Relatórios quizenais da seca

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Costumo ler os relatórios quizenais de acompanhamento da seca em http://www.inag.pt/inag2004/port/divulga/actualidades/seca/seca.html

No entanto, tenho ouvido desde ontem nos orgãos de comunicação social dados sobre a seca já em Janeiro e no entanto não vejo o 1º relatório quinzenal da seca ainda publicado em lado nenhum.

Algum de vocês sabe se o último relatório saiu nalgum outro site? Obrigado!
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
A comissão da seca para 2005 já nao existe, ou melhor, existe mas com um grupo muito mais pequeno de pessoas, e penso que já nao vai existir relatorios dessa mesma comissao!!

Quem agora deve fazer o acompanhamento da seca deve ser o IM

http://web.meteo.pt/pt/clima/clim_relatorios.jsp

No entanto amanha talvez saiba mais qualquer coisa sobre isto, e logo te aviso Antonio.
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Muito obrigado!

Por acso já tinha ido ver também a esse site do INMG, mas termina na última quizena de 2005. A mim de facto dava-me bastante jeito, mesmo para o meu trabalho no emprego.
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Olá Antonio!!

Penso que os relatorios da seca vão mesmo deixar de existir...

No site do IM diz que "A seca meteorológica iniciada em 2004 mantém-se em 31 de Janeiro de 2006 no Continente português, afectando 92% do território, com 83% em seca fraca e 9% em seca moderada, os dois níveis inferiores de severidade."

E é apontado o seguinte link : http://web.meteo.pt/pt/clima/clim_evolu_seca.jsp

No final da descrição tem a seguinte frase : " Instituto de Meteorologia continuará a monitorizar a situação no quadro do seu Sistema de Vigilância e Alerta de Secas e informará sempre que se registem anomalias significativas."

Agora não sei se esta informação vai ser actualizada no final de cada mês ou nao!!

Abraço
 
Última edição:

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Muito obrigado por esta informação, não me tinha apercebido que a tinham colocado no site do INMG. Pelo menos já é alguma coisa.

Espero que continuem a dar informações regulares...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
O relatório de mês de Janeiro já está disponivel no INM.
 

Antonio

Cumulus
Registo
21 Out 2005
Mensagens
156
Local
Lisboa
Realmente, não tem cabimento... Quer haja ou não seca é de interesse público o teor de água no solo e o nível médio das albufeiras. Devem estar a querer poupar ums cêntimos em estudos, para depois se queixarem mais tarde de que não há estudos...
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
dj_alex disse:
Que raio de palhaçada...extinguem a comissão da seca...agora já admitem em reactivar a comissão outra vez.. :disgust:

http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF167990

A situação de seca sempre se manteve..porque a sua extinção?? :hmm:


Por este tipo de reacção reactiva vê-se que não têm qq planeamento preventivo... não fazem previsões próprias pq não tem estofo e estão muito dependentes de outros para essas informação.
Penso que na climatologia deverá de existir uma pro-actividade com o intuito de verificar tendências e padrões a longo prazo mas isso nem a contece a curto, curto prazo....

Enfim é uma comissão de xaxa.... :lmao: :lmao:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Mas não é de senso comum saber que as barragens ao niveis que estão, nem que chovesse pelo menos a normal de 61-90, as barragens no geral nunca iriam ter mais de 80% (quem diz 80 diz 70..ou ate menos..)???

Pacienciaaaaaaaaa :angry: :angry:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Pois é Alex mas o que é que nós podemos fazer??

Juntar 30 mil assinaturas e alterar o decreto Lei na assembleia da rep.para a gestão da água deixar de ser feita pela EDP ou para uma alteração de estatutos do IM, para alterar o decreto lei da regulamentação da água..... ;) :angry: