Recepção de sinal horário via rádio (DCF-77). O que é feito de?

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Como é sabido algumas estações meteorológicas incorporam um receptor permitindo a sincronização automática precisa do relógio/das horas com um sinal rádio.

No meu caso, e na Europa, a Oregon WMR100 permite optar entre dois serviços/sinais:

MSF-60 (emitido do Reino Unido)
DCF-77 (emitido da Alemanha)

Em teoria têm ambos coberturas idênticas: no limite até cerca de 1500-2000 KM.

Em Portugal nunca consegui levar a estação a sincronizar-se com o MSF-60 mas consegui consistentemente obter o DCF-77 (nunca muito bem, mas a ponto de de quando em vez ser possível a sincronia). Já há vários meses, contudo, deixei de o conseguir fazer (o que me leva a uma de duas conclusões: a) que o sinal mudou ou b) que a capacidade da minha estação o receber se alterou - a terceira hipótese, interferência, está afastada porque o problema é consistente ao longo de meses).

Assim, gostava de saber das vossas experiências: as vossas estações têm conseguido obter sinal? Qual? E em que modelos? Obrigado.

dcf77_timezones.png
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Como é sabido algumas estações meteorológicas incorporam um receptor permitindo a sincronização automática precisa do relógio/das horas com um sinal rádio.

Em Portugal nunca consegui levar a estação a sincronizar-se com o MSF-60 mas consegui consistentemente obter o DCF-77 (nunca muito bem, mas a ponto de de quando em vez ser possível a sincronia). Já há vários meses, contudo, deixei de o conseguir fazer (o que me leva a uma de duas conclusões: a) que o sinal mudou ou b) que a capacidade da minha estação o receber se alterou - a terceira hipótese, interferência, está afastada porque o problema é consistente ao longo de meses).


Olá hvalentim ;)

A estação que possuo (made in France) também inclui esta particularidade, mas após várias tentativas em estabelecer a sincronização (no início) com o sinal que no caso é o emitido da Alemanha, não fui bem sucedido.
Posso estar errado (daí que aceito as devidas correcções se for o caso) mas penso que tal se deve à distância, afinal estamos geograficamente na cauda da Europa e calculo que a distância de 2000 km como exemplo de limite poderá não ser real!
Esta estação possui a opção de acerto manual das horas, data, etc, por isso utilizei-a como solução e funciona optimamente. :thumbsup:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Boas,eu tenho uma estação OREGON BAR 122HG,com essa função do relógio.

Por aqui nunca tive problemas pela captação do sinal para obter as horas via rádio controll,só que,têm sempre uma hora a +.mas isso já se sabe.

Como moro,mais perto,de onde é enviado o sinal,tenho sorte :p.

ALBIMETEO
Esse foi um pormenor que no início também de certo modo me intrigou, mas ao definir as horas na estação juntamente com a data através da opção manual, atrasei 1 hora o que resultou no acerto da hora actual.

Sim, mais próximo da fronteira o sinal poderá ser mais forte! :thumbsup:
 

ALBIMETEO

Furacão
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
20,960
Local
CASTELO BRANCO (382m)
ALBIMETEO
Esse foi um pormenor que no início também de certo modo me intrigou, mas ao definir as horas na estação juntamente com a data através da opção manual, atrasei 1 hora o que resultou no acerto da hora actual.

Sim, mais próximo da fronteira o sinal poderá ser mais forte! :thumbsup:

Esta também têm opção manual,para o ajuste da hora.
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
bom dia pessoal!
Posso vos falar da minha vasta experiencia com sinais radio-controlados...
possuo uma estaçao manhosa de parede,daquelas que tem um sensor externo, e possuo 2 relogios que tambem recebem sinais radio controlados.Sao da casio que usa a tecnologia waveceptor.
Entao é assim:Tanto a estaçao como os relogios,TODOS os dias recebem o sinalzinho.Só nao recebem se tiver a TV ligada.Pode parecer estranho mas é verdade.A melhor altura para receber o sinal é durante a noite qd ha menos interferencias electricas.(vem no manual dos relogios). De dia nem pensem em calibrar automaticamente.A estaçao sincroniza sempre entre a 1h, 1h15, ja os relogios é sempre as 3h03 da manha, eles fazem 5 tentativas desde a meia-noite e depois de hora-a-hora mais uma extra as 6 da manha.Tal como ja disse,se tiver a TV ligada a estaçao nao sincroniza,e os relogios tambem nao.Convem ter os relogios perto de uma janela.A estaçao estana parede por detras da TV e ainda ta longe da janela mas sincroniza perfeitamente.Um abraço!.ps:Vivo em Coimbra.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
A melhor altura para receber o sinal é durante a noite qd ha menos interferencias electricas.(vem no manual dos relogios). De dia nem pensem em calibrar automaticamente.A estaçao sincroniza sempre entre a 1h, 1h15, ja os relogios é sempre as 3h03 da manha, eles fazem 5 tentativas desde a meia-noite e depois de hora-a-hora mais uma extra as 6 da manha.


Nada como experimentar e redefinir estes parâmetros na minha estação na próxima mudança de pilhas (penso que não tardará) e seguir as indicações que deixaste.
Só sei que as tentativas ao início não foram bem sucedidas, quiçá terei sorte da próxima!
Obrigado under. ;)
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Indicações preciosas. Obrigado de facto under. Realmente não tenho experimentado de madrugada (creio que essa função onera bastante as pilhas, a que recorro). Vou no entanto tentar.

Presumo de resto que faz sentido, de noite, com a variação da ionização o sinal rádio tem melhor alcance/qualidade(?).
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
De nada pessoal,por acaso estou curioso em saber se vao ter novidades.Aqui os meus meninos e a estaçao nao falham ( desde que a TV esteja desligada ) :lol:
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Indicações preciosas. Obrigado de facto under. Realmente não tenho experimentado de madrugada (creio que essa função onera bastante as pilhas, a que recorro). Vou no entanto tentar.

Presumo de resto que faz sentido, de noite, com a variação da ionização o sinal rádio tem melhor alcance/qualidade(?).

Penso que é mesmo uma questao de qualidade pq o alcance é sempre o mesmo sendo que de dia ha muitas interferencias electricas no ar.Eu vi-me doido qd comprei os relogios,tambem tentei sincroniza-los de dia,mesmo a um domingo de manha e nao consegui...ate que peguei no manual e la estava tudo explicadinho,desde ai nunca mais tive problemas de sincronizaçao.Quanto a estaçao ela so sincroniza mesmo depois da 1 hora da manha,apesar de poder faze-lo manualmente,nao da para mudar a hora de sincronizaçao,é sempre a partir da 1 da manha e nao falha.
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boa Noite

RECEPÇÃO DE SINAIS DA HORA DE DCF77 RADIOCONTROLADO.

Alguns aparelhos que são vendidos na Europa são ajustados para receber os sinais da hora da estação DCF77 de Mainflingen, Alemanha. Esta estação emite sinais da hora com um relógio atómico que garanta sua exactidão e confiança na informação da data e da hora. A frequência usada pela estação alemã DCF77 é de 77.5kHz. Estas baixas frequências tem um poder enorme de cobrir uma determinada distância. DCF77 emite-se até 50KW e pode atingir uma distância de 2000kM. A vantagem que esta frequência tem na faixa do LF é que as ondas propagam à baixa altura, o comprimento de onda electromagnética segue a curvatura terrestre em vez de seguir uma linha de ar do emissor Esta característica oferece uma recepção forte do sinal estável. Esta propagação é típica das frequências a 30kHz (VLF) onde short distâncias que a propagação ocorre pela onda de superfície ou à terra. Estas frequências penetram na terra e na água, por essa razão e que são usadas para comunicações em submarinos. Estas características da propagação caem com a distância e o aumento da frequência. A frequência de 77.5kHz já combina a propagação pela onda à terra com a ionosferica. Isto significa que a onda salta na ionosfera e retorna até a terra, onde pode saltar e outra vez retorna até a ionosfera da um salto novo. Esta propagação é ideal para grandes distâncias. Tem o defeito de que o sinal perde a estabilidade e varia a sua intensidade (desvanecimento). Este tipo de propagação para o LF obtêm o alcance maior nas horas NOCTURNAS depois que o desaparecimento das camadas ionizadas que estão entre 50 e 100 quilómetros da altura em que a camada de alcança a altura principal (160-240KM). Então o salto que salta na ionosfera é maior, assim a distância máxima e alcançada. Além do tempo solar, a propagação ionosferica é influenciada pela actividade solar. Durante o máximo das camadas solares a actividade e ionizada muito mais e não pode desaparecer completamente durante a noite, causando um " absorción" às baixas frequências que limitam o alcance. Nos dias de muita actividade solar e possível ser obstruído pelas comunicações de HF que limitam-se ao alcance habitual de diversos milhares de centenas do quilómetro de quilómetro. No verão os efeitos da actividade solar na ionosfera do hemisfério norte são aumentados. Há uma melhor propagação no verão por isso o sinal DCF77 chega melhor. As interferências electromagnéticas podem afectar o sinal DCF77 de duas maneiras diferentes:

1. - Uma interferência forte e continua como os Transformadores televisores telemóveis etc. Emitem um ruído que interfere no sinal da estação de sinais DCF77. Este tipo de interferência pode durar segundos como pode durar todo o dia.

2. - Interferências curtas no tempo (pulsos) dos micro segundos. Isto afecta o receptor de modo a produzir erros na descodificação dos dados da hora. Depois da qualidade ser fraca o receptor pode rejeitar os dados recebidos e ignorá-los ou actualizar os dados recebidos erroneamente mostrar dados incorrectos no ecrã da estação DCF77. Outra característica considerada é que normalmente as antenas dos sistema DCF77 dentro dos relogios ou estaçoes metreologicas sao tão fracas que estabelecem dentro dos receptores uma determinada enderabilidade ou seja nao tem potençia de recpção para alguns paises da Europa,geralmente os sinais são bidireccionais. O sentido do receptor N-S ou E-O pode influenciar da maneira notável na intensidade e na qualidade do sinal recebido e das interferências recebidas. Conselho a seguir: - Para determinar quando as condições da propagação são melhores,devem consultar a actividade solarem http://dx.qsl.net/propagation/

Uma maneira fácil de encontrar fontes possíveis de interferências nos relógios DCF77

Para quem tem um rádio de ondas medias Um rádio ajustado de baixa frequência ou seja aquele rádio que tem AM e trabalha na frequência de 520khz que há alguns anos era utilizado para ouvir os relates da bola em onda media podemos fazer o teste pomos o rádio ao lado da estação DCF77 em Portugal podemos sintonizar o rádio na frequência de 965khz vamos ouvir uma rádio portuguesa se entretanto se ouvir com interferências tipo as interferências dos telemóveis na televisão ai esta uma fonte de interferência que pode estar a causar a recepção do sinal DCF77
Este teste nem sempre da certo pois o DCF 77 e recebido em 77 khz e os rádios de onda média recebem em 520khz o ideal era ter um receptor que recebesse dos 30khz ate aos 100khz

O que quer dizer DCF77?

DCF é um código internacional:
"D" de Deutschland
"C" para identificar um transmissor de ondas longas
"F" porque o transmissor está perto de Frankfurt
"77" é a frequência de transmissão

Entre 40 e 80 kHz, existem vários serviços de transmissão de hora legal. Alguns exemplos:

JJY - Japão, em 40 e 60 kHz.
MSF - Anthorn, na Inglaterra, em 60 kHz.
WWVB - No Colorado, Estados Unidos em 60 kHz.
HBG - Em Prangins, Suíça, na frequência de 75 kHz.
DCF77 - Frankfurt, Alemanha, em 77.5 kHz.

Mapa do Alcançe do sinal DCF77 no Mundo
 
  • Gosto
Reactions: Geopower

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Boa Noite

RECEPÇÃO DE SINAIS DA HORA DE DCF77 RADIOCONTROLADO.

Alguns aparelhos que são vendidos na Europa são ajustados para receber os sinais da hora da estação DCF77 de Mainflingen, Alemanha. Esta estação emite sinais da hora com um relógio atómico que garanta sua exactidão e confiança na informação da data e da hora. A frequência usada pela estação alemã DCF77 é de 77.5kHz. Estas baixas frequências tem um poder enorme de cobrir uma determinada distância. DCF77 emite-se até 50KW e pode atingir uma distância de 2000kM. A vantagem que esta frequência tem na faixa do LF é que as ondas propagam à baixa altura, o comprimento de onda electromagnética segue a curvatura terrestre em vez de seguir uma linha de ar do emissor Esta característica oferece uma recepção forte do sinal estável. Esta propagação é típica das frequências a 30kHz (VLF) onde short distâncias que a propagação ocorre pela onda de superfície ou à terra. Estas frequências penetram na terra e na água, por essa razão e que são usadas para comunicações em submarinos. Estas características da propagação caem com a distância e o aumento da frequência. A frequência de 77.5kHz já combina a propagação pela onda à terra com a ionosferica. Isto significa que a onda salta na ionosfera e retorna até a terra, onde pode saltar e outra vez retorna até a ionosfera da um salto novo. Esta propagação é ideal para grandes distâncias. Tem o defeito de que o sinal perde a estabilidade e varia a sua intensidade (desvanecimento). Este tipo de propagação para o LF obtêm o alcance maior nas horas NOCTURNAS depois que o desaparecimento das camadas ionizadas que estão entre 50 e 100 quilómetros da altura em que a camada de alcança a altura principal (160-240KM). Então o salto que salta na ionosfera é maior, assim a distância máxima e alcançada. Além do tempo solar, a propagação ionosferica é influenciada pela actividade solar. Durante o máximo das camadas solares a actividade e ionizada muito mais e não pode desaparecer completamente durante a noite, causando um " absorción" às baixas frequências que limitam o alcance. Nos dias de muita actividade solar e possível ser obstruído pelas comunicações de HF que limitam-se ao alcance habitual de diversos milhares de centenas do quilómetro de quilómetro. No verão os efeitos da actividade solar na ionosfera do hemisfério norte são aumentados. Há uma melhor propagação no verão por isso o sinal DCF77 chega melhor. As interferências electromagnéticas podem afectar o sinal DCF77 de duas maneiras diferentes:

1. - Uma interferência forte e continua como os Transformadores televisores telemóveis etc. Emitem um ruído que interfere no sinal da estação de sinais DCF77. Este tipo de interferência pode durar segundos como pode durar todo o dia.

2. - Interferências curtas no tempo (pulsos) dos micro segundos. Isto afecta o receptor de modo a produzir erros na descodificação dos dados da hora. Depois da qualidade ser fraca o receptor pode rejeitar os dados recebidos e ignorá-los ou actualizar os dados recebidos erroneamente mostrar dados incorrectos no ecrã da estação DCF77. Outra característica considerada é que normalmente as antenas dos sistema DCF77 dentro dos relogios ou estaçoes metreologicas sao tão fracas que estabelecem dentro dos receptores uma determinada enderabilidade ou seja nao tem potençia de recpção para alguns paises da Europa,geralmente os sinais são bidireccionais. O sentido do receptor N-S ou E-O pode influenciar da maneira notável na intensidade e na qualidade do sinal recebido e das interferências recebidas. Conselho a seguir: - Para determinar quando as condições da propagação são melhores,devem consultar a actividade solarem http://dx.qsl.net/propagation/

Uma maneira fácil de encontrar fontes possíveis de interferências nos relógios DCF77

Para quem tem um rádio de ondas medias Um rádio ajustado de baixa frequência ou seja aquele rádio que tem AM e trabalha na frequência de 520khz que há alguns anos era utilizado para ouvir os relates da bola em onda media podemos fazer o teste pomos o rádio ao lado da estação DCF77 em Portugal podemos sintonizar o rádio na frequência de 965khz vamos ouvir uma rádio portuguesa se entretanto se ouvir com interferências tipo as interferências dos telemóveis na televisão ai esta uma fonte de interferência que pode estar a causar a recepção do sinal DCF77
Este teste nem sempre da certo pois o DCF 77 e recebido em 77 khz e os rádios de onda média recebem em 520khz o ideal era ter um receptor que recebesse dos 30khz ate aos 100khz

O que quer dizer DCF77?

DCF é um código internacional:
"D" de Deutschland
"C" para identificar um transmissor de ondas longas
"F" porque o transmissor está perto de Frankfurt
"77" é a frequência de transmissão

Entre 40 e 80 kHz, existem vários serviços de transmissão de hora legal. Alguns exemplos:

JJY - Japão, em 40 e 60 kHz.
MSF - Anthorn, na Inglaterra, em 60 kHz.
WWVB - No Colorado, Estados Unidos em 60 kHz.
HBG - Em Prangins, Suíça, na frequência de 75 kHz.
DCF77 - Frankfurt, Alemanha, em 77.5 kHz.

Mapa do Alcançe do sinal DCF77 no Mundo

Excelente explicaçao,um dos meus relogios é um multiband 6 ou seja recebe de todas as estaçoes mundiais, ( as que colocaste acima e mais uma pq o japao tem 2 estaçoes) ou seja se eu for aos EUA recebo do Colorado,se for ao japao tambem e por ai fora...
ps: correcçao,o meu relogio recebe destas:
Mainflingen (Germany),
Rugby (England),
Fort Collins (Colorado),
Fukushima (Japan),
Fukuoka (Japan)
e 77.5 kHz atomic signal in China.
 

hvalentim

Cirrus
Registo
13 Dez 2007
Mensagens
71
Local
Ch. da Caparica
Este tipo de propagação para o LF obtêm o alcance maior nas horas NOCTURNAS depois que o desaparecimento das camadas ionizadas que estão entre 50 e 100 quilómetros da altura em que a camada de alcança a altura principal (160-240KM). Então o salto que salta na ionosfera é maior, assim a distância máxima e alcançada.

Confirmo que de facto já por duas noites foi possível obter sincronia com o DCF77; a hora exacta (a ser recorrentemente a mesma) ainda não apurei.

Interferências curtas no tempo (pulsos) dos micro segundos. Isto afecta o receptor de modo a produzir erros na descodificação dos dados da hora. Depois da qualidade ser fraca o receptor pode rejeitar os dados recebidos e ignorá-los

Suspeito que é isto que sucede por vezes em horário diurno; a indicação de sinal "pisca" por vezes breves instantes mas sem sucesso.
 

under

Cumulus
Registo
20 Fev 2009
Mensagens
116
Local
coimbra (130 metros)
Meus amigos é como vos digo,eu tenho uma estaçao e 2 relogios radio-controlados e todos sincronizam bem durante a noite.A nao ser que voces vivam entre predios mas de uma forma geral nao devem ter problemas durante a noite.Atençao que ja houve noites em que pelo menos um deles nao sincronizou mas no dia seguinte nao falharam.