Rapid Greenland melt alarms scientists

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
A pair of images showed the extent of surface melt on Greenland's ice sheet on July 8 (L) and July 12 (R). Measurements from three satellites showed that on July 8 about 40% of the ice sheet had undergone thawing at or near the surface. In just a few days, the melting had dramatically accelerated and an estimated 97% of the ice sheet surface had thawed by July 12.
The areas in light pink correspond to "probable melt" where at least one satellite showed surface melting. Dark pink areas indicate "melt" as detected by two or three satellites.


http://leanforward.msnbc.msn.com/_news/2012/07/25/12947712-rapid-greenland-melt-alarms-scientists?lite
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Satélites revelam repentino degelo na Gronelândia
De acordo com observações de satélite, a NASA afirma que uma área excecionalmente grande da camada de gelo à superfície da Groenlândia derreteu, durante este mês. Toda a camada de gelo da Groenlândia, que desde o bordo à superfície ao seu centro tem 3km de espessura, terá sofrido algum nível de degelo.

Ainda de acordo com a NASA, a área de degelo passou de 40% da camada de gelo à superfície para 97% em apenas quatro dias, tendo o degelo ocorrido também nos pontos mais altos e frios da Groenlândia.

Embora se assista normalmente ao degelo de cerca de metade da camada superficial de gelo da Groenlândia durante os meses de verão, a velocidade e a escala do degelo deste ano surpreendeu os cientistas, que descrevem este fenómeno como "extraordinário".

Até agora, a mais extensa área de degelo registada por satélites nesta região, nas últimas três décadas, foi de cerca de 55% da área total.

De acordo com registos da estação Summit não ocorria um degelo tão pronunciado, nesta estação do ano, desde 1889.

IM

Assim se acabam os alarmismos de que a Gronelândia só ficou com 4% de gelo no total, algo que tem vindo a ser noticiado pelos media de forma errónea.
 

Dan

Staff
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
9,743
Local
Bragança (675m)
Mais uma história muito mal contada. Os dados avançados pelos investigadores estão correctos, as conclusões dos media é que são disparatadas.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,510
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Terá sido de origem antropológica?

Ciência: Paleontólogo português descobre achados de dinossauro na Gronelândia

Torres Vedras, 26 jul (Lusa) - O paleontólogo português Octávio Mateus, que integra uma equipa internacional que está até 03 de agosto na Gronelândia, anunciou hoje a descoberta de achados de dinossauro com mais de 200 milhões de anos.

Em nota de imprensa enviada a partir da Gronelândia, a equipa internacional coordenada por cientistas dinamarqueses explicou que Octávio Mateus, paleontólogo do Museu da Lourinhã e investigador da Universidade Nova de Lisboa, "descobriu parte de um esqueleto de um 'fitossauro'".

Trata-se de um dinossauro predador, de cinco metros de comprimento, semelhante a um crocodilo, sendo "o primeiro alguma vez descoberto" na Gronelândia.

O paleontólogo português encontrou ainda uma tartaruga fóssil.
Fonte: http://noticias.pt.msn.com/sociedade/ci%C3%AAncia-paleont%C3%B3logo-portugu%C3%AAs-descobre-achados-de-dinossauro-na-gronel%C3%A2ndia

Ora bem ele para ter tido acesso aos fósseis precisava que o gelo fosse embora, e português que é português, desenrasca-se como pode.
Estou só a brincar. :p