Resumo do Mês - Dezembro 2015



guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
No meu local de seguimento:

1.Temperatura:

Início do mês muito quente, com temperatura a ultrapassar os 20ºC. Temperatura continuou acima da média até meados do mês. Com a chegada do Inverno houve uma descida gradual da temperatura, mas foi sol de pouca dura, temperatura voltou aos 17ºC até ao fim do ano. De salientar a máxima do mês de 22,1ºC e a mínima de 6,2ºC, até Novembro teve mais baixa!

b2JTkFb.png


2. Precipitação:

Primeira quinzena muito seca, só se viu chuva no dia 13 e a partir daí só os dias de nevoeiro acumulavam alguma coisa. Com a chegada do Inverno chegaram bastantes sistemas frontais o que fizeram disparar o acumulado mensal para valores mais próximos da média. Pela linha de tendência nota-se um aumento gradual da precipitação.

7pHmOxV.png


3. Vento:

Primeiros dias do mês pouco ventosos, depois a meio do mês passou a moderado e no final chega a forte, com a rajada de 61 km/h.

W4LrjhC.png
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Deixo aqui o resumo do mês de Dezembro, relativo às estações do Wunderground no Litoral Norte:
IiUZVpr.png


E também distribuição em Mapa
kOZ31A3.jpg


Continua a haver falta de estações com registo precipitação na linha costeira entre o Porto e Viana, assim como nas zonas montanhosas da Peneda-Gêres e também a sul do Douro em toda zona envolvente ao Maciço da Gralheira.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Apesar de ter posto na monitorização do clima, acho que estes quadros também devem ficar aqui. Precipitação nos três territórios do país.

3SYypjR.gif


LLo9SXk.gif


CBsy195.gif
Wow, brutais os valores dos Açores, não tinha a percepção que lá chove assim tanto, só a estação de S.Miguel , Monte Escuro acumulou mais este mês do que no meu local o ano todo!