dotem as Regiões dos Açores e da Madeira das estações de superfície necessárias à melhoria das previsões, acompanhamento e monitorização dos fenómenos meteorológicos realizados pelas delegações regionais do Instituto de Meteorologia, IP”.

O CDS-PP recorda que “a tragédia ocorrida na Madeira pôs a descoberto as fragilidades do sistema de previsões meteorológicas nas falhas” e que, “nos dias seguintes, responsáveis do Instituto Nacional de Meteorologia vieram a público alertar para a urgência de instalar radares meteorológicos na Madeira e, também, nos Açores”.

“Desde 1986 que o Estado tem vindo a instalar no território continental radares meteorológicos (Coruche, em 1998 e Loulé em 2006) estando ainda por instalar um outro em Arouca. Deste projecto já constava a instalação de equipamentos idênticos na Madeira e nas Ilhas das Flores e de S. Miguel”, afirmam os centristas.

A iniciativa parlamentar popular aponta também que “a operacionalização desses radares permitiria um ganho temporal inequívoco na detecção, acompanhamento e estudo de tempestades, com vantagens inegáveis para os serviços da Protecção Civil e a inestimável acção no alerta e salvaguarda da integridade de pessoas e bens”.

Na Madeira, prosseguem os Deputados, “não existe nenhum equipamento do género” e, nos Açores, “o único radar existente, pertença das Forças Armadas Norte-Americanas”, agravado o facto por “uma avaria no sistema de comunicações com a delegação regional do Instituto de Meteorologia nos Açores tem impedido o uso da informação disponibilizada”.

Mota Soares, José Manuel Rodrigues e João Almeida denunciam ainda que “os sistemas de detecção e previsão meteorológicas nas ilhas padecem, também, de insuficientes estações de superfície que são de extrema utilidade para monitorizar as zonas de risco de enchentes e deslizamento de terras”, estações estas que “têm baixos custos e benefícios elevados e são essenciais a bons sistemas de previsão e acompanhamento das evoluções meteorológicas”.

A terminar a bancada do CDS-PP na Assembleia da República recorda que “os serviços de meteorologia não estão regionalizados nas Regiões Autónomas e continuam a ser uma competência do Estado”.

Entretanto, esta iniciativa parlamentar em Lisboa já foi remetida para as Assembleias Legislativas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira para que estas emitam o seu parecer sobre a matéria.

CDS-PP Açores – Gabinete de Imprensa
http://www.cds.pt/index.php?option=...ogicos-nos-acores&catid=105:acores&Itemid=200



30417721.gif

10024739.gif

16220757.gif


http://www.cds.pt/images/stories/noticias/docs/Proj_Resolucao_CDS_AR_radares_meteorologicos.pdf



Maioria socialista chumba proposta do PP sobre instalação de radares nos Açores

Tratam-se de radares meteorológicos, instrumentos que o PS e o Governo entendem que não vão prevenir calamidades.

No entanto, a opinião da oposição é a de que a sua instalação poderia reforçar a segurança das populações açorianas.

Uma proposta do CDS-PP limitava-se a recomendar ao Governo Regional que diligenciasse, junto do Instituto de Meteorologia a montagem de radares na Região Autónoma.

Mas, quer o PS, quer o Governo não viam utilidade nessa proposta e José Contente, secretário regional com o pelouro da Protecção Civil, garantiu que "os radares não aumentam a segurança dos açorianos".

O Bloco de Esquerda, através da sua líder, Zuraida Soares, não manifestou a mesma opinião e Artur Lima do CDS /PP não compreende as razões do chumbo do PS, assim como o deputado do mesmo partido, Paulo Rosa que frisou: "devido à escalada de situações como a ocorrida na Madeira, dotar o arquipélago dos Açores dos meios adequados a que as previsões meteorológicas sejam mais fiáveis é um desígnio inestimável".

O PSD, por sua vez, perguntou ao Governo pelo paradeiro de um radar meteorológico marítimo, adquirido com a comparticipação do PRODESA, e que custou 334 mil euros, mas o Governo nem sequer respondeu.

Ricardo Freitas / Carlos Tavares
RTP http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?...p&article=15597&visual=3&layout=10&tm=4&rss=0
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em relação a radares e como o assunto se tornou mediático nestes dias, talvez fosse oportuno recolar a questão que em tempos aqui coloquei.

Além de radares da marinha americana, a rede dos EUA de radar NEXRAD está praticamente toda disponível ao público. Fora do território continental contínuo (OCONUS) existem alguns NEXRAD nos seguintes locais:

oconus.gif


Locais como Alasca, Puerto Rico, Guam, são território americano, por isso é natural o radar estar disponível ao público como qualquer outra região americana.

Fora dessa realidade, estão as bases americanas como Lajes/Açores, Kunsan/Coreia do Sul, Camp Humphrys/Coreia do Sul e Okinawa/Japão.

De Okinawa não consegui descobrir nada, mas na Coreia, o KWA, serviço meteorológico do país, disponibiliza ao público os dados dos radares americanos integrados na sua rede.

imgobser14.gif

The weather radar is one of the latest remote sensing instruments which detect precipitation events by projecting electronic waves on water droplets of clouds and then analyzing their reflected waves. High resolution radar data greatly contribute to the short-range forecast by monitoring and tracing an early stage of the torrential rain, hailstone and typhoon, etc. KMA placed doppler radars at ten sites (Gwanaksan, Baengnyeongdo, Gwangdeoksan, Myeonbongsan, Gudeoksan, Gosan, Oseongsan, Jindo, Donghae, and Youngjongdo) and will establish Sungsanpo observatory in 2006. In addition, radar data from a neighboring country (seven sites in Japan) are utilized, together with existing images of KMA and data from the Korea Air Force and the U.S.Air Force. The individual and mosaic radar images made from all the available sources are distributed to all weather stations, authorities and the general public via Internet.

http://web.kma.go.kr/eng/biz/observation_05.jsp


Será que na Terceira não se pode fazer o mesmo ?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Instalação de Radares Meteorológicos na Região Autónoma dos Açores
Sexta, 09 Abril 2010 14:33

As alterações climáticas são notórias por todo o mundo e as suas consequências fazem-se sentir, com diferente intensidade, nos sítios onde ocorrem fenómenos naturais que provocam sérios prejuízos humanos e materiais. A frequência com que se verificam parece, também, cada vez maior e o nosso país, e em especial as regiões insulares, tem sido ultimamente fustigados com violentas manifestações desta natureza. Foi, assim, na região do Oeste continental, em algumas ilhas dos Açores e mais recentemente na Madeira com a tragédia que se conhece.

A meteorologia assume neste contexto um papel decisivo, não porque evite estas ocorrências, mas porque tendo a possibilidade de as prever possibilita, em coordenação com os Serviços de Protecção Civil, a salvaguarda das populações e dos seus haveres.

Vem tudo isto a propósito da instalação de uma rede de radares meteorológicos que o Instituto de Meteorologia tem previsto, há anos, para os Açores, mas que vem sendo sucessivamente adiada, com a passividade e conivência das autoridades regionais, e com a estafada desculpa da falta de verbas.

O Delegado Regional do Instituto de Meteorologia reconheceu recentemente que o único radar meteorológico instalado na Ilha Terceira, propriedade da Força Aérea Norte Americana que o facilita às entidades nacionais, é limitado e insuficiente para cobrir toda a área do arquipélago. O alcance deste radar é de cerca de 240 milhas, chegando por isso às imediações do Grupo Oriental e ao Ocidental nem chega. Acresce que se o interesse de observação não for coincidente, entre as entidades norte-americanas e as nacionais, ficamos completamente desprovidos de informação já que o equipamento se direcciona para os objectivos dos seus proprietários.

De acordo com o mesmo Delegado está planeado pelo IM, há anos, um projecto para a instalação de três radares nas ilhas Terceira, São Miguel e Flores mas não houve, até ao momento disponibilidade financeira para concretizar este projecto, que poderia ter um custo próximo dos nove milhões de Euros.

Assim, os Deputados do PSD eleitos pela Região Autónoma dos Açores, ao abrigo das disposições aplicáveis da Constituição e do Regimento, formulam ao Governo, através do Ministro da Ciência Tecnologia, e Ensino Superior, as seguintes perguntas:

a) Tem o Governo conhecimento da situação descrita e, em caso afirmativo, que comentário lhe merece?

b) Acho o Governo excessiva a verba de 9 milhões de Euros, ao ponto de não a considerar prioritária no PIDDAC, quando se sabe da importância relevantíssima que este projecto terá na segurança das populações e na salvaguarda dos seus haveres?

c) Que razão, ou razões, justificam tanto atraso e quando se prevê a concretização deste investimento?

d) O Cônsul do EUA nos Açores afirmou, recentemente, estar disponível para uma cooperação mais estreita, visto que a informação é continua apenas em situações pontuais. Tem o Governo conhecimento desta disponibilidade por parte dos EUA e, em caso afirmativo, tenciona utilizá-la quando e de que modo?

e) Recebeu o Governo das autoridades regionais algum pedido, sugestão ou proposta no sentido de resolver esta questão, ou mesmo algum protesto pelo inaceitável atraso que tem conhecido? Em caso afirmativo solicitamos, em duplicado cópia da documentação disponível.
http://www.correionorte.com/quotidi...-meteorologicos-na-regiao-autonoma-dos-acores
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Será que é desta?

3.gif


...se estivéssemos em 1999:unsure:

Mandei um email à NOAA sobre o radar das Lajes, não soube dar resposta porque é que não continuaram a guardar os registos do radar das Lajes e que não tem conhecimento de planos para fazer no futuro..

Mas fica a curiosidade, se quiserem ver os dados do radar entre o período de 1997 a 2001 (não tem registo de todos os dias durante esse período):

-Vão ao site www.freemeteo.com escolhem um local que vos interesse (Lajes, Horta, Ponta Delgada, etc) e escolham um dia com precipitação.
-Vão a este site http://www.ncdc.noaa.gov/nexradinv/chooseday.jsp?id=LPLA e façam uma pesquisa por esse dia escolhendo a opção LEVELII
-Se aparecer "NO DATA PRESENT" então tem que pesquisar outro dia, mas se aparecer um gráfico com barras na vertical, então a NOAA tem dados desse dia, inserem o vosso email, esperam 5 a 30minutos e vão receber um email com os dados do radar. Vão ter acesso a ficheiros correspondentes a 10/15mnts..escolhem alguns e façam download.
-Instalam este software http://www.ncdc.noaa.gov/oa/wct/
-No software ir a "DATA" "LOAD DATA" "LOCAL" e escolhem a pasta onde fizeram os downloads, clicam em "List Files" e o software faz o upload das imagens. E já podem verificar as imagens/criar gifs/etc.

Exemplo de um dia com precipitação nos Açores
http://www.ncdc.noaa.gov/nexradinv/...&dd=25&yyyy=1999&product=AAL2&filter=&id=LPLA
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Só de pensar que estas imagens são "tiradas" mesmo em "cima da minha cabeça".
É que este radar está a menos de 4Km de onde vivo, no alto da serra que dá nome à minha freguesia.

Infelizmente, são de à dez anos atrás e não existe forma de as disponiblizarem para todos...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
No mail que recebi de um sujeito da NOAA, ele aconselhou-me contactar outra pessoa da NOAA sobre o radar das Lajes não ser arquivado pelo NCDC, assim o fiz e a resposta foi simples:

"Os dados eram recolhidos em gravadores de 8 mm, estes gravadores já não suportados, agora todos os dados dos radares são recolhidos e arquivados em tempo real - demasiado dispendioso para fazer no radar LPLA (Lajes)".

Conclusão, com esta crise nem tão cedo vamos ter um radar do IM nos Açores, o único radar existente nos Açores pertence aos EUA (FAA ou DOD) e segundo li num post do rossby, uma avaria que dura à 3 anos impede o IM de aceder a esses dados, a NOAA não tem interesse em disponibilizar os dados online por motivos financeiros, por isso nem tão cedo vamos ter acesso público a um radar meteorológico.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu em Dezembro do ano passado também contactei o " Lajes Field", aka, Base aérea das Lajes, o DOD americano e a NOAA perguntando se para eles não seria até uma boa ideia em termos de relações públicas fornecerem o radar ao público, afinal há alguns exemplos pelo mundo onde isso acontece em bases americanas, na altura recebi apenas respostas generalistas de que iriam reencaminhar o email para outros departamentos, e até hoje nunca recebi mais nada. Aquele post do rossby é que depois me surpreendeu, se calhar o radar já nem está funcional para os próprios americanos ....
De qualquer forma, fazem todos bem em contactar, já agora, eu também tenho chateado os tipos do sat24.com para incluírem os Açores, sem sucesso, mas se calhar se mais gente os chatear, quem sabe.... Nestas coisas temos que ser chatos nós todos em vez de esperarmos sentados pelas coisas, quem sabe se não conseguimos algo....
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
De certeza que o radar ainda funciona, em Agosto saiu esta notícia no site das Lajes: http://www.lajes.af.mil/news/story.asp?id=123263181

They have several tools to help them do this; the main one being the only Doppler radar in U.S. Air Forces in Europe.

E em Julho (penso eu), vi um video sobre "Weather Forecasting in Lajes" e apareceu imagens do radar num computador. Se alguem tem acesso nas Lajes aos dados do radar, devem estar arquivados num computador e facilmente poderia-se disponibilizar na internet, mas não é da competência da base das Lajes em fazer isso..digo eu..

A minha ideia tb foi de fazer "algum barulho" até que alguem faça alguma coisa, mas como não representamos nenhuma organização/media/etc..é dificil alguem levar a sério.

Mas é um desperdicio aquele radar estar a funcionar e nem o IM nem o público em geral tem acesso aos dados. Que incluam no próximo contrato dos EUA nas Lajes uma forma de disponibilizarem os dados:unsure:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para um radar meteorológico ser instalado nos Açores acho que só mesmo com uma tempestade épica que arrase quase tudo. Até furacões já passaram. A um custo de três milhões por radar, só daqui a largas décadas porventura semelhantes aparelhos deverão ser instalados na sua plenitude. Como não somos ricos devia-se escolher a solução de pobre. Três milhões devem ser suficientes para instalar uma rede de radares portáteis:



A menor potência/definição seria compensada pelo maior número.Radares portáteis com um alcance de 100/150 km seriam suficientes, sendo o maior problema o Grupo Oriental (distância de +-100 km entre S. Maria e S. Miguel).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Gil_Algarvio

Portugal Storms

Cumulus
Registo
7 Out 2014
Mensagens
155
Local
Moita/Palmela
Boa tarde, segundo o IPMA, o radar em Stª Bárbara nos Açores, pertence aos Estados Unidos (NOAA) mas é explorado pelo próprio IPMA.
Está previsto também a contrução de um novo radar para a ilha da Madeira (Pico do Espigão - Porto Santo) ainda sem data definida.
Mas se o da Serra da Freita em Arouca teve anos de atraso (e ainda não são disponibilizados dados ao publico), o da Madeira ainda deverá demorar uns bons anos...:wacko:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
é o pais que temos, primeiro Lisboa o resto são arredores, como se pode construir um radar em Coruche, sem tem ter as ilhas cobertas, já sabendo que são as ilhas que mais são atingidas por fenómenos extremos deve ser para os deputados saberem o que vestir