Relatos de granizo - Radar de Arouca

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,485
Local
Alcochete/Lisboa
Boa tarde

Fomos contactados informalmente pelo IPMA no sentido de tentar cooperar para melhoria de algoritmos de aviso para ocorrência de granizo (através das potencialidades do radar de Arouca).

Neste sentido o IPMA pretende utilizar o melhor possível um "catálogo" de relatos in situ de ocorrência de granizo (em particular nas regiões Norte e Centro), para poder cruzar com o produto radar e assim o calibrar.

Uma vez que o excelente acompanhamento feito aqui pelo pessoal no fórum permite isso, e para então podermos contribuir nesse sentido, pedia-se aos membros que presenciem ocorrência de granizo, ao relatarem os mesmos, deixarem a informação mais detalhada possível relativamente à localização precisa dessa ocorrência.
Não será nada de especial, na verdade o que já fazemos em 90% dos casos, mas se nos restantes 10% que escapa a localização mais pormenorizada se puder dar essa informação extra, melhor ainda!

Sendo um produto para o radar de Arouca, este pedido é mais relevante para relatos na sua zona de alcance, mas de qualquer forma, mesmo noutras áreas é sempre bom ter este tipo de relato bem catalogado espacialmente, portanto encoraja-se na mesma! :)

Obrigado pela colaboração,e bom acompanhamento!
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Uma questão relativamente aos relatos de granizo:

Fazemos os mesmos no seguimento habitual com fotos, videos, e com a informação de localização detalhada e posteriormente transcrevemos o mesmo post para este tópico, de modo a que toda a informação possa ficar junta e de fácil acesso e não tão dispersa pelos tópicos do seguimento?
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,615
Local
Portalegre
Neste sentido o IPMA pretende utilizar o melhor possível um "catálogo" de relatos in situ de ocorrência de granizo (em particular nas regiões Norte e Centro),

Boa noite @rozzo
Sei que é particularmente para o Norte e Centro, mas como não sei se o Radar de Arouca consegue dar imagens de radar na zona onde vivi, posso assegurar a ocorrência de granizo, no Centro de Arronches, na passada segunda-feira às 8.28 h (confirmei por causa de uma sms que enviei). Sei que na sexta-feira passada também houve granizo no centro de Arronches, mas não sei as horas quando ocorreu. Creio que perto das 17 horas:
28468321_2090919324266462_2834641741309842387_n.jpg

A foto é do facebook de um amigo meu e é das 16.57h do dia 02/03.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Boa noite @rozzo
Sei que é particularmente para o Norte e Centro, mas como não sei se o Radar de Arouca consegue dar imagens de radar na zona onde vivi, posso assegurar a ocorrência de granizo, no Centro de Arronches, na passada segunda-feira às 8.28 h (confirmei por causa de uma sms que enviei). Sei que na sexta-feira passada também houve granizo no centro de Arronches, mas não sei as horas quando ocorreu. Creio que perto das 17 horas:
28468321_2090919324266462_2834641741309842387_n.jpg

A foto é do facebook de um amigo meu e é das 16.57h do dia 02/03.
O radar de Arouca já não apanha imagens da nossa região mas mesmo assim deixo o registo da queda de granizo que ocorreu nesse mesmo dia:
dvjnyQ4.jpg


Arronches, Portalegre. 02-03-2018 entre as 16:50h e 17h.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,372
Local
Ferreiros, Braga 160m
Estes últimos dias passaram por aqui vários aguaceiros de granizo.
O primeiro registo foi feito à beira do estádio do Braga e o resto todos da zona de Real, em Braga.

Dia 2 de Março entre as 18h e 18h05:



Dia 3 de Março entre a 00h e 00h05:

WB2hnmF.jpg

IGJqbyB.jpg

wzVqcWp.jpg

Ol4zC7I.jpg

rvS8xVs.jpg

CNch24t.jpg





Dia 3 de Março filmado à 00h45:




Dia 6 de Março filmado às 10h05:




Dia 6 de Março entre as 12h05 e 12h10:

PqGkLSr.jpg

dKwSrCT.jpg

PsIuCt4.jpg

e7Grdbj.jpg

FnMk4vM.jpg

Kl874Ol.jpg





https://youtu.be/SClB2J9mMro
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,398
Local
Arronches / Lisboa
Companheiro, parece-me que o radar de Arouca ainda chega aÍ???

i-jtZXbQT-M.jpg
Os ecos de precipitação mais fraca, como foi o caso de hoje, não mostra, por isso é que disse que já não abrangia esta zona. Mas pelos vistos, os ecos mais intensos pelo menos no mar à mesma latitude, mostra.
Obrigado! :)
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Companheiro, parece-me que o radar de Arouca ainda chega aÍ???

i-jtZXbQT-M.jpg

Dificilmente o radar de Arouca chega ao Alto Alentejo, as serras da Estrela, Açor, Lousã etc. estão no caminho limitando o alcance do radar nessa direção (ficam na sombra). Mesmo algumas zonas mais próximas do radar, como a zona de Vimioso em Trás-os-Montes não fica completamente coberta pelo radar, parece haver ali um feixe de alguns graus em que o radar não consegue "ver".
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,653
Local
Portalegre (400m)
Geralmente os produtos de alta precisão de um radar (como é provavelmente o caso do que estão a testar, e é o caso do Doppler) têm um alcance muito inferior aos produtos de reflectividade e precipitação, na ordem dos 100km (talvez 200 neste caso, não sei), por isso o foco nas regiões do Norte e Centro.