Recetor de imagens de satélite.

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Já imaginarão poder receber imagens de satélite sem acesso á internet, apenas com uma pequena pen de ressecção de radio, uma antena simples e um computador, é perfeitamente possível receber as imagens diretamente dos satélites noaa 15, noaa18 e noaa 19, que perfaz um total de cerca de 6 imagens de satélite por dia, isto porque os satélites noaa emitem sinal em FM na frequência de 137mhz a 138 mhz, ao receber o sinal vem na forma de áudio que contem uma imagem codificada no formato apt (automatic picturs transmition) que é facilmente descodificado por inúmeros programas.
Neste vídeo vou explicar de forma simples todos os passos para receberem as vossas próprias imagens de satélite:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=-II8nXGbof0"]Receber imagens de satélite via radio - YouTube[/ame]
 


godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Não só é possível como é muito acessível a todos os amantes da meteorologia.
Com apenas 30 a 40 euros podemos fazer este projeto.
Esta pen com o sdrsharp não serve só para captar as imagens dos noaa, com ela podemos ainda ouvir todas as comunicações radio que são propagadas desde os 20mgz até aos 1000mhz o que inclui policia, bombeiros, aviões comerciais, aeroportos e repetidores de radio amador.
Mas a finalidade principal é mesmo captar imagens de satélite, digo eu lol lol…
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
ghfghfgh.jpg


Mais uma imagem acabadinha de captar no satélite noaa18 na frequência 137.9142Mhz
Não ficou perfeita, mas é questão de aperfeiçoar a antena.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Já tinha ouvido falar dessa possibilidade, mas o video ilustra muito melhor o processo.
Obrigado pelo trabalho de fazer o video e por partilhar.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Tenho uma pen usb com uma antena de TDT, essa pen serve?
Ja andei a ver se consigo ver a referencia da mesma mas nao estou a encontrar quando coneto ao computador aparece-me esta referencia STK7770P.

Penso que não. A TDT funciona em UHF enquanto que a recepção da tal APT é em VHF (≈137MHz), e o dispositivo USB deve vir bloqueado para apenas sintonizar a banda de TDT. Talvez após uns hacks até pode dar :D


Canais UHF da TDT

# Continente – Canal 56 (750-758 MHz)
# Região Autónoma da Madeira – Canal 54 (734-742 MHz)
# Região Autónoma dos Açores – Canais 47 (678-686 MHz), 48 (686-694 MHz), 49 (694-702 MHz), 55 (742-750 MHz) ou 56 (750-758 MHz), consoante o emissor para o qual a antena exterior é direccionada.

Fonte -> http://tdt.telecom.pt/como/Default.aspx?code=XzX6F5
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Tenho uma pen usb com uma antena de TDT, essa pen serve?
Ja andei a ver se consigo ver a referencia da mesma mas nao estou a encontrar quando coneto ao computador aparece-me esta referencia STK7770P.

Não tenho certeza, mas quase, que a sua pen serve sim.
Mas não perde nada em tentar, instale o programa sdrsharp como eu indico no vídeo e verifique se é capaz de sintonizar as rádios normais como a tsf ou a comercial.
Se for capaz de tal feito está confirmado que também vai receber o sinal do satélite noaa.:)

Passo agora a indicar as frequências mais interessantes:
Rádios oficiais entre os 88 e os 108Mhz.
Comunicações aéreas( ouve-se os pilotos dos aviões comerciais) dos 130 aos 136Mhz
Dos 137 aos 138Mhz podemos captar os noaa 15; 18 e 19.
Radioamador (podem ouvir indivíduos a falar esporadicamente) entre os 144 e os 146 Mhz
E novamente entre os 437 e os 439Mhz.
Espero que se divirtam com esta informação.