Registo de ventos e pluviosidade em Dezembro de 2010

sandra louro

Cirrus
Registo
14 Abr 2011
Mensagens
3
Local
ericeira
Boa tarde

Têm algum registo de indice de pluviosidade e ventos no mês de Dezembro de 2010?

Estou com um problema com a companhia de seguros que diz que só aceita o meu pedido de danos causados na minha habitação, na sequência das fortes chuvadas e ventos que se fzeram sentir na zona do Oeste em Dezembro de 2010 (mais concretamente na Ericeira), se comprovar com com algo credível a existencia de ventos na ordem dos 80 km/h e pluviosidade na ordem dos 40l/h.

Obrigado

Cuprimentos

Sandra Louro
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa tarde
Têm algum registo de indice de pluviosidade e ventos no mês de Dezembro de 2010?
Estou com um problema com a companhia de seguros que diz que só aceita o meu pedido de danos causados na minha habitação, na sequência das fortes chuvadas e ventos que se fzeram sentir na zona do Oeste em Dezembro de 2010 (mais concretamente na Ericeira), se comprovar com com algo credível a existencia de ventos na ordem dos 80 km/h e pluviosidade na ordem dos 40l/h.
Obrigado
Cuprimentos
Sandra Louro


Não sei se é possível arranjar dados, mas já agora, em que dia/horas foi ?
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Evento de precipitação 29 - 31 de Outubro de 2010

Boa tarde

Têm algum registo de indice de pluviosidade e ventos no mês de Dezembro de 2010?

Estou com um problema com a companhia de seguros que diz que só aceita o meu pedido de danos causados na minha habitação, na sequência das fortes chuvadas e ventos que se fzeram sentir na zona do Oeste em Dezembro de 2010 (mais concretamente na Ericeira), se comprovar com com algo credível a existencia de ventos na ordem dos 80 km/h e pluviosidade na ordem dos 40l/h.

Obrigado

Cuprimentos
Sandra Louro



De certeza que não se está a baralhar com o evento de 2009:


http://www.meteo.pt/resources.www/docs_pontuais/ocorrencias2009/RelVentoOeste.pdf

?

No caso de Dezembro de 2009 houveram alguns eventos convectivos...nomeadamente o tornadoem Tomar...na Ericeira tambem houve a passagem de uma celula convectiva muito activa uns dias depois...fora outras ocorrencias de cheias em Torres vedras...

Mas o melhor seria contactar o IM;)
 

sandra louro

Cirrus
Registo
14 Abr 2011
Mensagens
3
Local
ericeira
Re: Evento de precipitação 29 - 31 de Outubro de 2010

Bom dia

Foi mesmo em Dezembro de 2010, na altura do tornado da zona Oeste.

Obrigado

cps

SL

De certeza que não se está a baralhar com o evento de 2009:


http://www.meteo.pt/resources.www/docs_pontuais/ocorrencias2009/RelVentoOeste.pdf

?

No caso de Dezembro de 2009 houveram alguns eventos convectivos...nomeadamente o tornadoem Tomar...na Ericeira tambem houve a passagem de uma celula convectiva muito activa uns dias depois...fora outras ocorrencias de cheias em Torres vedras...

Mas o melhor seria contactar o IM;)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Evento de precipitação 29 - 31 de Outubro de 2010

Bom dia
Foi mesmo em Dezembro de 2010, na altura do tornado da zona Oeste.

Olá

Uma ou duas semanas é uma coisa vaga, neste caso refere-se ao Tornado de 7 Dezembro 2010 em Tomar/Ferreira do Zêzere/Sertã e Carvalhal Formoso ?

E foi nesse dia que teve estragos algures na zona da Ericeira, é isso ?

Se for isso, é interessante e pode ser que tenha qualquer coisa para apresentar à seguradora, porque a supercélula que gerou o(s) Tornado(s) de Tomar (e mais tarde outro na Beira interior) passou efectivamente antes nessa região pelas 13h00, bem com outras.

55632324.jpg





É perfeitamente plausível que possa afinal ter havido estragos anteriores a Tomar, ventos dessa ordem ou superiores são plausíveis mesmo sem Tornado dado o que se passou nesse dia e tendo essas células agressivas passado nessa zona.

Comprovar com dados é que é mais complicado, pois são fenómenos muito localizados e não há instrumentação em todo o lado. A imagem de radar mostra uma estimativa que poderia servir de prova, mas nesse dia o IM esteve limitado por avaria do radar mais próximo, de Coruche, não sei se com o radar de Faro estima bem dada a distância, além de que penso que a precipitação não deve ter sido tanta como aparece estimado, a intensidade deve ser mais à base de saraiva de grande dimensão que ocorreu nesse dia e também provoca estragos.

Sugiro que peça ajuda ao IM, penso que com registos seus (fotográficos por exemplo) dos estragos, e com a comprovação de radar e do tipo de sinóptica que ocorreu nesse dia, marcado por células convectivas muito agressivas, deveria ser fácil provar as coisas junto da seguradora.

Deixo-lhe um relatório do IM desse evento:


O denominado tornado de Tomar teve origem numa célula convectiva embebida numa linha de
instabilidade que se organizou no referido ar quente, ainda sobre o Atlântico, de acordo com as
observações do campo da reflectividade efectuadas pelo radar de Loulé/Cavalos do Caldeirão (L/
CC). Esta estrutura convectiva começou a ser visível em imagens de MAXZ pelas 10:30 UTC,
cerca de 180 km a sudoeste de Lisboa, embora só pelas 12:50 - 13 UTC tenha sido possível,
ainda que com ambiguidade, diagnosticá-la subjectivamente como supercélula (SC); esta
caracterização, dificultada pela distância à estação de radar, foi efectuada com base na
longevidade que estava a exibir e nos elevados valores de reflectividade que apresentava. Pelas
13 UTC a SC iniciou a propagação sobre terra, ligeiramente a norte do Cabo da Roca, tendo
evoluído posteriormente para nordeste

Link:
http://www.meteo.pt/resources.www/docs_pontuais/ocorrencias/2010/rel_tornado_tomar_2010.pdf

E o seguimento do fórum:
http://www.meteopt.com/forum/evento...carvalhal-formoso-7-dezembro-2010-a-5165.html