Recepção de sinal horário via rádio (DCF-77). O que é feito de?

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
Boa tarde queria dizer vos que eu na minha casa de Lisboa freguesia da ajuda a uma cota de 110 metros ao nível do mar tenho 24h de sinal DCF-77 já noutra casa em Almada a uma cota de 35 metros o sinal só chega a noite noutra casa em Azeitão a uma cota de 100 metros mas tapada para sul devido a Serra da Arribada o sinal DCF-77 chega de manha e a noite durante a tarde não há sinal :( por isso o pessoal que não consegue receber o sinal não se preocupe pois provavelmente e mesmo do local onde vive o ideal era fazer uma antena ou comprar uma ajustada aos 77khz e fazer a adaptação a estação meteorológica,relógios etc instalavam a antena na rua e ai sim já deviam receber bem o sinal dcf-77

Acontece que algumas estações e relógios as antenas internas também não tem grande ganho de recepção POR ISSO ATE PODEMOS TER 2 APARELHOS UM RECEBE BEM O SINAL QUER DIZER QUE A ANTENA TEM UM BOM GANHO OU A ESTAÇÃO OU RELÓGIO PODEM TER UM PRÉ AMPLIFICADOR DE SINAL
A OUTRA NÃO RECEBE BEM O SINAL A ANTENA NÃO TEM GANHO E NÃO DEVE TER PRÉ DE RECEPÇÃO

Podem fazer esta antena e simples para quem perceba um pouco de electrónica depois e só localizar a antena dentro da estação ou relógio no sitio onde esta ligada a antena da estação ligamos uma baixada (cabo) depois e só ligar esta antena ou então podemos tirar a antena dentro da estação fazemos uma baixada que vai ligar a antena a estação e pomos a mesma cá fora isolada para não apanhar chuva e humidade (não aconselhável a quem não perceba de electrónica pois pode danificar o aparelho)
http://www.vaxman.de/projects/dcf_antenna/dcf_antenna.html

Para quem quiser comprar e poder claro, tem aqui antenas e outro material para a recepção do sinal DCF-77
http://www.meinberg.de/english/products/ai01.htm

TESTES E MODIFICAÇÕES PARA DCF-77
http://perso.wanadoo.es/dcf77pictob/radioreloj_comercial.htm
http://perso.wanadoo.es/dcf77pictob/index.html
 


Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Posso acrescentar que possuo alguns relogios da oregon scientific que recebem o sinal de rádio e nunca tive nenhuma dificuldade em o receber em qq ponto da minha casa...

:rolleyes:


Tem de haver alguma vantagem em viver na cidade portuguesa mais próxima do centro da Europa.... :thumbsup:




Quem é que vive na perifería, quem é? :D




Z13
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pessoal ja tem novidades?Tem conseguido sincronizar as vossas estaçoes?

Under, confesso que por estes dias, tal não revelou ser para mim uma prioridade, o que não significa falta de interesse pelo facto da recepção de dados na minha estação ter uma base definida manualmente, ainda que os mesmos se considerem bastante aceitáveis.
Irei ver isso! :D
 

*Dave*

Nimbostratus
Registo
29 Jun 2008
Mensagens
1,912
Local
ASM (Idanha-a-Nova) - Covilhã
Também eu não consegui receber esse sinal, mas hoje quando acordei vi que já estava a receber.

O sinal é fraco, mas já recebe.

IMG_3257.jpg
 

Joebernard

Cirrus
Registo
28 Out 2007
Mensagens
9
Local
Cascais e Santa Maria, Açores
Bem, querem saber a melhor???
Em Cascais, ( 60 Metros de altitude) só consegui uma vez que a estação acertasse o relógio pelo DCF-77.
Na ilha de Santa Maria, onde também tenho uma casa, a 320 metros de altitude, é raro a estação não acertar o relógio.
Estranho, não é?
 

digimago

Cirrus
Registo
19 Ago 2009
Mensagens
11
Local
Ponta Delgada
Bem, querem saber a melhor???
Em Cascais, ( 60 Metros de altitude) só consegui uma vez que a estação acertasse o relógio pelo DCF-77.
Na ilha de Santa Maria, onde também tenho uma casa, a 320 metros de altitude, é raro a estação não acertar o relógio.
Estranho, não é?

Em Ponta Delgada, Ilha de S.Miguel, 75mt de altitude, o sinal DCF -77 é bem recebido, mas julgo que tem a ver mais com campo a descoberto e a propagação do feixe. Aliás quanto menos interfencia fisica houver, melhor será a recepção e isso deve explicar, porque é que de noite se apanha o sinal melhor, e porque as estações situadas em zonas com menos aglomerados populacionais, (interior e Ilhas) apanham o sinal com mais qualidade.
A propósito, acertar um sinal automáticamente a 2000kms de distância, significa que ficamos com um atraso de 5 seg. logo à partida certo? Já pensaram nisso? Isto se a temperatura rodar os 20 Cº.

:)
 

Joebernard

Cirrus
Registo
28 Out 2007
Mensagens
9
Local
Cascais e Santa Maria, Açores
Caro Digimago, tem toda a razão sobre o atraso da recepção do sinal. Mas será assim tanto?
Bom, quando estou em Cascais, acerto a hora do meu computador por
ntp02.oal.ul.pt
e não pelo link que normalmente está no computador. E por Ponta Delgada?
Também a certo pelo CHU Canadá, na frequência de 14,670.
Um abraço do lado de cá, ou seja, de Santa Maria.
 

Puma

Cumulus
Registo
2 Jan 2010
Mensagens
135
Local
Oeiras
Tenho dois relógios com essa tecnologia, da marca Casio, e nunca tive problemas na recepção do sinal.

Situação, igual, com a minha Oregon WMR 200.

Apanho o sinal, em qualquer parte da minha casa.
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Descobri há dias que os sinos da igreja da freguesia onde vivo são acertados através do sinal da Alemanha DCF-77, por acaso nunca me tinha passado pela cabeça como é que acertavam os sinos.