Redução de humidade.

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Local
Coimbra
Colegas retirei este post dum fórum on-line e gostava que me soubessem explicar o q se passa:

"Eu tenho um problema com humidade em certas partes da casa, e a origem são as casas de banho. Apesar de terem ventilação, a mesma não é suficiente para evitar que o ambiente fique bastante húmido. Basta um banho não muito quente de 5 minutos, para a casa de banho ficar a parecer um banho turco, e isto tem causado humidade excessiva nos quartos que estão próximos.

O que me faz confusão é o seguinte: pela manhã costumo abrir as janelas, e a humidade baixa drasticamente em menos de meia hora. Por exemplo hoje, no meu quarto estavam 71% de humidade, e meia hora depois de ter aberto a janela, esse valor baixou para 48%.
Mas como isto é possível, se a humidade lá fora, segundo a meteorologia, é de 70%?

É esta parte que não percebo. Ou seja, mesmo quando a humidade lá fora está mais alta do que dentro, basta abrir a janela para a mesma baixar radicalmente dentro de casa.
confused.png
confused.png
confused.png
Como se explica isto?

Já agora, podem apontar soluções para o problema, que não sejam mudar completamente a ventilação do prédio todo? Obrigado."

Será isto possível ou a medição estará errada?

• Gosto
Reactions: algarvio1980

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Local
Loures
Deves ter a casa mais quente que o exterior. A capacidade do ar conter vapor de água é tanto maior quanto mais alto é o valor de temperatura.

Na minha casa da terra, em Tábua, este inverno fui lá 2 vezes e acontecia o oposto, casa mais fria que o exterior e as paredes e os vidros escorriam água no interior. Isto ocorreu sobretudo após alguns dias frios chegar uma massa de ar mais quente e húmida.

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Local
Bragança (675m)
A solução para o excesso de humidade no interior das habitações pode passar por valores de temperatura bem mais altos em casa que no exterior. Mas se no exterior tivermos condições de temperatura e humidade elevada, isso é mais complicado.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
casa mais fria que o exterior e as paredes e os vidros escorriam água no interior. Isto ocorreu sobretudo após alguns dias frios chegar uma massa de ar mais quente e húmida.
:intrigante:Isso é estranho, se a casa e portanto os vidros estavam mais frios que o exterior quente e húmido, a condensação nos vidros devia ocorrer no exterior. Observei isso várias vezes este inverno, especialmente com os vidros exteriores da entrada do prédio, e com os vidros da marquise norte quando entrava uma massa de ar dos sectores quentes. A temperatura na marquise tinha descido na situação anterior até aos 10ºC e no exterior a temperatura e a humidade tinham subido aos 16ºC/85% com a nova massa de ar.

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Local
Cepões de Viseu
Colegas retirei este post dum fórum on-line e gostava que me soubessem explicar o q se passa:

"Eu tenho um problema com humidade em certas partes da casa, e a origem são as casas de banho. Apesar de terem ventilação, a mesma não é suficiente para evitar que o ambiente fique bastante húmido. Basta um banho não muito quente de 5 minutos, para a casa de banho ficar a parecer um banho turco, e isto tem causado humidade excessiva nos quartos que estão próximos.

O que me faz confusão é o seguinte: pela manhã costumo abrir as janelas, e a humidade baixa drasticamente em menos de meia hora. Por exemplo hoje, no meu quarto estavam 71% de humidade, e meia hora depois de ter aberto a janela, esse valor baixou para 48%.
Mas como isto é possível, se a humidade lá fora, segundo a meteorologia, é de 70%?

É esta parte que não percebo. Ou seja, mesmo quando a humidade lá fora está mais alta do que dentro, basta abrir a janela para a mesma baixar radicalmente dentro de casa.
confused.png
confused.png
confused.png
Quem me dera ter esse nível de humidade em casa... é mais do 70% para cima e comnas janelas abertas

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Local
Aveiras de Cima / Gradil (Mafra)
Também tenho graves problemas de humidade em casa. Casa antiga, com mau isolamento e más janelas. Durante o Inverno passado cheguei a ter mais de 90% de humidade em casa, com paredes a escorrer. Este ano e enquanto não posso investir na melhoria da casa tenho apostado em desumidificadores em dias mais sombrios e húmidos e em arejamento sempre que está Sol e tempo mais seco.

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Apesar de habitar um andar intermédio em prédios altos aqui na Póvoa de Santa Iria, há problemas de humidade na junção das empenas dos prédios contíguos.
A insolação é quase inexistente do lado norte e do lado sul escassa de Novembro a Janeiro pela sombra de outros prédios. Um bairro muito mal concebido.
No entanto com um desumidificador de média potência e gestão dos escassos tempos de insolação consegue-se manter a humidade relativa abaixo dos 60% em toda a casa, 55% é a média.