Radiation shield

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Boas. Antes de mais peço desculpa aos moderadores do forum por ter sido debatido num outro topico o "problema" que tive na leitura de maximas na minha estação. Por esta razão abri este topico com o intuito de me poderem ajudar com conselhos e ideias pois muitas cabeças pensão melhor que uma. Peço apenas uma coisa.....evitem os comentarios do tipo "não compare a sua estação com uma que tem selo de qualidade :)". Tambem sei que existem estações e estações mas tambem sei que com uma boa montagem uma estação menor pode ser tao fiavel quanto uma estação maior.Comprei um RS da Davis Vue para colocar na minha estação. No dia de ontem a temperatura maxima foi ,ao que a mim tambem me parece, bastante elevada. O RS foi montado da seguinte forma
ih3YZYN.png

A primeira pergunta que faço é a seguinte:
O RS esta preso por uma chapa em aluminio e em que as pontas dos parafusos que vinham para a montagem ficam a descoberto. Estes pormenores podem interferir?(aquecimento da chapa e dos parafusos)

A segunda questao que coloco é se mesmo dentro do RS terei que proteger de alguma forma os sensores pois estes estam apenas soldados na ponta do fio e colocados la dentro.
Outra questão é a distancia do RS ao telhado. Deverá ter um metro pois coloquei RS por baixo do anemometro mas posso coloca-lo a cima do anemometro e neste caso ficaria a uns 2 metros distanciado do telhado.
7WtG9pb.png


Outra pergunta é a seguinte, na Davis Vue o RS esta por baixo da unidade exterior não apanhando como tal sol pela parte de cima do RS. Terei neste caso de colocar alguma coisa(um quadrado de plastico ou madeira) por cima do RS?
Não me lembro de mais nada que possa fazer. Aceitam-se então as ideias e sugestões :)
Obrigado
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas colega

Aquilo é que foi um peganço no Seguimento Interior N&C :lol:

Eu tenho impressão que aí o problema é a proximidade ao telhado. Experimenta colocar ao nível ou acima do udómetro/anemómetro&catavento. Coloca-o 180° dos outros instrumentos, em oposição, para evitar perturbação com os mesmos.

Depois vemos como se comporta, mas penso que surtirá algum efeito. O problema é que junto do telhado forma-se uma camada de ar de baixa velocidade que tem tendência a aquecer mais.

O facto dos sensores estarem completamente nus também deve causar alguma interferência. O RS das Davis não são profissionais como o das Vaisala usados pelo IPMA que são escuros por dentro para evitar reflexões dentro do abrigo. E ao teres os sensores a nu, com as reflexões alguns fotões vão chegar ao termístor e causar leituras mais elevadas.

Ainda outra causa pode ser o facto de teres inventado uma extensão neles sem recalibrar os mesmos. Para calibrar precisarias de colocar resistências de calibração (alta precisão) em paralelo com o circuito que fizeste.
Como ambos os sensores (humidade e temperatura) funcionam por variação de resistência, ao colocares uma resistência adicional (extensão de fio) aumentaste a resistência total do sistema, e portanto terás sinal de humidades mais baixas e temperaturas mais elevadas.
Ao colocar resistências de calibração em paralelo vais baixar a resistência total do sistema (oferecer um caminho extra para a corrente) e corrigir a resistência extra do fio que lá está.
Se o comprimento do fio não for assim muito a esta hipótese pode ser negligenciada pois a resistência adicional não será grande de qualquer forma é uma hipótese.


Bons seguimentos meteorológicos
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Boas . Para ja a primeira sugestão chegou :) é o que se quer. em relação ao ter aumentado o fio podia de facto ter interferencias mas ja fui buscar sensores ao telhado e ja desmontei novamente tudo. a temperatura da consola e do sensor exterior estão agora lado a lado e diferem em 0,1 ºC. a humidade é igual. Como tal acho que apesar de fazer sentido o que disse vou descartar essa hipotese. Mas ja que tenho tudo novamente em casa posso fazer um RS ventilado. Tenho um micromotor e helice (usados nos helicopteros telecomandados) que cabe dentro do RS.é isto(pequenino mas potente :) )
fK7dwmZ.jpg

a questão é refrigero o RS ou não? É facil e consigo faze-lo. Ficaria a funcionar com painel solar que tb tenho. Neste caso refrigero 24h (tenho pilhas recargaveis das pequeninas tipo moeda) ou refrigero apenas quando ha sol?
Os sensores estão assim e estavam colocados dentro do RS a meio dos pratos e ao centro
1ASilUO.jpg

deixo como está ou coloco dentro de uma caixa pequenina ventilada que caiba dentro do RS?
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
:lmao: este não trazia selo!selo so mesmo o da encomenda!!!! entre fazer um e comprar este compensou este que fora menos de 20 euros ja com portes. entre porcas e anilhas e varoes e pratos e tintas achei melhor compra um com selo :lol: mas vamos a coisas serias. ventilo isto ou não? ja tenho ferro de solda a funcionar e micromotor ligado ao painel solar juntamente com pilhas recargaveis. so preciso de opinião para saber se ventilo ou não. não vou fazer buracos no RS porque depois ainda vem alguem dizer que é por la que entra a radiação!lol! e no caso dos sensores coloco como estam na foto ou protejo com tipo uma caixinha? va la pessoal que isto fica pronto hoje :)
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
A minha esta ventilada 24/24 horas, mas requer um bom painel, uma boa bateria, um controlador, para uma fan de 8 CMS, claro que e outra coisa em termos de velocidade de dados
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
:lmao: este não trazia selo!selo so mesmo o da encomenda!!!! entre fazer um e comprar este compensou este que fora menos de 20 euros ja com portes. entre porcas e anilhas e varoes e pratos e tintas achei melhor compra um com selo :lol: mas vamos a coisas serias. ventilo isto ou não? ja tenho ferro de solda a funcionar e micromotor ligado ao painel solar juntamente com pilhas recargaveis. so preciso de opinião para saber se ventilo ou não. não vou fazer buracos no RS porque depois ainda vem alguem dizer que é por la que entra a radiação!lol! e no caso dos sensores coloco como estam na foto ou protejo com tipo uma caixinha? va la pessoal que isto fica pronto hoje :)

Agora reparo, estou perto de ti, estou em teixoso....
 
  • Gosto
Reactions: pedro_cvl

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Filipe esta tem que levar mesmo este micro motor. É pequenino mas tem potencia. vai ser colocado no primeiro prato do RS e vai puxar ar debaixo para cima. sensores vão ficar abaixo da helice. É assim ou sensores ficam acima da helice?
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Ja esta. RS ventilado :) (o prato onde esta colado motor é o prato que vai ficar por cima com sol a bater-lhe)
jJdc9sh.jpg

s1CLk9G.jpg

Agora so me falta dizerem que isto é pequeno!!!!A verdade é que o unico que cabe dentro do RS é isto. Gira bem e não bate nos pratos. So me falta saber se protejo sensores ou coloco assim como estam :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
É melhor colocar os sensores a montante do ventilador e é melhor colocá-los protegidos numa caixa e de forma a não levarem com a corrente de ar directamente.
O que eu sugiro é seguir mais ou menos o esquema usado pela Davis ;)

http://www.davisnet.com/news/enews/e_news_archive/2010-12.asp#q3

Neste caso os sensores não levam com o ar pois motor puxa ar no sentido ascendente e não o contrario. Vou ja ver se arranjo algo para proteger sensores.....isso é que não estou a ver o que possa ser :mad:
 

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Bem uma caixa pequena com orificios e que coubesse dentro do RS.....lembrei-me do comando de uns auriculares da nokia. Aquele botao que tem para mudar de canal de radio. desmontado fica assim
IdUgzDO.jpg

Apos colocar sensores fica assim
9WhsDJV.jpg

e fechado fica assim
tPhoMWS.jpg

kOpUY6W.jpg

penso que tem ventilação suficiente nos sensores. Vamos la ver é se agora não ficam demasiado "agasalhados"! :lmao:
Criticas a fazer? há?venham elas. Mais documentado que isto nao podia fazer. se fiz algum erro é bem visivel nas fotos e podem dizer qual foi
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Neste caso os sensores não levam com o ar pois motor puxa ar no sentido ascendente e não o contrario. Vou ja ver se arranjo algo para proteger sensores.....isso é que não estou a ver o que possa ser :mad:

Nesse esquema da Davis o ar também está a ser circulado de baixo para cima, os sensores ficam na zona de baixa pressão. Se não tivessem algo para abrandar o ar, como se vê no esquema aquela peça em corte em forma de losango, o ar iria sofrer uma paragem abrupta sobre os sensores podendo causar erros nos dados, em particular no sensor higrométrico.

Que jeito para as engenhocas :thumbsup:

Acho que essa engenhoca é capaz de dar, convém é ficar com a parte aberta/exposta virada para cima, para a ventoinha, de forma que o ar abrande sobre a parte de trás antes de atingir os sensores ;)
 
  • Gosto
Reactions: pedro_cvl

pedro_cvl

Cumulus
Registo
5 Jan 2011
Mensagens
267
Local
Covilhã,Boidobra 465 m/alt
Ja esta tudo montado e sim caixa ficou com aberturas para cima. Colei a caixa no ultimo prato mas entre o prato e a caixa existe um espaço de uns 0,5mm para desta forma nao ficar em contacto direto. Amanha ja vou montar novamente no telhado e ja vejo os valores :)
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
A importância de um Radiation Shield é induscutível, mas bastou uma reputada marca começar a utilizar nos seus equipamentos, primeiro um Radiation Shield parcialmente ventilado (só durante o dia) e depois numa outra versão, ventilação permanente, para que todos nós quase passassemos a achar imprescindível e até quase uma eresia, que o nosso RS não seja ventilado.
Não pretendo criar qualquer polémica ao redor deste assunto, mas a verdade é que existem estudos que indicam que a ventilação dum RS apenas aumenta a exactidão das leituras em determinadas cirscuntâncias e uma delas é quando a velocidade do vento é muito baixa e a exposição solar do RS é elevada.
Reforço, que não defendo nenhuma posição a favor ou contra a ventilação permanente em escudos de radiação. O que defendo é que antes de aceitar-mos como certos, conceitos ou ideias pela simples razão que são comuns a muita gente, procuremos informação e dados para confrontarmos esses conceitos ou ideias e formar-mos a nossa própria.
Dito isto, vou deixar aqui o link para um trabalho de investigação relacionado com escudos de radiação. São apenas 8 páginas, em letra miúdinha, mas que vale a pena ler.

Low-cost Shielding to Minimize Radiation Errors of Temperature Sensors in the Field

Cumprimentos a todos, e mais uma vez não interpretem mal esta minha intervenção