Redução de humidade.

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
374
Local
Coimbra
Colegas retirei este post dum fórum on-line e gostava que me soubessem explicar o q se passa:

"Eu tenho um problema com humidade em certas partes da casa, e a origem são as casas de banho. Apesar de terem ventilação, a mesma não é suficiente para evitar que o ambiente fique bastante húmido. Basta um banho não muito quente de 5 minutos, para a casa de banho ficar a parecer um banho turco, e isto tem causado humidade excessiva nos quartos que estão próximos.

O que me faz confusão é o seguinte: pela manhã costumo abrir as janelas, e a humidade baixa drasticamente em menos de meia hora. Por exemplo hoje, no meu quarto estavam 71% de humidade, e meia hora depois de ter aberto a janela, esse valor baixou para 48%.
Mas como isto é possível, se a humidade lá fora, segundo a meteorologia, é de 70%?

É esta parte que não percebo. Ou seja, mesmo quando a humidade lá fora está mais alta do que dentro, basta abrir a janela para a mesma baixar radicalmente dentro de casa.
confused.png
confused.png
confused.png
Como se explica isto?

Já agora, podem apontar soluções para o problema, que não sejam mudar completamente a ventilação do prédio todo? Obrigado."

Será isto possível ou a medição estará errada?
 
  • Gosto
Reactions: algarvio1980


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,740
Local
Loures
Deves ter a casa mais quente que o exterior. A capacidade do ar conter vapor de água é tanto maior quanto mais alto é o valor de temperatura.

Na minha casa da terra, em Tábua, este inverno fui lá 2 vezes e acontecia o oposto, casa mais fria que o exterior e as paredes e os vidros escorriam água no interior. Isto ocorreu sobretudo após alguns dias frios chegar uma massa de ar mais quente e húmida.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
A solução para o excesso de humidade no interior das habitações pode passar por valores de temperatura bem mais altos em casa que no exterior. Mas se no exterior tivermos condições de temperatura e humidade elevada, isso é mais complicado.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,312
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
casa mais fria que o exterior e as paredes e os vidros escorriam água no interior. Isto ocorreu sobretudo após alguns dias frios chegar uma massa de ar mais quente e húmida.
:intrigante:Isso é estranho, se a casa e portanto os vidros estavam mais frios que o exterior quente e húmido, a condensação nos vidros devia ocorrer no exterior. Observei isso várias vezes este inverno, especialmente com os vidros exteriores da entrada do prédio, e com os vidros da marquise norte quando entrava uma massa de ar dos sectores quentes. A temperatura na marquise tinha descido na situação anterior até aos 10ºC e no exterior a temperatura e a humidade tinham subido aos 16ºC/85% com a nova massa de ar.