Boa tarde Fomos contactados informalmente pelo IPMA no sentido de tentar cooperar para melhoria de algoritmos de aviso para ocorrência de granizo (através das potencialidades do radar de Arouca). Neste sentido o IPMA pretende utilizar o melhor possível um "catálogo" de relatos in situ de ocorrência de granizo (em particular nas regiões Norte e Centro), para poder cruzar com o produto radar e assim o calibrar. Uma vez que o excelente acompanhamento feito aqui pelo pessoal no fórum permite isso, e para então podermos contribuir nesse sentido, pedia-se aos membros que presenciem ocorrência de granizo, ao relatarem os mesmos, deixarem a informação mais detalhada possível relativamente à localização precisa dessa ocorrência. Não será nada de especial, na verdade o que já fazemos em 90% dos casos, mas se nos restantes 10% que escapa a localização mais pormenorizada se puder dar essa informação extra, melhor ainda! Sendo um produto para o radar de Arouca, este pedido é mais relevante para relatos na sua zona de alcance, mas de qualquer forma, mesmo noutras áreas é sempre bom ter este tipo de relato bem catalogado espacialmente, portanto encoraja-se na mesma! Obrigado pela colaboração,e bom acompanhamento!
Uma questão relativamente aos relatos de granizo: Fazemos os mesmos no seguimento habitual com fotos, videos, e com a informação de localização detalhada e posteriormente transcrevemos o mesmo post para este tópico, de modo a que toda a informação possa ficar junta e de fácil acesso e não tão dispersa pelos tópicos do seguimento?
Eu diria para fazer no seguimento correcto da região claro e se for possível deixar aqui também, fica um catálogo que pode ser interessante mesmo para outros fins além deste. Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
Boa noite @rozzo Sei que é particularmente para o Norte e Centro, mas como não sei se o Radar de Arouca consegue dar imagens de radar na zona onde vivi, posso assegurar a ocorrência de granizo, no Centro de Arronches, na passada segunda-feira às 8.28 h (confirmei por causa de uma sms que enviei). Sei que na sexta-feira passada também houve granizo no centro de Arronches, mas não sei as horas quando ocorreu. Creio que perto das 17 horas: A foto é do facebook de um amigo meu e é das 16.57h do dia 02/03.
Deixo já o primeiro então, sem fotos... Carvalhal de Valinhas, Santo Tirso, 06-03-2018, pelas 16h00. Forte aguaceiro com granizo. Muito derretido, mas definitivamente granizo. Edit: o segundo...
E não esquecer que o próprio IPMA tem uma secção para reportar eventos meteorológicos. Portanto, além de se postar aqui no fórum, penso que também seria uma mais valia enviar a nossa ocorrência para o meteoglobal.
O radar de Arouca já não apanha imagens da nossa região mas mesmo assim deixo o registo da queda de granizo que ocorreu nesse mesmo dia: Arronches, Portalegre. 02-03-2018 entre as 16:50h e 17h.
Estes últimos dias passaram por aqui vários aguaceiros de granizo. O primeiro registo foi feito à beira do estádio do Braga e o resto todos da zona de Real, em Braga. Dia 2 de Março entre as 18h e 18h05: Dia 3 de Março entre a 00h e 00h05: Dia 3 de Março filmado à 00h45: Dia 6 de Março filmado às 10h05: Dia 6 de Março entre as 12h05 e 12h10: https://youtu.be/SClB2J9mMro
Os ecos de precipitação mais fraca, como foi o caso de hoje, não mostra, por isso é que disse que já não abrangia esta zona. Mas pelos vistos, os ecos mais intensos pelo menos no mar à mesma latitude, mostra. Obrigado!
Dificilmente o radar de Arouca chega ao Alto Alentejo, as serras da Estrela, Açor, Lousã etc. estão no caminho limitando o alcance do radar nessa direção (ficam na sombra). Mesmo algumas zonas mais próximas do radar, como a zona de Vimioso em Trás-os-Montes não fica completamente coberta pelo radar, parece haver ali um feixe de alguns graus em que o radar não consegue "ver".
Geralmente os produtos de alta precisão de um radar (como é provavelmente o caso do que estão a testar, e é o caso do Doppler) têm um alcance muito inferior aos produtos de reflectividade e precipitação, na ordem dos 100km (talvez 200 neste caso, não sei), por isso o foco nas regiões do Norte e Centro.